• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Sintonizado: Este perfil se caracteriza por alunos que aprendem melhor ouvindo. Aulas expositivas

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - MAT - PRÁTICA DE ENSINO: NOVAS TECNOLOGIAS E JOGOS DIDÁTICOS - 53_2024

 

A aprendizagem é um processo individual e complexo, que reflete diretamente a diversidade dos perfis de aprendizagem de cada aluno. Entre os diferentes estilos de aprendizagem, podemos destacar:

Observador: Alunos com este perfil possuem maior facilidade em aprender por meio de recursos visuais. Eles se beneficiam de gráficos, diagramas, ilustrações e vídeos que ajudam a visualizar e compreender os conceitos.

Sintonizado: Este perfil se caracteriza por alunos que aprendem melhor ouvindo. Aulas expositivas, podcasts e discussões orais são particularmente eficazes para esses estudantes, que retêm e compreendem informações ao ouvir explicações e conversas.

Canetinha: Estes alunos encontram mais facilidade em aprender registrando tudo. Tomar notas detalhadas, fazer resumos e criar mapas mentais são métodos que ajudam a fixar o conhecimento, pois o ato de escrever reforça a assimilação das informações.

Movimentador: Aprender fazendo é a principal característica deste perfil. Atividades práticas, experimentos, exercícios físicos e tarefas que envolvem repetição são ideais para esses alunos, que precisam interagir ativamente com o conteúdo para internalizá-lo.

Para atender a esses diferentes estilos de aprendizagem, o professor pode - e é aconselhado que assim faça - utilizar uma variedade de recursos pedagógicos, tais como:

- Vídeos ou videoaulas: Ótimos para os Observadores, esses recursos visuais podem apresentar conceitos complexos de maneira acessível e envolvente.

- Materiais de leitura: Livros, artigos e textos são essenciais para todos os perfis, especialmente para aqueles que preferem um aprendizado mais introspectivo e analítico.

- Quiz no Kahoot!: Ferramenta interativa e lúdica que pode engajar os alunos de todos os perfis, promovendo a revisão e a fixação dos conteúdos de forma divertida.

- Mão na massa (atividades práticas): Cruciais para os Movimentadores, essas atividades proporcionam a oportunidade de aprender fazendo, consolidando o conhecimento através da experiência prática.

- Roda de conversa: Ideal para os Sintonizados, permite a troca de ideias e o aprofundamento dos conteúdos por meio de debates e discussões, promovendo a aprendizagem colaborativa.

- Dominó (rotina de pensamento): Esse recurso pode beneficiar todos os perfis ao estimular o pensamento crítico e a reflexão, ajudando os alunos a estabelecer conexões entre diferentes conceitos de forma dinâmica e interativa.

Dessa forma, ao diversificar os métodos e recursos de ensino, é possível criar um ambiente de aprendizagem inclusivo e eficaz, atendendo às necessidades individuais de cada aluno e potencializando o processo educativo.

Imagine que você está atuando como professor de Matemática em uma turma vibrante e cheia de energia do 6º ano do Ensino Fundamental. Durante o último conselho de classe, os professores se reuniram para discutir o progresso dos alunos e compartilharam observações detalhadas sobre três estudantes em particular. Estes alunos, cada um com suas próprias particularidades e estilos de aprendizagem, são:

Ana: É bastante atenta e adora ver fotos e vídeos de animais. Ela não gosta muito de escrever, e seu caderno está repleto de desenhos.

Pedro: Aprende melhor com atividades práticas. É criativo e gosta de anotar tudo em seu caderno. Mas, durante as aulas, se distrai facilmente.

Mariana: É comunicativa e aprende ouvindo os outros e compartilhando suas opiniões. Ela tem dificuldade em desenvolver seu pensamento quando está sozinha.

Com base nessas características, você decidiu aplicar uma atividade de Matemática com objetivos de aprendizagem bem definidos. Porém, optou por aplicar apenas uma lista de exercícios para buscar indícios de aprendizado. Após a avaliação, você mediu o alcance dos objetivos de aprendizagem e visualizou os resultados no seguinte diagrama:

Como um docente preocupado com a aprendizagem dos seus estudantes, certamente, você não avançaria para o próximo conteúdo sem fazer uma intervenção pedagógica para reverter as lacunas de aprendizagem indicadas no diagrama. Mas, devido ao tempo necessário para implementar recursos e metodologias diferenciadas, você poderia selecionar no máximo 2 recursos ou metodologias para incorporar em sala de aula. Esses recursos ou metodologias serão aplicados simultaneamente para todos os alunos.

Neste contexto, você deverá responder em formato de texto, com extensão de 20 à 30 linhas as respostas para as seguintes perguntas:

- Como você avaliaria a eficácia da lista de exercícios aplicada considerando as características individuais dos alunos?

- Quais as duas estratégias diferenciadas você selecionaria para melhorar o engajamento e a aprendizagem dos estudantes?

- Essas estratégias beneficiariam apenas um dos estudantes ou todos eles? Por que?

- O que é mais importante para garantir a personalização do ensino? O uso de ferramentas digitais ou a intencionalidade pedagógica do seu uso?

Bons estudos!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

MAPA - SSOC - TÓPICOS ESPECIAIS - 53_2024
19/07/2024
Integrare Academy

MAPA - SSOC - TÓPICOS ESPECIAIS - 53_2024 A população negra sofre historicamente com descaso institucional, político, social e cultural no Brasil desde a conformação da colônia baseada na exploração do trabalho escravo. Contudo, não se trata de um problema exclusivo ou específico de nosso país, tendo em vista, por exemplo, casos de racismo contra […]

Para elaboração do orçamento, considere as seguintes características da empresa Beta Ltda: - Para elaboração do Orçamento dos Tributos sobre as Vendas, considere uma alíquota de tributos de 27,25%. (18% de ICMS, 7,6% de COFINS e 1,65% de PIS). - Para cálculo dos Custos Orçados, considere que a empresa realiza um orçamento de custos de 35% sobre o valor das vendas orçadas líquidas. - Para cálculo do Orçamento de Tributos sobre o Lucro, considere uma alíquota de tributos de 24% (IRPJ 15%, CSLL, 9%). Como base para cálculo dos tributos sobre os lucros utilize as vendas orçadas líquidas, menos os custos orçados e despesas orçadas.
05/06/2024
Integrare Academy

  Para elaboração do orçamento, considere as seguintes características da empresa Beta Ltda: - Para elaboração do Orçamento dos Tributos sobre as Vendas, considere uma alíquota de tributos de 27,25%. (18% de ICMS, 7,6% de COFINS e 1,65% de PIS). - Para cálculo dos Custos Orçados, considere que a empresa realiza um orçamento de custos […]

Art. 186. A função social é cumprida quando a propriedade rural atende, simultaneamente, segundo critérios e graus de exigência estabelecidos em lei, aos seguintes requisitos:
22/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - GAMB - LEGISLAÇÃO AMBIENTAL - 53_2024   Toda propriedade, sendo ela urbana ou rural, sofre limitações legais. Dentre as diversas limitações, consta a função socioambiental da propriedade, que tem por finalidade impor ao proprietário o dever de cumprir determinadas regras e comportamentos quando do exercício da posse.   Quando se fala de […]

b) A anfotericina B, fluconazol e cetoconazol apresentam toxicidade seletiva para qual microrganismo? De acordo com as características estruturais EXPLANE o que permite essa seletividade.
11/04/2024
Integrare Academy

b) A anfotericina B, fluconazol e cetoconazol apresentam toxicidade seletiva para qual microrganismo? De acordo com as características estruturais EXPLANE o que permite essa seletividade.   c) Os vírus podem ser cultivados em meio de cultura?   d) O diagnóstico bacteriológico é uma das vertentes para o diagnóstico laboratorial de doenças infecciosas. CITE as três […]

Criado um gatilho de curiosidade e visão de “mundo geométrico” nos alunos começa então o estudo sobre conceitos de Geometria, tais como entes primitivos, ângulos, polígonos, cálculo e área e assim por diante. Depois de algumas aulas você finalizou os conceitos propostos. Como estamos inseridos em um mundo de formas, por onde direcionarmos nosso olhar vamos sempre nos deparar com algo relacionado a Geometria, na arte, natureza, construções, dentre outras. Então para o fechamento você propõe uma aula pratica.
02/05/2024
Integrare Academy

Criado um gatilho de curiosidade e visão de “mundo geométrico” nos alunos começa então o estudo sobre conceitos de Geometria, tais como entes primitivos, ângulos, polígonos, cálculo e área e assim por diante. Depois de algumas aulas você finalizou os conceitos propostos. Como estamos inseridos em um mundo de formas, por onde direcionarmos nosso olhar […]

As empresas modernas operam em um ambiente complexo e dinâmico, enfrentando uma variedade de riscos que podem impactar suas operações, finanças e reputação. Entre os principais tipos de riscos estão os riscos de mercado, riscos operacionais, riscos de crédito e riscos legais.
21/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 – GFIN – GESTÃO DE RISCOS – 53_2024 As empresas modernas operam em um ambiente complexo e dinâmico, enfrentando uma variedade de riscos que podem impactar suas operações, finanças e reputação. Entre os principais tipos de riscos estão os riscos de mercado, riscos operacionais, riscos de crédito e riscos legais. Nesse sentido, a […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp