Você sabia que o Brasil é o 5º país em incidência de Diabetes Mellitus no mundo? De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional. A crescente prevalência de diabetes é impulsionada por uma complexa interação de fatores socioeconômicos, demográficos, ambientais e genéticos. O aumento contínuo se deve, em grande parte, ao aumento do diabetes tipo 2 e dos fatores de risco relacionados, que incluem níveis crescentes de obesidade, dietas não saudáveis e falta de atividade física.
Dessa forma você como um futuro profissional da saúde deve estar atento aos fatores de risco, assim como entender o processo da doença e ajudar a população prevenir tal doença e promover qualidade de vida para os pacientes que já apresentam o diagnóstico de diabetes.
No livro da disciplina é abordado sobre o estado de saúde e de doença, os mecanismos que o organismo usa para manter ou não a homeostase e como o tecido age frente a uma agressão que desencadeia um processo inflamatório que posteriormente repara ou regenera, porém também entendemos os fatores que interferem nesse processo como o diabetes, o envelhecimento entre outros (MOHAN, 2010).
Etapa 01
Com base nos estudos sobre inflamação, reparo e remodelação tecidual leia o caso clínico a seguir, para complemento da atividade:
Paciente de 57 anos, sexo masculino, histórico de diabetes mellitus do tipo 2, procurou o setor de reabilitação com queixa articular em punho direito, sua atividade laboral exige que o mesmo permaneça no computador digitando em média de cinco horas por dia, além dessa queixa foi observado uma ferida aberta em maléolo esquerdo e como profissional da saúde você questionou sobre essa ferida e os cuidados que o paciente está tomando quanto a sua doença de base que é o diabetes mellitus e também com os cuidados dessa ferida.
Etapa 02
Baseado nessa situação clínica realize as atividades a seguir:
A - O paciente com diabetes do tipo 2 apresenta uma dificuldade em reparar o tecido após uma injuria. Explique porque isso acontece com esses pacientes.
B - ELABORE um esquema de diagrama diferenciando a inflamação aguda da crônica incluindo nesse esquema: fatores de risco e as principais características de cada uma dessas inflamações.
C - O Diabetes Mellitus é uma doença sistêmica que torna o paciente mais sujeito mais vulnerável a infecções, portanto podemos encontrar ulceras principalmente nos pés diabético. DEFINA o que são ulceras.
Orientações para desenvolver sua atividade MAPA:
- 1. Leia o livro da disciplina.
- 2. Assista às aulas conceituais.
- 3. Assista ao video de orientações para a realização da atividade. Link de acesso: https://youtu.be/hoVBlhDYBfU (copiar e colar no navegador de internet).
- 4. Baixe o "Modelo de entrega do MAPA", disponível no ambiente Studeo, na pasta “Material da Disciplina”, e preencha corretamente todos os campos solicitados.
- Anexe seu modelo de entrega do MAPA respondido no espaço especifico da atividade MAPA.
- 6. Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação.
- 7. Evite plagio de informações, lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros academicos, sem devidas referencias, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referencias, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
*Essa atividade faz parte da composição de notas da disciplina. Sua realização é muito importante.
Bom trabalho!