• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

“(...) uma aula ou um encontro educativo tornar-se-á uma prática pedagógica quando se organizar em torno de intencionalidades, bem como na construção

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - PRÁTICA PEDAGÓGICA: POLÍTICA E TRABALHO - 54_2024

 

“(...) uma aula ou um encontro educativo tornar-se-á uma prática pedagógica quando se organizar em torno de intencionalidades, bem como na construção de práticas que conferem sentido às intencionalidades. Será prática pedagógica quando incorporar a reflexão contínua e coletiva, de forma a assegurar que a intencionalidade proposta é disponibilizada a todos; será pedagógica à medida que buscar a construção de práticas que garantam que os encaminhamentos propostos pelas intencionalidades possam ser realizados.

Nesse aspecto, uma prática pedagógica, em seu sentido de práxis, configura-se sempre como uma ação consciente e participativa, que emerge da multidimensionalidade que cerca o ato educativo.”

FRANCO, Maria Amélia do Rosario Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Sep-Dec 2016. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbeped/a/m6qBLvmHnCdR7RQjJVsPzTq/?lang=pt>. Acesso em: 22 ago. 2024.

Considerando que a prática pedagógica é fundamental para a formação nas licenciaturas solicitamos que você vá até um ambiente escolar e entreviste de 2 a 4 professores a respeito da prática docente na atualidade, considerando a situação real dos professores no ambiente de trabalho, bem como os principais desafios que são apresentados a ele. Sugerimos, abaixo, um roteiro para as suas entrevistas. No entanto, o roteiro é flexível e você poderá incluir novas questões ou retirar algumas das que estão inclusas no modelo. É importante que as entrevistas e coleta de dados permitam com que você trace um panorama geral sobre a temática aqui em análise, qual seja: os desafios e a situação de trabalho dos professores na atualidade:

 

- Como você define o trabalho do professor na atualidade?

- Você se considera um professor que se adaptou às novas tecnologias? Se sim, quais você utiliza no seu trabalho docente?

- Quais fatores você considera importantes para compreendermos a desvalorização da docência no Brasil?

- Qual a importância da formação continuada para os professores?

- Quais os principais desafios do professor na atualidade?

- O que você sugere para que se supere esses desafios?

 

Após realizar as entrevistas, você irá tabular as informações e construir um texto dissertativo-argumentativo deixando claro os desafios para o trabalho docente no Brasil atual. Para melhor estruturar o seu texto considere as informações a seguir:

  1. Título: Os desafios do trabalho docente na atualidade
  2. Introdução: apresente o seu tema e descreva a experiência de entrevistar os professores.
  3. Desenvolvimento: organize as ideias conforme o tema central e reproduza partes do material coletado nas entrevistas.
  4. Conclusão: argumente sobre os principais desafios do professor na atualidade segundo a sua percepção.
  5. Referências: caso consulte materiais bibliográficos, liste-os neste campo específico para esse fim.

 

Orientações:

- Preencha o seu trabalho da Atividade de Estudo 1 na pasta Material da Disciplina.

- Recolha as assinaturas dos entrevistados concedendo a autorização para a entrevista (imprima o Termo de Consentimento disponível na pasta Material da Disciplina.

- Inclua os Termos de Consentimento, devidamente assinados, ao final do seu texto.

- Desenvolva o seu trabalho seguindo todos os critérios elencados acima.

- O seu texto deve conter, no mínimo, 15 linhas e, no máximo, 30 linhas, excetuando as Referências.

- Utilize argumentos convincentes que demonstrem sua criticidade.

- Se utilizadas, as referências bibliográficas deverão ser listadas considerando as normas da ABNT e deverão constar no final da sua Atividade de Estudo 1.

- Realize uma correção ortográfica em seu template da atividade.

- Formate o seu texto considerando os seguintes elementos: Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado.

- O seu texto, bem como os Termos de Consentimento deverão estar presentes no mesmo arquivo, uma vez que somente é permitido anexar um arquivo à atividade.

- Após a conclusão da atividade o seu arquivo deverá ser salvo e enviado no formado Word.

- Anexe o arquivo no campo destinado para o envio da atividade. Após anexar o trabalho e certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar (após "Finalizar", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Esta amplitude demonstra que a IA não é apenas uma ferramenta tecnológica
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - MKT - CIÊNCIA DE DADOS, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E NOVAS TECNOLOGIAS - 53_2024   "Nos dias atuais, a IA pode ser vista em uma enorme variedade de subcampos que vão desde o mais geral, por exemplo, aprendizagem, raciocínio, percepção etc., até o mais específico, como jogar xadrez, demonstrar teoremas matemáticos, criar poesia, dirigir […]

MAPA - HIST - PRÁTICA DE ENSINO: VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO - 52_2025
12/06/2025
Integrare Academy

MAPA - HIST - PRÁTICA DE ENSINO: VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO - 52_2025 Contrariamente às concepções europeias, no Brasil não foi condenada a hibridização. A miscigenação era um projeto para a visibilidade nacional. Aqui no Brasil, pelo mito fundacional, as raças foram o elemento essencial para a formação da nação (Schwarcz, 1993). Práticas preconceituosas, discriminatórias […]

A área de urgência e emergência exige do profissional qualifi cação para oferecer os cuidados
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - EDU - TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS DE PRIMEIROS SOCORROS - 53_2024   A área de urgência e emergência exige do profissional qualifi cação para oferecer os cuidados instantâneos e seguros à vítima, independentemente do seu estado. Nesse sentido, saber diferenciar os dois é o primeiro passo para compreender o planejamento do atendimento à […]

ATIVIDADE 1 - COMPUTAÇÃO GRÁFICA - 3D - 53_2024
19/07/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - COMPUTAÇÃO GRÁFICA - 3D - 53_2024   Realidade Virtual na Arquitetura para Design de Interiores A arquitetura é uma área que demanda um planejamento minucioso para a criação de projetos que atendam às expectativas dos clientes. Nesse contexto, a realidade virtual (RV) tem se mostrado uma ferramenta disruptiva, proporcionando uma melhor visualização […]

4)Considere a partida reversora trifásica com fim de curso, dada pelos diagramas de comando e força a seguir.
12/04/2024
Integrare Academy

4)Considere a partida reversora trifásica com fim de curso, dada pelos diagramas de comando e força a seguir.   Fonte: o autor.     Se deseja inserir uma lâmpada que é ligada quando o fim de curso S3 esta acionado, uma lâmpada que é ligada quando S4 é acionado e uma lâmpada quando nenhum dos […]

A aprendizagem é um processo individual e complexo, que reflete diretamente a diversidade dos perfis de aprendizagem de cada aluno. Entre os diferentes estilos de aprendizagem, podemos destacar:
21/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - MAT - PRÁTICA DE ENSINO: NOVAS TECNOLOGIAS E JOGOS DIDÁTICOS - 53_2024   A aprendizagem é um processo individual e complexo, que reflete diretamente a diversidade dos perfis de aprendizagem de cada aluno. Entre os diferentes estilos de aprendizagem, podemos destacar: Observador: Alunos com este perfil possuem maior facilidade em aprender por […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp