• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Situação 4: um aluno de 9 anos com deficiência visual – ou apresenta um quadro informado de dislexia, ou tem Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) ou se encontra em um dos espectros autistas.

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - TAUT - TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 53_2024

 

Leia o texto a seguir:

 

As Tecnologias Assistivas (TA) podem ser ferramentas poderosas para promover a inclusão e a autonomia na rotina educacional. Conceituá-las, aplicá-las e utilizá-las de forma multifuncional, considerando as necessidades e especificidades de cada usuário, é fundamental para garantir que elas cumpram seu papel de forma eficaz. A Tecnologia Assistiva, aliada a práticas pedagógicas inovadoras e a uma postura inclusiva por parte de toda a comunidade escolar, pode ser a chave para abrir as portas para um futuro mais justo e promissor para todos os alunos.

 

Fonte: adaptado de: FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

 

Considerando a importância da Autonomia e de como as Tecnologias Assistivas proporcionam acesso dentro das especificidades do aluno, analise os seguintes casos hipotéticos a seguir:

 

Situação 1: uma criança, 7 anos de idade, aluna do 3º ano do Ensino Fundamental, com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dificuldade visual severa e laudo médico que apresenta idade cognitiva anterior à idade biológica.

 

Situação 2: uma aluna com Altas habilidades/Superdotação e Transtorno do Espectro Autista (TEA). A professora precisa ajustar a sua prática com recursos que “alimentem” a grande busca da aluna.

 

Situação 3: uma aluna com dificuldades de mobilidade e Transtorno do Espectro Autista (TEA); também apresenta movimentos estereotipados das mãos, boca e balbucia sons que nem sempre são compreendidos. 

 

Situação 4: um aluno de 9 anos com deficiência visual – ou apresenta um quadro informado de dislexia, ou tem Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) ou se encontra em um dos espectros autistas.

 

Com base nos casos hipotéticos apresentados, sua tarefa é analisar cada um dos quatro cenários e selecionar um produto de Tecnologia Assistiva adequado para cada situação. Para isso, você deverá elaborar um pequeno catálogo, seguindo os passos a seguir:

 

  1. A) Apresentação do catálogo: escreva um texto, em até 15 linhas, destacando a importância das Tecnologias Assistiva para a inclusão dos alunos. 
  2. B) Escolha um produto de Tecnologia Assistiva para cada uma das quatro situações descritas, utilizando o Catálogo da CEAPAT ou outras fontes confiáveis que falam sobre Tecnologias Assistivas.
  3. C) No formulário padrão da disciplina, insira a foto dos produtos escolhidos seguindo a legenda indicada para cada situação (Situação 1, Situação 2, Situação 3 e Situação 4).
  4. D) Escreva um parágrafo de no máximo 10 linhas para cada produto, justificando sua escolha com base na situação apresentada.

 

Site do Catálogo da CEAPAT: https://catalogoceapat.imserso.es/productos/categorias/unacategoria/1 ​

 

ORIENTAÇÕES:

 

- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão em formato Word, que está disponível para download no Material da Disciplina.

- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua atividade antes de enviá-la.

- Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.

- A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas.

- Formatar a atividade de acordo com as normas da ABNT (citações, referências, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, sem negrito, espaçamento entre linhas 1,5).

- Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão "Selecionar arquivo". Após anexar o trabalho e certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão

"Responder" e, posteriormente, em "Finalizar". Após "Finalizar a atividade", não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.

- Em caso de dúvidas, envie uma mensagem no fórum "TIRA-DÚVIDAS DO MAPA".

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

4. Eficiência: a SEMEF é um exemplo de como os recursos podem ser usados de maneira eficiente para atingir um objetivo maior. Ao concentrar-se na educação financeira, a SEMEF está usando seus recursos
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA/PORTFÓLIO - IMERSÃO PROFISSIONAL: GESTÃO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA - 53_2024   Olá, estudante do Curso de Gestão Pública e da disciplina de IMERSÃO PROFISSIONAL: GESTÃO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA. A atividade proposta corresponde ao Material de Avaliação Prática de Aprendizagem (MAPA). O objetivo central desta atividade é permitir que você, estudante, compreenda a importância da Gestão Administrativa Financeira na redução […]

c) ESCOLHA um dos itens identificados como não conformidade (assinalado como Não na verificação) e INDIQUE uma solução ao problema encontrado.
18/07/2024
Integrare Academy

  c) ESCOLHA um dos itens identificados como não conformidade (assinalado como Não na verificação) e INDIQUE uma solução ao problema encontrado.  

Os resultados das análises se encontram na Tabela 1. Tabela 1 – Parâmetros e resultados das análises de campo. Fonte: o autor (2024). *Para o cálculo da IQA, utilize o valor NMP/100 mL para o parâmetro “Coli Termotolerantes” encontrado na contagem das colônias em sua placa de Petre no experimento da ETAPA 1.
22/07/2024
Integrare Academy

  Os resultados das análises se encontram na Tabela 1. Tabela 1 – Parâmetros e resultados das análises de campo. Fonte: o autor (2024). *Para o cálculo da IQA, utilize o valor NMP/100 mL para o parâmetro “Coli Termotolerantes” encontrado na contagem das colônias em sua placa de Petre no experimento da ETAPA 1.   […]

Com a diminuição da intensidade de industrialização da cidade, observou-se redução dos lançamentos clandestinos de esgoto industrial sem tratamento no rio de abastecimento, e após algum tempo observou-se os seguintes parâmetros: • DBO5 a 20 ºC de 5 mg O2 /L. • OD de 8 mg O2 /L. • Turbidez de 20 UNT. • Cor verdadeira de 55 mg Pt/L. • pH = 7,0. • Cianobactérias = 5.000 cel/mL. • Coliformes termotolerantes = 8 NMP/100 mL.
22/07/2024
Integrare Academy

Com a diminuição da intensidade de industrialização da cidade, observou-se redução dos lançamentos clandestinos de esgoto industrial sem tratamento no rio de abastecimento, e após algum tempo observou-se os seguintes parâmetros: • DBO5 a 20 ºC de 5 mg O2 /L. • OD de 8 mg O2 /L. • Turbidez de 20 UNT. • Cor […]

Retomando o exemplo anterior, a pessoa que conduz o veículo em alta velocidade pela via pública
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - FUNDAMENTOS DE DIREITO PENAL - 53_2024 TEXTO 1 Por imposição do princípio do nullum crimen sine lege, o legislador, quando quer impor ou proibir condutas sob a ameaça de sanção, deve, obrigatoriamente, valer-se de uma lei. Quando a lei em sentido estrito descreve a conduta (comissiva ou omissiva) com o fim de […]

Como enviar o seu arquivo: Ao final do enunciado desta atividade, aqui, no Studeo, há uma caixa de envio de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade ou arrastar o arquivo até ela. Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir.
06/05/2024
Integrare Academy

Como enviar o seu arquivo: Ao final do enunciado desta atividade, aqui, no Studeo, há uma caixa de envio de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade ou arrastar o arquivo até ela. Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado você não poderá mais modificar o arquivo. […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp