• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Uma vez que a antropometria é uma ferramenta importante para o desenvolvimento e acompanhamento de programas de exercícios físicos, nesta atividade MAPA, suponha que você foi convidado(a) a estagiar em uma academia e uma das primeiras atividades foi acompanhar seu professor supervisor em duas avaliações físicas.

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Uma vez que a antropometria é uma ferramenta importante para o desenvolvimento e acompanhamento de programas de exercícios físicos, nesta atividade MAPA, suponha que você foi convidado(a) a estagiar em uma academia e uma das primeiras atividades foi acompanhar seu professor supervisor em duas avaliações físicas.

 

Para auxiliar o professor, ele lhe entregou um arquivo, contendo 3 tarefas, com alguns registros dessas avaliações para que sejam feitas as devidas análises, bem como, algumas perguntas para ele testar seus conhecimentos. Estas tarefas estão descritas no MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

Sendo assim, siga as orientações abaixo.

 

Orientações para a realização da atividade

- Faça o download do arquivo MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA, que se encontra no Material da Disciplina;

- Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o professor mediador antes de entregar sua atividade;

- Siga todas as orientações contidas no MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA;

- Utilize o livro (PDF) da disciplina como principal fonte de apoio.

- Antes de entregar a atividade, confira se o arquivo está correto (poderá ser entregue o arquivo em formato Word ou PDF).

 

Orientações gerais

 - Muito importante! Você deverá entregar essa atividade, apenas, por meio do MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

- Utilize o livro (PDF) da disciplina como principal fonte de apoio.

- Cópias parcial ou total serão zeradas.

- Todas as atividades do curso são avaliadas conforme o que está sendo solicitado e as instruções fornecidas. Sendo assim, o descumprimento dessas orientações sempre acarreta algum desconto na nota.

 

*Todas as informações abaixo estão descritas e organizadas no MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

 

FICHAS DE AVALIAÇÃO

# Ficha de avaliação 1

Data da avaliação: 29/04/2024

Avaliado(a): Thais

Sexo: feminino

Data de nascimento: 11/03/1997

Massa Corporal: 78kg

Estatura: 1,62m

Circunferência da Cintura: 97cm

 

Dobras cutâneas
  1° medida 2° medida 3° medida
Dobra cutânea do Peitoral: 15,6 mm 15,9 mm 15,8 mm
Dobra cutânea do Abdômen: 31,8 mm 33,1 mm 32,6 mm
Dobra cutânea do Tríceps: 27,9 mm 29,8 mm 28,5 mm
Dobra cutânea da Coxa: 27,1 mm 27,8 mm 27,6 mm
Dobra cutânea da Suprailíaca: 29,9 mm 31,7 mm 30,3 mm
Dobra cutânea da Axilar média: 19,3 mm 20,5 mm 19,7 mm
Dobra cutânea da Subescapular: 28,6 mm 30,9 mm 29,6 mm

 

# Ficha de avaliação 2

Data da avaliação: 29/04/2024

Avaliado(a): Bernardo

Sexo: masculino

Data de nascimento: 15/09/1987

Massa Corporal: 78kg

Estatura: 1,79m

Circunferência da Cintura: 87cm

 

Dobras cutâneas
  1° medida 2° medida 3° medida
Dobra cutânea do Peitoral: 5,1 mm 5,2 mm 4,9 mm
Dobra cutânea do Abdômen: 16,2 mm 16,9 mm 16,0 mm
Dobra cutânea do Tríceps: 9,6 mm 9,9 mm 9,2 mm
Dobra cutânea da Coxa: 18,3 mm 18,7 mm 18,1 mm
Dobra cutânea da Suprailíaca: 14,3 mm 14,9 mm 13,9 mm
Dobra cutânea da Axilar média: 9,1 mm 9,4 mm 9,3 mm
Dobra cutânea da Subescapular: 15,3 mm 15,9 mm 15,5 mm

 

ATIVIDADE 1 – PROTOCOLO E PROCEDIMENTO DE COLETA DAS MEDIDAS

Quando vamos aplicar um teste devemos verificar, primeiramente, para qual população ele foi desenvolvido, e na sequência,  respeitar e seguir as orientações dos protocolos, para que as medidas/resultados, forneçam informações confiáveis.

Nesse contexto, responda as questões que seguem abaixo.

 

1) Segundo o material da disciplina, quais as orientações para realizar a medida da massa corporal?

 

2) De acordo com o material da disciplina, quais as orientações para realizar a medida da estatura?

 

3) Conforme consta no material da disciplina, quais são as duas formas de se realizar a medida da circunferência da cintura?

 

4) A figura 1, logo abaixo, ilustra a localização de alguns dos pontos anatômicos para a mensuração das dobras cutâneas.

 

 

Figura 1 – Pontos anatômicos para a mensuração das dobras cutâneas.

Fonte: o Professor.

 

Considerando essa figura, de acordo com a identificação da localização, preencha o quadro a seguir com o nome da dobra cutânea.

 

Identificação da localização Nome da dobra cutânea
1  
2  
3  
4  
5  
6  
7  

 

5) De acordo com o material da disciplina, para a correta obtenção da medida das dobras cutâneas, é necessário seguir algumas normas. De acordo com o material, quais são essas normas?

 

ATIVIDADE 2 – ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO CORPORAL

Considerando as informações das fichas de avaliação, nessa Atividade 2 você irá estimar o percentual de gordura corporal, a massa gorda e a massa isenta de gordura da Thais e do Bernardo. Atenção, para realizar essas estimativas, você deverá consultar o livro da disciplina.

Para responder essa atividade, preencha os campos abaixo com as informações solicitadas.

 

1) Cálculo completo e o resultado da densidade corporal da Thais. Utilize a fórmula de sete dobras de Jackson, Pollock e Ward (1980).

 

2) Cálculo completo e o resultado do percentual de gordura corporal da Thais. Utilize a fórmula de Siri (1961).

 

3) Cálculo completo e o resultado da massa gorda e massa isenta de gordura da Thais.

 

4) Cálculo completo e o resultado da densidade corporal do Bernardo. Utilize a fórmula de sete dobras de Jackson, Pollock e Ward (1980).

 

5) Cálculo completo e o resultado do percentual de gordura corporal do Bernardo. Utilize a fórmula de Siri (1961).

 

6) Cálculo completo e o resultado da massa gorda e massa isenta de gordura do Bernardo.

 

ATIVIDADE 3 – ANÁLISE DA AVALIAÇÃO

A partir das informações das fichas de avaliação, nessa Atividade 3, você irá fazer algumas análises e inferências relacionadas a aspectos da saúde da Thais e do Bernardo.

Para responder essa atividade, preencha os campos abaixo com as informações solicitadas.

 

1) Resultado e diagnóstico do IMC da Thais.

 

2) Considere a medida da circunferência de cintura da Thais. De acordo com as informações do livro da disciplina, ela está exposta a maiores riscos à saúde? Por quê?

 

3) Considere o percentual de gordura corporal da Thais. De acordo a proposta de Heyward e Stolarczyk (2000), apresentada no livro da disciplina, como está classificado o percentual de gordura dela?

 

4) Resultado e diagnóstico do IMC do Bernardo.

 

5) Considere a medida da circunferência de cintura do Bernardo. De acordo com as informações do livro da disciplina, ele está exposto a maiores riscos à saúde? Por quê?

 

6) Considere o percentual de gordura corporal do Bernardo. De acordo a proposta de Lohman, Houtkooper e Going (1997), apresentada no livro da disciplina, como está classificado o percentual de gordura dele?

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Atividade de Estudo I A omnicanalidade envolve a integração perfeita de todos os canais de vendas e comunicação (lojas físicas, online, mobile, redes sociais, etc.). Isso implica que os consumidores podem comprar, devolver e interagir através de qualquer canal, o que demanda uma distribuição integrada e coordenada para garantir uma experiência consistente. Para a implementação da omnicanalidade, é fundamental a mudança da logística tradicional para a logistica 4.0.
18/07/2024
Integrare Academy

  Atividade de Estudo I   A omnicanalidade envolve a integração perfeita de todos os canais de vendas e comunicação (lojas físicas, online, mobile, redes sociais, etc.). Isso implica que os consumidores podem comprar, devolver e interagir através de qualquer canal, o que demanda uma distribuição integrada e coordenada para garantir uma experiência consistente. Para […]

MAPA - BEDU - PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS - 53_2024
18/07/2024
Integrare Academy

MAPA - BEDU - PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS - 53_2024 A meditação, que por séculos esteve associada a conceitos místicos e religiosos no Ocidente, atualmente é objeto de estudos científicos rigorosos. As evidências significativas resultantes dessas pesquisas marcam um avanço na compreensão da meditação como uma prática essencial para a promoção da saúde global. Um estudo […]

Importação nos portos do Paraná cresce 14% nos cinco primeiros meses de 2024, impulsionada por trigo
26/08/2024
Integrare Academy

MAPA - LOG - LOGÍSTICA INTERNACIONAL - 53_2024   Importação nos portos do Paraná cresce 14% nos cinco primeiros meses de 2024, impulsionada por trigo   Os portos do Paraná registraram aumento anual de 14% nas importações nos primeiros cinco meses de 2024, passando de 9,074 milhões de toneladas para 10,336 milhões de toneladas, informou […]

Caso queira simular sua operação, veja um modelo na Planilha abaixo. Aaahhh! Uma dica! Para fazer a conversão cambial na data que for fazer sua atividade, você poderá utilizar o Conversor de Moedas
28/08/2024
Integrare Academy

MAPA - COMEX - LEGISLAÇÃO ADUANEIRA DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO - 53_2024 Olá, estudante! Tudo bem com você? Chegou o momento de você realizar a atividade MAPA. Esta atividade lhe permitirá que você saia da teoria e entre na prática baseando-se em tudo que aprendeu até então! Como proposta dessa da Atividade MAPA é que […]

A palavra Ayurveda é um termo sânscrito que significa “ciência da vida”. Ayu significa “vida” (ou “modo diário de vida”) e Veda significa “conhecimento”. É a ciência médica mais antiga do mundo, originada na Índia há cerca de 5.000 anos. Ela ajuda a pessoa sadia a manter a saúde, e a pessoa doente a recuperá-la. É uma ciência da vida curadora. A prática da Ayurveda é indicada para promover o bem-estar, a saúde e o desenvolvimento criativo do ser humano. Sua teoria provém dos cinco elementos (ar, espaço, água, terra e fogo) que formam todas as coisas existentes do universo, inclusive o corpo humano. A quantidade de elementos que cada indivíduo possui no corpo caracteriza um biótipo energético ou perfil biológico chamado dosha. A palavra dosha, também de origem sânscrita, pode ser traduzida de modo aproximado como “marca”, “tipo”. Considera-se que, no âmago da medicina Ayurveda, está o conceito dos três doshas: Vata, que acumula em maior quantidade os elementos ar e espaço, Pitta, com o elemento fogo predominante e Kapha, onde preponderam os elementos água e terra. Esta teoria, chamada tridosha, sugere que doshas Vata, Pitta e Kapha em desequilíbrio no corpo causam doenças. Detectados estes desequilíbrios, as causas das doenças são então tratadas e não meramente os seus sintomas.  
05/06/2024
Integrare Academy

  A palavra Ayurveda é um termo sânscrito que significa “ciência da vida”. Ayu significa “vida” (ou “modo diário de vida”) e Veda significa “conhecimento”. É a ciência médica mais antiga do mundo, originada na Índia há cerca de 5.000 anos. Ela ajuda a pessoa sadia a manter a saúde, e a pessoa doente a […]

ATIVIDADE 1 - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO - 53_2024
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO - 53_2024 Em sua obra "A Interpretação das Culturas", o antropólogo Clifford Geertz explana a dificuldade de delimitar o conceito de cultura, devido a isso o autor explica que "de qualquer forma, o conceito de cultura ao qual eu me atenho não possui referentes múltiplos nem qualquer ambiguidade fora […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp