• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na Educação Infantil, a interação e a brincadeira são os eixos que estruturam as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças,

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - PED - TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - 53_2024

 

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na Educação Infantil, a interação e a brincadeira são os eixos que estruturam as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças, o que garante os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. O brincar deve estar presente em espaços e tempos diversos, em uma variedade de formas, na interação com crianças e adultos, para que as crianças aumentem suas “produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais” (BRASIL, 2018, p. 38).

 

A organização do currículo desta etapa da educação na BNCC é estruturada em cinco campos de experiências, a partir dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Um dos campos de experiência trazido pela organização curricular da Educação Infantil na BNCC é o “corpo, gestos e movimentos”, no qual, por meio da ludicidade e da interação, a criança deve ter a possibilidade de explorar e experienciar sons, gestos, movimentos e mímica com o corpo para se perceber no espaço. 

 

Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 3 jan. 2024.

 

A partir disso, imagine que você trabalha como regente de uma turma em uma creche, com crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) e elaborará uma brincadeira, buscando alcançar um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que compõem o campo de experiência “corpo, gestos e movimentos”. Para desenvolver sua atividade, você considerará os seguintes aspectos:

 

1) Cite o objetivo de aprendizagem e desenvolvimento (conforme a faixa etária) que pretende alcançar com a brincadeira (copie como está na BNCC).

2) Escreva o nome da brincadeira, o espaço no qual ela ocorrerá e a sua duração.

3) Escreva quais materiais serão utilizados para realizar a brincadeira.

4) Escreva como será o desenvolvimento da brincadeira.

5) Escreva qual será a intervenção pedagógica (orientar, conversar, levar a criar hipóteses etc.).

6) Escreva qual será a forma de registro da brincadeira (desenho, fotografia, colagem, relatório etc.).

7) Escreva um texto dissertativo (mínimo 15 e máximo 25 linhas) justificando a importância do brincar para o desenvolvimento infantil. Utilize duas referências (livro da disciplina, artigos, dissertações, teses) para embasar seu texto (utilize uma citação direta e outra indireta).

 

OBSERVAÇÕES:

 

— Atenção ao enviar a atividade, certifique-se de que está enviando o arquivo correto.​ O arquivo deve ser enviado UMA ÚNICA VEZ.

— Você não precisa aplicar a brincadeira com uma criança. Você apresentará apenas o planejamento.

— Utilize o formulário padrão disponível no Material da Disciplina.

— Utilize a letra Arial, tamanho 12, com espaçamento 1,5 e alinhamento justificado.

— Utilize as normas da ABNT para escrever seu texto dissertativo. Esteja atento às regras para as citações diretas e indiretas e para as referências (acesse a sala do café para assistir ao vídeo explicativo, de como realizar citações e referências, conforme as normas da ABNT).

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

MAPA PORTFÓLIO - GCOM - IMERSÃO PROFISSIONAL: ESTRATÉGIA COMERCIAL E DE VENDAS - 53_2024
18/07/2024
Integrare Academy

MAPA PORTFÓLIO - GCOM - IMERSÃO PROFISSIONAL: ESTRATÉGIA COMERCIAL E DE VENDAS - 53_2024   "Dia das Mães deve movimentar R$ 40,21 bilhões no varejo; 78% dos consumidores pretendem presentear, mostra pesquisa CNDL/SPC Brasil Data deve levar 128 milhões de pessoas às compras. Roupas, perfumes e cosméticos serão os principais presentes. Média dos gastos será […]

Analise o texto a seguir: O Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ) deflagrou uma operação que apura possíveis fraudes em licitações feitas por uma prefeitura do noroeste do estado do Rio de Janeiro. Chamada de Burnout, a ação cumpriu oito mandados de busca e apreensão em algumas cidades também do interior carioca. Durante a operação, o secretário de Saúde do município foi intimado judicialmente a prestar depoimento e afastado do cargo por 90 dias. As investigações do MPRJ investigam uma série de fraudes licitatórias que podem ter ocorrido durante a gestão dele na pasta. Entre os possíveis crimes, há uma compra de 10 mil testes de Covid-19, adquiridos no fim com indícios de sobrepreço. Além do valor acima, também foram identificados sinais de irregularidades no processo de contratação da empresa fornecedora dos exames, o que teria promovido o favorecimento da mesma na licitação. Outro contrato investigado, teria sido feito para solicitar uma série de atendimentos e procedimentos de fisioterapia durante a pandemia. Segundo os investigadores do MPRJ, nesses contratos haveria uma diferença considerável entre o número de habitantes da cidade e o total elevado de exames realizados. A equipe do Ministério Público também teria se surpreendido com a velocidade com que os pagamentos eram repassados à empresa responsável por prestar o atendimento, bem como divergências entre o que era solicitado e o que de fato foi realizado pela população. De acordo com órgão, o caso segue sendo apurado em sigilo.
03/05/2024
Integrare Academy

MAPA - GH - GESTÃO DE CONTRATOS, TERCEIRIZAÇÃO E LICITAÇÃO - 52_2024   Analise o texto a seguir:   O Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ) deflagrou uma operação que apura possíveis fraudes em licitações feitas por uma prefeitura do noroeste do estado do Rio de Janeiro. Chamada de Burnout, a ação cumpriu oito […]

A capoeira para o público infantil é uma excelente ferramenta para desenvolver o aspecto psicomotor, cognitivo e social. Diante disso, a sessão de treinamento deve ter uma característica lúdica, onde a criança possa desenvolver as técnicas de acordo com sua fase do desenvolvimento motor, estimule a imaginação e interaja com os demais colegas. Para isso, uma sessão é composta basicamente por três etapas, sendo eles, parte inicial, desenvolvimento e parte final. Na parte inicial, contém ações como saudação, juramento, apresentação dos objetivos, alongamento e aquecimento. No desenvolvimento, contempla atividades como treinamento das técnicas, defesa, ataque, contra-ataque e roda de capoeira e na parte final, pode haver um relaxamento, recados e feedback do aproveitamento da aula. Como se trata de crianças, a introdução de brincadeiras que estimule o objetivo principal da sessão é fundamental.
18/07/2024
Integrare Academy

    A capoeira para o público infantil é uma excelente ferramenta para desenvolver o aspecto psicomotor, cognitivo e social. Diante disso, a sessão de treinamento deve ter uma característica lúdica, onde a criança possa desenvolver as técnicas de acordo com sua fase do desenvolvimento motor, estimule a imaginação e interaja com os demais colegas. […]

- Análise Estatística: Calcule as medidas de posição (média, mediana e moda) para as variáveis de interesse (por exemplo, consumo diário de frutas e vegetais). Calcule as medidas de dispersão (amplitude, variância, desvio padrão e coeficiente de variação) para as mesmas variáveis. Apresente os resultados em tabelas e gráficos apropriados.
17/07/2024
Integrare Academy

  - Análise Estatística: Calcule as medidas de posição (média, mediana e moda) para as variáveis de interesse (por exemplo, consumo diário de frutas e vegetais). Calcule as medidas de dispersão (amplitude, variância, desvio padrão e coeficiente de variação) para as mesmas variáveis. Apresente os resultados em tabelas e gráficos apropriados. - Interpretação dos Resultados: […]

Uma dessas ligações está indicada como ligação de baixa energia, e a outra como ligação de alta energia. As três esferas juntas estão indicadas como adenosina trifosfato. O texto “ATP” tem ainda uma seta preta saindo dele
21/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - BEDU - BIOLOGIA E BIOQUÍMICA HUMANA - 53_2024   O ATP (Adenosina Tri-fosfato) é descrito como uma “moeda energética”, por ser a molécula que fornece a energia necessária para que ocorra o trabalho celular. A molécula de ATP e formada por açúcar (ribose), ligado a uma base nitrogenada (adenina) e uma cadeia […]

2. Escolher UMA das unidades temáticas (esportes, a ginástica, a dança, os jogos em brincadeiras, as lutas e os esportes corporais de aventura) e desenvolver UMA atividade fazendo o uso de DUAS das quatro
26/08/2024
Integrare Academy

MAPA - EDU - EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA - 53_2024   O componente curricular Educação Física tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social. Na BNCC, cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das seis unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental, sendo elas os esportes, a ginástica, a […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp