• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Temos por certo que os desafios sempre contribuem para a aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Sendo assim, torna-se efetivo relacionar o que se aprende com situações reais. Nesta atividade, você é convidado a verificar como a disciplina em questão pode contribuir para a sua experiência e formação profissional. Para isso, atente-se para as orientações desta atividade MAPA e realize um ótimo trabalho!

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

 

 

Temos por certo que os desafios sempre contribuem para a aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Sendo assim, torna-se efetivo relacionar o que se aprende com situações reais.

 

Nesta atividade, você é convidado a verificar como a disciplina em questão pode contribuir para a sua experiência e formação profissional. Para isso, atente-se para as orientações desta atividade MAPA e realize um ótimo trabalho!

 

A disciplina de gestão de serviços de TI tem como objetivo fornecer aos estudantes os conhecimentos e as práticas necessárias para planejar, implementar, gerenciar e melhorar os serviços de TI que atendem às necessidades dos usuários e das organizações. Nesse sentido, dois frameworks de referência são amplamente adotados no mercado: o ITIL (Information Technology Infrastructure Library) e o COBIT (Control Objectives for Information and Related Technologies).

 

O ITIL é um conjunto de boas práticas que abrange o ciclo de vida dos serviços de TI, desde a estratégia até a operação e melhoria contínua. O ITIL define processos, funções, papéis e responsabilidades que visam garantir a qualidade, a eficiência e a eficácia dos serviços prestados, bem como alinhá-los às expectativas e objetivos dos clientes e do negócio.

O COBIT é um framework de governança e gestão de TI que estabelece objetivos de controle baseados em requisitos de negócio, riscos e conformidade. O COBIT auxilia as organizações a avaliar, monitorar e melhorar o desempenho, a segurança e a maturidade dos seus processos de TI, utilizando indicadores e métricas.

 

A relação entre o ITIL e o COBIT pode ser entendida como complementar, pois ambos os frameworks contribuem para a otimização dos processos na gestão de serviços de TI. Enquanto o ITIL oferece as orientações para a execução dos processos, o COBIT fornece os critérios para a avaliação e a melhoria deles. Assim, a integração entre o ITIL e o COBIT pode proporcionar benefícios como:

 

- Maior alinhamento entre os serviços de TI e as necessidades do negócio.

- Maior controle sobre os riscos e a qualidade dos serviços de TI.

- Maior transparência e confiabilidade nas informações e nas decisões de TI.

- Maior satisfação dos clientes e dos usuários dos serviços de TI.

- Maior valor agregado e retorno sobre o investimento em TI.

 

Como profissional de atendimento ao usuário de uma grande empresa, você pode aplicar os conhecimentos e as práticas do ITIL e do COBIT para otimizar os processos do seu time e dos times envolvidos na realização das solicitações dos usuários.

 

Nesta atividade MAPA você realizará em duas etapas: a primeira etapa é o mapeamento de um cenário atual, ou seja, você representará um processo que está sendo executado pelo seu time de TI; na segunda etapa, você irá utilizar os conhecimentos adquiridos em ITIL e COBIT para avaliar o cenário atual e propor uma melhoria, ou seja, irá identificar os pontos de melhoria e propor um processo otimizado para o serviço.

 

ETAPA 1:

- Identificar o cenário atual e desenhar um fluxograma representando o processo como é executado hoje.

 

ETAPA 2:

- Utilizar o processo de gerenciamento de problemas do ITIL para identificar e eliminar as causas raízes dos incidentes recorrentes ou graves, evitando que eles vol tem a ocorrer ou reduzindo os seus efeitos.

- Utilizar o processo de gerenciamento de mudanças do ITIL para controlar as alterações nos serviços de TI, garantindo que elas sejam autorizadas, testadas, implantadas e documentadas de forma adequada.

- Utilizar o processo de gerenciamento de nível de serviço do ITIL para definir, negociar, monitorar e revisar os acordos de nível de serviço (SLAs) com os clientes e os fornecedores internos e externos de serviços de TI.

- Utilizar o objetivo de controle DSS02 do COBIT para gerenciar as solicitações e os incidentes dos usuários, estabelecendo um ponto único de contato, um sistema de registro e acompanhamento, e um catálogo de serviços de TI.

- Utilizar o objetivo de controle DSS03 do COBIT para gerenciar o desempenho e a capacidade dos serviços de TI, medindo e analisando os indicadores de disponibilidade, tempo de resposta, utilização de recursos e demanda dos usuários.

- Utilizar o objetivo de controle MEA01 do COBIT para monitorar, avaliar e reportar o desempenho dos processos de TI, utilizando modelos de maturidade, auditorias internas e externas, e relatórios gerenciais.

 

Dessa forma, você pode contribuir para a otimização dos processos na gestão de serviços de TI, aumentando a qualidade, a eficiência e a eficácia do seu trabalho e dos demais times envolvidos no atendimento ao usuário. Além disso, você pode demonstrar o valor e o impacto dos serviços de TI para o negócio, aumentando a credibilidade e a confiança da sua área perante os clientes e os gestores.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Considere uma organização hipotética, que dentre os seus aspectos ambientais mais significativos estão o consumo de água e de energia, e a geração de efluentes líquidos, resíduos sólidos e poluentes atmosféricos.
22/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - GAMB - IMERSÃO PROFISSIONAL: DIAGNÓSTICO E MONITORAMENTO AMBIENTAL - 53_2024   Olá, estudante!   Seja bem-vindo à Atividade de Estudo 1 da disciplina de Imersão profissional: diagnóstico e monitoramento ambiental.   A atividade tem como tema a elaboração e implantação de um “Plano de monitoramento de efluentes líquídos de uma organização” e […]

O problema do estímulo ao aumento da população carcerária, segundo os especialistas, é que as prisões, como ocorrem no Brasil, criam mais desafios que soluções.
26/08/2024
Integrare Academy

MAPA PORTFÓLIO - IMERSÃO PROFISSIONAL: A EXECUÇÃO PENAL E A FINALIDADE DA PENA - 53_2024   Olá, acadêmico(a) de "IMERSÃO PROFISSIONAL"- A EXECUÇÃO PENAL E A FINALIDADE DA PENA. A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de Avaliação Prática da Aprendizagem. O objetivo desta atividade é que você se sinta imersivo na atividade de Execução […]

Maria Tereza é corretora de imóveis e alugou uma casa de sua propriedade para Paulo que mora com sua mãe Cleonice. Tendo sido transferido em seu emprego para outro estado, Paulo comunicou à Maria
28/08/2024
Integrare Academy

MAPA - GIMOB - DIREITO E LEGISLAÇÃO IMOBILIÁRIA - 53_2024   Estimado estudante! A atividade MAPA tem como principal objetivo lhe proporcionar a experiência da imersão no universo do Direito e Legislação Imobiliária. Fica muito mais fácil compreender a aplicabilidade das leis e normas quando podemos relacioná-las com situações do dia a dia.  Em outras […]

7 – Indique quais são as medidas realizadas possíveis para que o rio de abastecimento público melhorasse sua classificação de qualidade ambiental.
22/07/2024
Integrare Academy

7 – Indique quais são as medidas realizadas possíveis para que o rio de abastecimento público melhorasse sua classificação de qualidade ambiental.  

51/2024 - TEOL - MISSÕES E EVANGELIZAÇÃO - ATIVIDADE 1
21/02/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - TEOL - MISSÕES E EVANGELIZAÇÃO - 51/2024 Nessa disciplina, você deverá escrever um Projeto Missiológico e apresentar o resultado.   Quais são os segmentos menos evangelizados no Brasil?   Com essa pergunta, pesquisadores da Associação de Missões Transculturais Brasileiras (AMTB) levantaram dados e elaboraram uma lista dos oito grupos menos alcançados. Baseado […]

Vejamos a notícia abaixo: Arrastões fazem condomínios usarem inteligência artificial e consultor de segurança contra roubos Para se proteger de arrastões, condomínios de alto padrão em São Paulo têm usado a inteligência artificial (IA) para analisar as câmeras de monitoramento e identificar potenciais riscos à segurança, como aglomerações de pessoas e movimentações em locais proibidos.
03/05/2024
Integrare Academy

Vejamos a notícia abaixo: Arrastões fazem condomínios usarem inteligência artificial e consultor de segurança contra roubos   Para se proteger de arrastões, condomínios de alto padrão em São Paulo têm usado a inteligência artificial (IA) para analisar as câmeras de monitoramento e identificar potenciais riscos à segurança, como aglomerações de pessoas e movimentações em locais […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp