ATIVIDADE 1 - BEDU - ATV INTEGRADORA COMUM 3 - 54/2023
Entender e saber distinguir conceitos rotineiramente utilizados no cotidiano do profissional de Educação Física é importante para a fundamentação teórica dos princípios e fundamentos por trás dos movimentos, técnicas e métodos de treinamento. Além disso, auxilia para um planejamento adequado das atividades e programas de treinamento e, consequentemente, na melhoria do desempenho do seu aluno.
Fonte: ARAUJO, W. Exercício Físico na Saúde e nas Doenças Cardiovasculares. Rio de Janeiro: Thieme Revinter, 2023.
Considerando o exposto, responda às seguintes questões:
- Descreva a diferença entre as nomenclaturas “atleta” e “exercitantes”.
- Descreva a diferença entre exercício aeróbico e exercício anaeróbico.
Orientação: revise sua resposta antes de finalizar, pois não há como editar após a finalização.
ATIVIDADE 1 - BEDU - ATV INTEGRADORA COMUM 2 - 54/2023
As proteínas exercem inúmeras funções no organismo e, devido as suas formas distintas, podem executar funções diversificadas. Dentre essas, temos a função estrutural, de transporte, de movimento, de defesa, de coordenação e função enzimática.
Fonte: KAMEI, M. C. S. Nivelamento de Biologia. Maringá: UniCesumar, 2017.
Considerando a função enzimática da proteína, responda:
- a) O que é enzima?
- b) O que é o mecanismo chave-fechadura da enzima?
Orientações:
- Responda de forma simples e direta.
- Utilize um arquivo do word para elaborar sua resposta e depois copie e cole no local indicado.
- Após finalizar a atividade, não há como editar.
ATIVIDADE 1 - BEDU - ATV INTEGRADORA COMUM 4 - 54/2023
Atualmente, lamentavelmente, ainda se observa alguns professores de Educação Física que não respeitam questões como a individualidade, a maturação e o desenvolvimento motor dos jovens, e que optam, diversas vezes, por métodos de ensino tecnicistas (analíticos), com a valorização dos “melhores”, apenas. No entanto, sabe-se que a velocidade em que se dá e o nível de desempenho que atinge uma criança ao executar uma ação motora é uma característica exclusiva de cada indivíduo. Por exemplo, aos seis ou sete anos de idade, uma criança tem todas as possibilidades estruturais e funcionais para atingir o padrão maduro nas habilidades fundamentais; até os dez anos de idade, de combinar e aplicar estas habilidades em situações de jogo. Entre os dez e doze anos de idade elas apresentam as condições básicas para o aprendizado esportivo.
GRECO, J. P.; SILVA, S. A. A metodologia de ensino dos esportes no marco do programa segundo tempo. In: OLIVEIRA, A. A. B.; PERIM, G. P. (Org). Fundamentos pedagógicos para o programa segundo tempo. Brasília: Ministério dos Esportes; Porto Alegre: UFRGS, 2008.
O sistema de ensino e aprendizagem do Programa Segundo Tempo (PST) é baseado em uma estrutura temporal constituída por quatro etapas: formação, transição, decisão e readaptação, sendo que cada uma dela possui suas respectivas fases. Considerando as reflexões do excerto acima, bem como, na estrutura temporal do PST, elenque essas etapas da estrutura temporal, citando e explicando cada uma das suas respectivas fases.
ATIVIDADE 1 - BEDU - CAPOEIRA - 54/2023
O termo arte marcial se relaciona ao deus marte, que segundo a mitologia grega trata-se do deus da guerra, diante disso, as artes marciais foram criadas na perspectiva de defesa pessoal ou de uma comunidade, além disso, deve contemplar o combate, história e filosofia. Assim sendo, a capoeira também pode ser entendida como arte marcial por possuir todas as características supracitadas. Diante disso, a capoeira se destaca com movimentos ágeis, fortes e explosivos, podendo causar sérios danos físicos ao oponente. Mas tendo em vista o aspecto filosófico das artes marciais, os mestres de capoeira ensinam que toda luta desnecessária é uma covardia, assim, deve-se evitar a violência, ser cordial, humilde, honesto entre outros comportamentos.
Fonte: LIMA, Reginaldo Calado de. Capoeira. Maringá: Unicesumar, 2019
Diante do exposto, você como um profissional de Educação Física atuante com capoeira para crianças e adolescentes, elabore um texto de até 10 linhas explicando como a modalidade trabalhada pode contribuir para o desenvolvimento educacional dos atendidos:
ATIVIDADE 1 - BEDU - ESPORTES INDIVIDUAIS: ATLETISMO - 54/2023
O atletismo é um esporte individual que exige o controle e o domínio corporal humano e pessoal do atleta. O professor/treinador deve instrumentalizar o aluno/atleta com o conhecimento que possibilite pensar o movimento, antes, durante e depois para, desta forma, participar ativamente na construção desse movimento, permitindo a abertura a um estilo próprio.
No vocabulário esportivo temos, em comum, as palavras arremesso e lançamento designando provas diferentes no atletismo. Nestas provas, os implementos serão, por ação do atleta, “enviados” a um local o mais longe possível com o uso das mãos, seguindo os movimentos técnicos de cada prova específica.
Fonte: OLIVEIRA, H. G. de; BARALDI, É. C. da C. Esportes Individuais: atletismo. Maringá: UniCesumar, 2022.
Sobre os lançamentos e arremessos, responda as questões a seguir:
1) Qual a diferença entre lançamento e arremesso?
2) Descreva quantas e quais são as provas de lançamento.
3) Descreva quantas e quais são as provas de arremesso.