• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

UNICESUMAR – MARINGÁ LICENCIATURA EM NOME DO SEU CURSO COLOQUE AQUI SEU NOME COMPLETO

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

UNICESUMAR – MARINGÁ

LICENCIATURA EM NOME DO SEU CURSO

COLOQUE AQUI SEU NOME COMPLETO

 

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO:

CONCEPÇÃO E ORGANIZAÇÃO

 

Relatório apresentado ao Curso de Licenciatura em Nome do seu curso da UNICESUMAR -  Maringá, como requisito parcial para a obtenção da nota na disciplina Estágio Supervisionado: Concepção e Organização.

 

COLOQUE AQUI A CIDADE/POLO E ESTADO ONDE VOCÊ RESIDE

ANO

1.INTRODUÇÃO

Trata-se de um texto expositivo que situará o leitor no contexto do trabalho, assim, deve apresentar o tema ou assunto, bem como os objetivos do mesmo.  Em nosso caso, o trabalho trata-se de um relatório de estágio, cujo tema é o próprio estágio, o PPP e a ação dos professores nesse universo. Além disso, esse item (Introdução) deve apresentar a organização do trabalho, ou seja, as partes que o compõem (na primeira seção trataremos da função social da escola, na segunda seção trataremos sobre... e assim por diante).

Seu texto deverá ter, até uma lauda (página). Deve, ainda, ser digitado em fonte Arial 12, na cor preta, espaçamento de 1,5 entre linhas, recuo de parágrafo de 1,25 cm na primeira linha. Sugerimos que esse relatório contenha até 7 laudas, todas as orientações em vermelho devem ser apagadas.

Sugestão para o início da Introdução

O presente relatório de atividades da disciplina de Estágio Supervisionado: Concepção e Organização tem o intuito de relatar sobre a importância da realização dos estágios supervisionados para os acadêmicos dos cursos de licenciaturas. Nesta primeira disciplina, o objetivo principal é propiciar um contato inicial com a escola campo de estágio, levando os acadêmicos a refletirem sobre a necessidade e relevância do Projeto Político-Pedagógico como documento norteador das instituições de ensino, bem como possibilitar a troca de experiências com os membros da equipe diretiva das mesmas.

Para tanto, foram desenvolvidas as seguintes atividades...(continue sua introdução).

 

  1. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

 

Instituição de ensino: (nome completo da escola)

Endereço:                                           nº:                     Bairro:

Cidade:                                           estado:

Fone:

E-mail: 

Representada por: Cargo/Função:

  1. CHECKLIST

Para auxiliá-lo no processo de realização do estágio foi disponibilizado o CHECKLIST que é um roteiro para direcioná-lo e conduzi-lo neste estágio. Após preencher atentamente o checklist com as informações referentes à escola campo de estágio, registre neste espaço as informações identificadas.

Conforme as orientações disponibilizadas em seu ambiente, utilize o CHECKLIST disponibilizado em seu STUDEO, na pasta da disciplina. Lembre-se de que a foto que registrou na escola campo de estágio será inserida no apêndice. 

Lembre-se de retirar as partes em vermelho.

PARTE I -  Estrutural e pedagógico
1. A escola oferece: (  ) Ensino Fundamental II 

(  ) Ensino Médio

(  ) Ensino Técnico

(  ) EJA

2. A escola é pública: (  ) Sim

(  ) Não

3. Turno das aulas: (  ) Matutino

(  ) Vespertino

(  ) Noturno

4. Número alunos matriculados na escola:
PARTE II – Estrutural e pedagógico
5. Funções do coordenador pedagógico:
6. Quantidade de professores que ministram aula na escola?
7. No corpo docente indique o número de professores que possuem: (     ) doutorado

(     ) mestrado

(     ) especialista

8. Ao conhecer a sala dos professores, insira entre os parênteses o número correspondente a quantidade de: (    ) professores presentes na sala.

(    ) computadores disponíveis.

(    ) recursos didáticos. Quais?

9. A escola escolheu algum livro didático para as aulas da sua disciplina de formação? ( ) Não.

() Sim. Qual é o nome dos autores, livro, editora e ano?

10. Descrição da sala de aula: (    ) quantidade de alunos por sala

(    ) quadro branco

(    ) lousa 

(    ) disponibilidade de giz

(    ) caneta atômica

(    ) Datashow

(    ) Internet

11. Os recursos didáticos de modo geral são: (    ) novos

( ) usados, mas em bom estado de conservação

(    ) usados e com marcas do tempo

12. Os alunos possuem acesso à computadores com Internet: (  ) Não.

(  ) Sim. Como é o procedimento para o acesso aos computadores?

13. A escola possui uma biblioteca? (  ) Não.

(  ) Sim.

Como é a utilização da biblioteca pelos professores e alunos?

15. Como ocorre a formação continuada dos professores?
16. Existe uma sala de apoio psicopedagógico aos alunos? Como é realizado o atendimento?
17. A escola possui alguma prática inovadora?
18. Acrescente informações que considerar relevante sobre a escola.
  1. A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA

Neste tópico, você deverá considerar que a escola precisa estar comprometida com a formação de seus alunos em sentido mais amplo, não considerando apenas o aprendizado dos conteúdos de disciplinas específicas, mas a educação para a vida em sociedade.

A tentativa de refletir sobre a função social da escola é no sentido de buscar entender os desafios e possibilidades de superar os entraves que permanecem e parecem gerar, a cada dia, mais distanciamento na formação do aluno e do papel social que o mesmo irá desempenhar futuramente. 

É importante pontuar que dentre as funções sociais da escola deve-se abranger a formação da capacidade crítica de seus alunos, no intuito de que eles possam estar preparados para lidar com sua realidade social, a qual se apresenta para além dos muros da escola. É na reflexão-ação-reflexão que cada ato educativo, seja em espaço formal ou não formal, obterá êxito na construção de verdadeiros cidadãos, comprometidos e éticos.

Esse tópico deverá pautar-se em fundamentação teórica, tanto através de citações e referências, quanto por meio das discussões apresentadas em nossas aulas. 

Esse texto deverá conter, no máximo, uma lauda (página) e ser digitado em fonte Arial 12, cor preta, espaçamento de 1,5 entre linhas, recuo de parágrafo de 1,25 cm na primeira linha.

 

5.PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: CONCEITOS E SIGNIFICADOS

 

Neste tópico, você deverá discorrer sobre os seguintes tópicos: Por que esse documento é político e pedagógico ao mesmo tempo? Qual a importância do PPP para as instituições escolares? De que forma você, professor, deverá contribuir para a elaboração de um PPP em seu exercício profissional? Para auxiliá-lo, disponibilizamos, no material extra, uma sequência de artigos científicos e periódicos para consulta e fundamentação teórica.

Esse tópico deverá pautar-se em fundamentação teórica, tanto através de citações e referências, quanto por meio das discussões apresentadas em nossas aulas. 

Esse texto deverá conter, no máximo, uma lauda (página) e ser digitado em fonte Arial 12, cor preta, espaçamento de 1,5 entre linhas, recuo de parágrafo de 1,25 cm na primeira linha.

5.1 ESTUDO TEÓRICO/PRÁTICO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

 

Você deverá inserir aqui a análise do Projeto Político-Pedagógico realizada na escola campo de estágio, sobretudo os itens que abordam os seguintes marcos: SITUACIONAL, CONCEITUAL e OPERACIONAL. 

- MARCO SITUACIONAL: Nesta análise, você deverá identificar a escola onde foi feita a análise do PPP, considerando:
∙ Nome;
∙ Localização;
∙ Entidade mantenedora (pública ou privada);
∙ Objetivos gerais da escola;
∙ Contextualização da escola no mundo/país/estado/município;
∙ Oferta de cursos e turnos (ensino fundamental, médio, etc.);
∙ Clientela atendida (classes sociais).

 

- MARCO CONCEITUAL: Nesta análise, você deverá descrever:
∙ A concepção de mundo, de homem, de escola, de educação e de cidadão que se
quer formar nesta instituição de ensino.

 

- MARCO OPERACIONAL: Nesta análise, você deverá explicitar:
∙ A concepção de ensino/aprendizagem;

∙ A Proposta Pedagógica que dá suporte à ação docente e ao ensino-aprendizagem;
∙ As ações de Planejamento;

∙ A Interdisciplinaridade e os Projetos de ensino;

∙ A Avaliação.
          OBS: Observe se o PPP é rediscutido e/ou atualizado e com qual frequência. Caso ocorram inovações e/ou alterações, verifique de que modo estas informações são comunicadas. Observem também se consta no PPP, alguns eventos como: feira de ciências, projetos interdisciplinares, viagem de estudos, jogos estudantis, entre outras atividades multidisciplinares que favoreçam o desenvolvimento cognitivo e psicomotor dos alunos. A análise NÃO deverá ser feita com base apenas na inserção de trechos do PPP. Você deverá se posicionar diante do que está inserido no documento, lembrando sempre que ao inserir algum trecho do PPP, deverá fazê-lo em forma de citação e incluir essa fonte ao final do trabalho no item Referências.

Esse texto deverá conter, no máximo, duas laudas (páginas) e ser digitado em fonte Arial 12, cor preta, espaçamento de 1,5 entre linhas, recuo de parágrafo de 1,25 cm na primeira linha.

 

  1. Seminário de Estágio

 

Este é o espaço para contextualizar sobre o SEMINÁRIO DE ESTÁGIO, que acontecerá neste módulo, conforme data estipulada em calendário da disciplina. Para garantir a efetividade e aproveitamento neste tópico, é primordial que você assista à aula e discorra sobre a importância do Seminário dentro da disciplina de Estágio Supervisionado. (Confira os comunicados e convites de seu professor mediador sobre este Seminário).

Atente-se ao tema de discussão feita pelo corpo docente e discente durante esta aula de Seminário e pautados nesse debate pontue os pontos de maior relevância para a sua formação docente, bem como suas contribuições sobre o tema proposto.

Seu texto deverá ter, até uma (lauda) página. Deve, ainda, ser digitado em fonte Arial 12, espaçamento de 1,5 entre linhas, recuo de parágrafo de 1,25 cm.

7.Considerações finais

 

Em linhas gerais, o conteúdo da conclusão é composto pela ideia central do trabalho e dos pontos relevantes apresentados. Este tópico permite que você exponha suas percepções em relação ao que foi estudado, discutido e vivenciado no decorrer da disciplina de estágio, por exemplo, na análise do PPP. Tudo isso precisa ser descrito de uma maneira formal e com argumentos sólidos que justifiquem esse ou aquele posicionamento, pois textos de base científica, como nosso relatório, não podem pautar-se no “achismo”. 

Seu texto deverá ter, em média, uma lauda (página). Deve, ainda, ser digitado em fonte Arial 12, espaçamento de 1,5 entre linhas, recuo de parágrafo de 1,25 cm na primeira linha.

Lembre-se de retirar as partes em vermelho, pois elas são apenas explicações de como seu relatório deve ser produzido. 

 

Sugestão para o início das Considerações Finais

A realização deste relatório, como requisito final para a conclusão da disciplina de Estágio Supervisionado: Concepção e Organização, caracterizou-se de suma importância, visto que ao compreender o papel que o Projeto Político-Pedagógico desempenha nas instituições de ensino e como o professor pode contribuir em sua constituição, nos possibilita atuarmos como agentes transformadores da realidade.

Neste sentido...(continue suas considerações finais).

REFERÊNCIAS

Você deve inserir aqui todas as referências que utilizou no decorrer deste Relatório, inclusive do PPP da escola, mas antes, verifique no Material da disciplina, os arquivos sobre “Referências e Citações” para adequar as referências às normas da ABNT. Exemplos de referência:

CANDAU, Maria Vera. Oficinas pedagógicas de direitos humanos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

 

ESCOLA ESTADUAL CECÍLIA MEIRELLES. Projeto Político Pedagógico. Maringá, PR, 2020. 

 

GALUCH, M. T. B; SFORNI, M. S. F. Interfaces entre políticas educacionais, prática pedagógica e formação humana. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.6, n.1, p. 55-66, jan-jun. 2011.Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1862/1999>. Acesso em: 13 jul. 2019.

 

APÊNDICE (OPCIONAL - insira fotos que evidenciem o estágio, como uma foto sua no ambiente da escola campo de estágio).

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Com base na situação hipotética, imagine que na data de vencimento do Contrato de Opção, a ação da Petrobrás esteja sendo negociada no mercado à vista por R$ 32,00 (trinta e dois reais). Dessa forma, respondas os seguintes questionamentos:   Rafaela é Lançadora ou Titular de uma Call ou uma Put? Justifique a sua reposta. Qual será o lucro ou prejuízo caso Rafaela não exerça a opção na data de vencimento? Qual será o lucro ou prejuízo caso Rafaela exerça a opção na data de vencimento e compre as ações no mercado à vista (por R$ 32,00) para as entregar? Explique se Rafaela deverá ou não exercer a opção na data de vencimento.
30/04/2024
Integrare Academy

Com base na situação hipotética, imagine que na data de vencimento do Contrato de Opção, a ação da Petrobrás esteja sendo negociada no mercado à vista por R$ 32,00 (trinta e dois reais). Dessa forma, respondas os seguintes questionamentos:   Rafaela é Lançadora ou Titular de uma Call ou uma Put? Justifique a sua reposta. […]

“A indústria da construção civil agrega diversas atividades que têm como objetivo a transformação do ambiente natural com vistas ao aprimoramento da qualidade de vida do ser humano. Apesar das grandes contribuições à economia do país, há um índice lamentável que está presente nesse setor: o elevado número de acidentes e doenças do trabalho decorrentes das atividades da construção.
19/07/2024
Integrare Academy

    “A indústria da construção civil agrega diversas atividades que têm como objetivo a transformação do ambiente natural com vistas ao aprimoramento da qualidade de vida do ser humano. Apesar das grandes contribuições à economia do país, há um índice lamentável que está presente nesse setor: o elevado número de acidentes e doenças do […]

Para isso, você deve: ETAPA 1: 1- Modelar o eixo mecânico do desenho abaixo no SolidWorks. Informações importantes: – Material: AISI 1020. Fonte: o autor.
19/07/2024
Integrare Academy

Para isso, você deve: ETAPA 1: 1- Modelar o eixo mecânico do desenho abaixo no SolidWorks. Informações importantes: – Material: AISI 1020. Fonte: o autor. ETAPA 2: 2- Com a peça modelada, faça um estudo de vida útil (fadiga) utilizando o software Solidworks e apresente qual será o número de ciclos máximo (estimado pelo Software) […]

Orientações importantes: Ao redigir sua resposta, atente-se à correção ortográfica e à concordância verbal. Assista ao vídeo explicativo gravado pelo professor, disponível no "Material da Disciplina". Não finalize a sua atividade antes de conferir se atendeu ao que é solicitado. Sua resposta deve ser inserida no quadro (caixa de resposta) disponível no campo da Atividade de Estudo 1 (não é permitido anexar formulário). Qualquer dúvida, entre em contato com o seu professor mediador via Studeo.
04/06/2024
Integrare Academy

Orientações importantes: Ao redigir sua resposta, atente-se à correção ortográfica e à concordância verbal. Assista ao vídeo explicativo gravado pelo professor, disponível no "Material da Disciplina". Não finalize a sua atividade antes de conferir se atendeu ao que é solicitado. Sua resposta deve ser inserida no quadro (caixa de resposta) disponível no campo da Atividade […]

d) Indique pelo menos duas ameaças (Threats) que a equipe pode enfrentar e sugira estratégias para minimizar ou gerenciar essas ameaças.
07/10/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - GESP - IMERSÃO PROFISSIONAL: PLANEJAMENTO DE CARREIRA - 54_2024 Tanto o Planeamento Estratégico como o Planeamento de Carreira requerem uma análise minuciosa para que as decisões sejam bem fundamentadas. Esta análise é crucial para a elaboração de estratégias direcionadas ao alcance dos objetivos definidos, permitindo que o planeamento seja executado de forma […]

Alguns dos principais conceitos relacionados ao lançamento de projéteis incluem: * Alcance: a distância horizontal que o projétil percorre antes de atingir o solo novamente. * Altura máxima: a altura máxima atingida pelo projétil durante o seu voo. * Tempo de voo: o tempo total que o projétil está no ar desde o lançamento até atingir o solo. * Velocidade inicial: a velocidade com que o projétil é lançado. * Ângulo de lançamento: o ângulo formado entre a direção inicial do lançamento e a horizontal. * Velocidade vertical e horizontal: as componentes da velocidade do projétil na direção vertical e horizontal.
05/06/2024
Integrare Academy

Alguns dos principais conceitos relacionados ao lançamento de projéteis incluem:   * Alcance: a distância horizontal que o projétil percorre antes de atingir o solo novamente. * Altura máxima: a altura máxima atingida pelo projétil durante o seu voo. * Tempo de voo: o tempo total que o projétil está no ar desde o lançamento […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp