• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Uma das atividades que é amplamente aplicado o conceito físico e matemático é no lançamento de projeteis. Quando um projétil é lançado, ele tem uma velocidade inicial e uma trajetória que é determinada pela interação entre essa velocidade, a força da gravidade e possivelmente outras forças externas, como resistência do ar. O trajeto de um projétil é frequentemente descrito como uma parábola, onde atinge uma altura máxima e depois retorna ao solo.

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Uma das atividades que é amplamente aplicado o conceito físico e matemático é no lançamento de projeteis. Quando um projétil é lançado, ele tem uma velocidade inicial e uma trajetória que é determinada pela interação entre essa velocidade, a força da gravidade e possivelmente outras forças externas, como resistência do ar. O trajeto de um projétil é frequentemente descrito como uma parábola, onde atinge uma altura máxima e depois retorna ao solo.

 

Alguns dos principais conceitos relacionados ao lançamento de projéteis incluem:

 

* Alcance: a distância horizontal que o projétil percorre antes de atingir o solo novamente.

* Altura máxima: a altura máxima atingida pelo projétil durante o seu voo.

* Tempo de voo: o tempo total que o projétil está no ar desde o lançamento até atingir o solo.

* Velocidade inicial: a velocidade com que o projétil é lançado.

* Ângulo de lançamento: o ângulo formado entre a direção inicial do lançamento e a horizontal.

* Velocidade vertical e horizontal: as componentes da velocidade do projétil na direção vertical e horizontal.

 

Existem vários softwares e simulares que neles é possível, variar objeto, altura, ângulo dentre outros em busca de alcançar o um alvo. Um deles é o simulador desenvolvido pelo PHET, onde podemos fazer diversos ensaios em relação às variáveis que influenciam no lançamento de um projetil:

Fonte: https://phet.colorado.edu/sims/html/p.... Acesso em: 6 maio 2024.

 

O objetivo é alcançar um alvo que dista 15m em relação ao canhão de lançamento. Nele podemos fazer simulações reais que simulam um lançamento e seu alcance e seu comportamento. Você já parou pra pensar o quanto essas tecnologias tem facilitado os nossos cálculos cotidianos?

 

Para realizar a atividade, é necessário responder aos seguintes itens sobre o lançamento.

Suponha então, considerando o que foi apresentado que você tenha que realizar um lançamento de uma bola de canhão pesando 17,60kg, diâmetro de 0,18m, gravidade de 9,81m/s², rapidez inicial de 16m/s.

 

Item I

 

Para respoder aos itens a), b) e c) utilize o simulador de projétil. Lembrando de escolher o botão Lab no início e utilizar a altura do canhão no nível do solo, ou seja, altura= 0 m.

 

 

 

Fonte: https://phet.colorado.edu/sims/html/p.... Acesso em: 6 maio 2024.

 

  1. a) Considerando as condições dispostas, se a bola for lançada a uma velocidade de 17m/s a um ângulo de 64º, ela acertaria exatamente no centro do alvo?
  2. b) Com as condicções dispostas, a bola acertaria o alvo quando for lançada a um ângulo de 72º e uma velocidade de 16m/s?
  3. c) O que acontece com a bola quando diminuímos o ângulo? O caimento da bola é mais longe ou mais próximo do alto? Para direita ou para esquerda? Explique.

 

Item II

Suponhamos que em relação a diversos lançamentos efetuados foi considerado como evento probabilístico o acerto do alvo definido pela seguinte expressão lógica:

 

(avb)∨((a∧~b)∧c)∨(a∧c)

 

Responda:

  1. e) Qual é a tabela verdade para o evento acerto e erro dos lançamentos?
  2. f) Em quantas situações pode-se dizer que foi acerto o lançamento? E qual a porcentagem final de acerto para o evento? (Mostre os cálculos)

Obs:

* V como acertou o alvo e F como não acertou o alvo.

* Siga a sequência para a tabela verdade a, b e c.

* Comece a conjugação com V.

 

Item III

Ainda falando sobre lançamentos, foram realizados diversos lançamentos de projeteis em uma outra condição e a sua frequência e os metros alcançados foram dispostos na seguinte tabela:

 

Fonte: a autora.

 

  1. g) Qual foi a média dos lançamentos? (Mostre os cálculos)
  2. h) Qual é o valor mediano para esses lançamentos nessa condição que foi disposta? (Mostre os cálculos)

 

IMPORTANTE!

  1. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais  Material da Disciplina ou no Fórum Interativo.
  2. Responda a todos os itens, seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente, e coloque em um único arquivo.
  3. A entrega deve ser feita por meio do Template de entrega da atividade MAPA, disponível no material da disciplina.
  4. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
  5. Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

 Considerando que o Balanço Orçamentário é o Demonstrativo Contábil que evidência as Receitas Orçamentárias, classifique as Receitas a Seguir em: Receita Corrente ou Receita de Capital. Receita de Serviços Receita Patrimonial Alienação de Bens Receita Industrial Transferências de Capital Receita Agropecuária Operações de Créditos Receita de Contribuições
18/04/2024
Integrare Academy

2) Considerando que o Balanço Orçamentário é o Demonstrativo Contábil que evidência as Receitas Orçamentárias, classifique as Receitas a Seguir em: Receita Corrente ou Receita de Capital. Receita de Serviços Receita Patrimonial Alienação de Bens Receita Industrial Transferências de Capital Receita Agropecuária Operações de Créditos Receita de Contribuições   3) Considere os seguintes dados do […]

A síndrome de Turner é uma doença genética que acomete apenas mulheres. Elas apresentam baixa estatura, não têm amadurecimento sexual espontâneo (não desenvolvem mamas, pelos pubianos e não menstruam) e apresentam uma tendência a problemas como diabetes, resistência à insulina, doenças cardiovasculares, da tireoide e obesidade. As participantes faziam uso de hormônio do crescimento/hGH (crianças e algumas adolescentes) e de estrógeno (as adultas e algumas adolescentes). "Uma dieta adequada em micronutrientes pode reduzir os riscos ligados às doenças associadas à síndrome de Turner”, aponta a pesquisadora. “Por isso, sugerimos a inclusão de profissionais de nutrição na equipe multidisciplinar que faz o acompanhamento das portadoras da síndrome”, afirma. Liliane pesquisou o tema em seu mestrado, apresentado no último dia 23 de junho na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP. 
11/04/2024
Integrare Academy

A síndrome de Turner é uma doença genética que acomete apenas mulheres. Elas apresentam baixa estatura, não têm amadurecimento sexual espontâneo (não desenvolvem mamas, pelos pubianos e não menstruam) e apresentam uma tendência a problemas como diabetes, resistência à insulina, doenças cardiovasculares, da tireoide e obesidade. As participantes faziam uso de hormônio do crescimento/hGH (crianças […]

“Em projetos adaptativos, existe a expectativa de que o trabalho evolua e se adapte. Como resultado, um novo trabalho pode ser adicionado ao backlog do produto, conforme necessário. No entanto, se mais trabalho for adicionado do que o concluído, ou se for adicionada a mesma quantidade de trabalho concluído, o projeto continuará sem chegar ao fim. O gerente do projeto trabalha com o dono do produto para gerenciar as expectativas em torno da adição de escopo, as implicações no orçamento e a disponibilidade dos membros da equipe do projeto.” 
30/04/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - ADM - GESTÃO DE PROJETOS - 52_2024   Olá, aluno(a)!   Para realizar essa atividade, leia atentamente os textos a seguir.   TEXTO BASE SOBRE CONTROLE DO ESCOPO DO PROJETO   “Em projetos adaptativos, existe a expectativa de que o trabalho evolua e se adapte. Como resultado, um novo trabalho pode ser […]

Leia atentamente o seguinte texto: A habilidade de Shakespeare em criar personagens infinitamente humanos brota de um abrangente amor pelo homem que nenhum grau de pessimismo em seu período de apogeu poderia obliterar. Não é um filantropo tão invertebrado a ponto de poupar o látego da sátira, e podia arrancar a máscara da humanidade corrupta de modo tão rude como Jonathan Swift o faria mais tarde.
18/07/2024
Integrare Academy

  Leia atentamente o seguinte texto: A habilidade de Shakespeare em criar personagens infinitamente humanos brota de um abrangente amor pelo homem que nenhum grau de pessimismo em seu período de apogeu poderia obliterar. Não é um filantropo tão invertebrado a ponto de poupar o látego da sátira, e podia arrancar a máscara da humanidade […]

- Desenvolver um cronograma do evento (atividades planejadas, como degustações, visitas guiadas, apresentações culinárias, etc.)?
27/08/2024
Integrare Academy

  MAPA/PORTFÓLIO - GAS - IMERSÃO PROFISSIONAL: ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS GASTRONOMICOS - 53_2024   MAPA - Imersão Profissional de Gastronomia com ênfase em Eventos Gastronômicos Planejamento de Evento Gastronômico em uma Vinícola Evento: Planejamento de Evento Gastronômico em uma Vinícola   Planejar um evento gastronômico envolve diversos aspectos, desde a escolha do local, menu, fornecedores, […]

A prática de ginástica em academias consolidou-se com o objetivo de promover a saúde e melhorar a aptidão física dos praticantes. Nesse contexto, é sabido que exercícios de intensidade moderada a vigorosa
21/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - BEDU - ATIVIDADES DE ACADEMIA - 53_2024   A prática de ginástica em academias consolidou-se com o objetivo de promover a saúde e melhorar a aptidão física dos praticantes. Nesse contexto, é sabido que exercícios de intensidade moderada a vigorosa trazem benefícios significativos para a aptidão cardiorrespiratória. Assim, é essencial que as […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp