Tendo em vista que você está em seu processo final de formação em Serviço Social e o recente reconhecimento da importância de assistentes sociais à educação básica no texto da Lei nº 13.935/2019, imagine a seguinte situação hipotética:
Em decorrência do anúncio de que o Governo Federal abrirá 100 novos institutos federais tecnológicos para oferta de cursos superiores de graduação, ocorrerá em seu estado uma audiência pública para discutir a viabilidade e necessidade de implementação de políticas de cotas raciais e você foi convidado/a a compor uma mesa que conduzirá o debate.
Sua participação é considerada crucial para fornecer uma perspectiva técnica e social sobre a importância dessa política afirmativa e espera-se que, em sua argumentação, você responda a três perguntas:
1 - Quais os argumentos históricos nos quais se baseiam as políticas afirmativas de modo geral?
2 - Por que é necessário reduzir a desigualdade de acesso ao ensino superior no Brasil?
3 - Em que medida as políticas afirmativas de cotas atendem à busca constitucional pela equidade e não devem ser tratadas como institucionalização de preconceito?
Para estruturar sua fala na audiência pública, sua resposta deve ser fundamentada em uma leitura interpretativa dos conteúdos abordados na segunda unidade do material didático da disciplina de “Tópicos Especiais”, que trata das relações étnico-raciais, assim como na leitura complementar intitulada “10 mitos sobre as cotas”. Lembre-se de incluir referências ao fim do texto, como se estivesse dialogando com a população presente na audiência pública.
PARADISO, Silvio Ruiz. Tópicos Especiais (Serviço Social). Maringá/PR: Unicesumar, 2017
Atenção estudantes!
O MAPA deve ser elaborado em formato de texto corrido e deve estar de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Além disso, deve ter no mínimo 02 (duas) e no máximo 03 (três) páginas.
Bom trabalho!