MAPA - PSICO - PENSAMENTO CLÍNICO E POSTURA TERAPÊUTICA - 53_2024
Passar o dia pensando, consumindo ou fazendo algo que você adora ou que te intriga imensamente: Uma maravilha, não é mesmo? A não ser, é claro, que você tenha outros compromissos como estudar, trabalhar e pagar contas. Por essas e outras, muitos autistas temem quando percebem que um novo hiperfoco está chegando, pois sabem que ele certamente irá exigir muita atenção e empenho.
Conseguir gerenciar uma rotina nem sempre é simples e um hiperfoco pode fazer essa tarefa ficar ainda mais difícil, fazendo com que pessoas autistas busquem formas de inibir ou limitar seus interesses. (Aqui fica a importância de um acompanhamento profissional para auxiliar corretamente nesse e outros pontos relacionados aos interesses restritos, típicos do autismo)
Fonte: INSTAGRAM. Lucas Pontes: lucas_atipico. Autistas e o medo de um novo hiperfoco. 2024. Disponível em: https://www.instagram.com/p/C7KvYfIJnYI/?igsh=NGN5ZXprZGY1ejVx. Acesso em: 28 jun. 2024.
Para essa atividade, imagine que você tem um instagram profissional, com objetivo de publicar conteúdos relevantes para a área da psicopedagogia, que relacione a teoria e a prática de maneira responsável, e que fale sobre temas atuais desta área do saber. Sendo assim, você irá elaborar um mapa conceitual (mapa mental) e um texto explicando os conceitos abordados sobre o tema hiperfoco e o processo de ensino-aprendizagem;
Em seu mapa conceitual, deverá conter:
1. Descrição do que é o hiperfoco, e suas características.
Você pode elaborar o mapa conceitual de forma online, em aplicativos como Mentimeter, Canva, Powerpoint etc.; ou de forma manual, desenhando em uma folha A4. A foto do mapa mental deverá ser inserida no formulário padrão da disciplina.
Você deverá elaborar o seu texto em até 30 linhas abordando os seguintes tópicos:
1.Vantagens e desvantagens do hiperfoco no processo de ensino-aprendizagem. Ao menos uma vantagem e ao menos uma desvantagem.
2.Cite e explique ao menos uma estratégia de como utilizar do hiperfoco para tornar motivador o processo de aprendizagem do aluno.
Você pode procurar fontes confiáveis que abordem o tema apresentado, vídeos confiáveis sobre a temática, bem como seguir as seguintes indicações:
Texto: Hiperfoco como caminho para o aprendizado e inclusão de alunos com autismo, disponível em: https://periodicos.ufes.br/semap/article/view/42478
Vídeo 1: O que é o HIPERFOCO NO AUTISMO e quais são suas VANTAGENS E DESVANTAGENS, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rrZll_C7EZo&t=308s [LAB1]
Vídeo 2: 2 tratamentos para o hiperfoco no Autismo, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-Z0XxF2yOL4&t=792s
A relação com a rede social instagram é apenas para exemplificar a elaboração da atividade, a postagem na rede social não faz parte desta atividade.
ORIENTAÇÕES:
* Faça o download do FORMULÁRIO PADRÃO (localizado no ícone MATERIAL DA DISCIPLINA em seu Studeo), realize a atividade neste arquivo e, em seguida, faça o envio.
* O arquivo pode ser enviado uma única vez, portanto, certifique-se de que ele está finalizado antes de enviar. Após a finalização não é possível fazer alterações e/ou substituição do arquivo.
* Formatação: letra Times New Roman ou Arial - tamanho de letra 12 - espaçamento entre linhas 1,5 - alinhamento justificado e demais Normas da ABNT.
* Acesse a Sala do Café, lá foram disponibilizadas informações detalhadas para realização desta atividade, entre elas, um vídeo da professora com orientações de como realizar o Mapa.
* Se houver dúvidas, escreva uma mensagem no fórum tira-dúvidas do Mapa.