• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na Educação Infantil, a interação e a brincadeira são os eixos que estruturam as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças,

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - PED - TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - 53_2024

 

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na Educação Infantil, a interação e a brincadeira são os eixos que estruturam as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças, o que garante os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. O brincar deve estar presente em espaços e tempos diversos, em uma variedade de formas, na interação com crianças e adultos, para que as crianças aumentem suas “produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais” (BRASIL, 2018, p. 38).

 

A organização do currículo desta etapa da educação na BNCC é estruturada em cinco campos de experiências, a partir dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Um dos campos de experiência trazido pela organização curricular da Educação Infantil na BNCC é o “corpo, gestos e movimentos”, no qual, por meio da ludicidade e da interação, a criança deve ter a possibilidade de explorar e experienciar sons, gestos, movimentos e mímica com o corpo para se perceber no espaço. 

 

Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 3 jan. 2024.

 

A partir disso, imagine que você trabalha como regente de uma turma em uma creche, com crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) e elaborará uma brincadeira, buscando alcançar um dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que compõem o campo de experiência “corpo, gestos e movimentos”. Para desenvolver sua atividade, você considerará os seguintes aspectos:

 

1) Cite o objetivo de aprendizagem e desenvolvimento (conforme a faixa etária) que pretende alcançar com a brincadeira (copie como está na BNCC).

2) Escreva o nome da brincadeira, o espaço no qual ela ocorrerá e a sua duração.

3) Escreva quais materiais serão utilizados para realizar a brincadeira.

4) Escreva como será o desenvolvimento da brincadeira.

5) Escreva qual será a intervenção pedagógica (orientar, conversar, levar a criar hipóteses etc.).

6) Escreva qual será a forma de registro da brincadeira (desenho, fotografia, colagem, relatório etc.).

7) Escreva um texto dissertativo (mínimo 15 e máximo 25 linhas) justificando a importância do brincar para o desenvolvimento infantil. Utilize duas referências (livro da disciplina, artigos, dissertações, teses) para embasar seu texto (utilize uma citação direta e outra indireta).

 

OBSERVAÇÕES:

 

— Atenção ao enviar a atividade, certifique-se de que está enviando o arquivo correto.​ O arquivo deve ser enviado UMA ÚNICA VEZ.

— Você não precisa aplicar a brincadeira com uma criança. Você apresentará apenas o planejamento.

— Utilize o formulário padrão disponível no Material da Disciplina.

— Utilize a letra Arial, tamanho 12, com espaçamento 1,5 e alinhamento justificado.

— Utilize as normas da ABNT para escrever seu texto dissertativo. Esteja atento às regras para as citações diretas e indiretas e para as referências (acesse a sala do café para assistir ao vídeo explicativo, de como realizar citações e referências, conforme as normas da ABNT).

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Figura 1 - Treliça de cobertura – unidade em mm Fonte: a autora. Os máximos esforços das barras são apresentados no diagrama dos esforços normais da Figura 2.   Figura 2 - Diagrama dos Esforços Normais - kN Fonte: a autora.
07/05/2024
Integrare Academy

Figura 1 - Treliça de cobertura – unidade em mm Fonte: a autora.   Os máximos esforços das barras são apresentados no diagrama dos esforços normais da Figura 2.   Figura 2 - Diagrama dos Esforços Normais - kN Fonte: a autora.               Para a execução da treliça, você utilizará uma seção múltipla para os […]

2- Conforme estudado durante toda a disciplina, há situações em que, apesar de se enquadrar como ato ilícito, o ato lesivo não é considerado ato ilícito, pois a lei lhe retira a ilicitude, ou seja, classificadas como “excludentes de ilicitude”. Diante disso, escolha 2 delas e explique o seu conceito apresentando um exemplo. (Sua resposta deverá conter de 3 a 10 linhas).
22/07/2024
Integrare Academy

  2- Conforme estudado durante toda a disciplina, há situações em que, apesar de se enquadrar como ato ilícito, o ato lesivo não é considerado ato ilícito, pois a lei lhe retira a ilicitude, ou seja, classificadas como “excludentes de ilicitude”. Diante disso, escolha 2 delas e explique o seu conceito apresentando um exemplo. (Sua […]

Nessa atividade você poderá utilizar fontes de pesquisa, tais como livros, revistas científicas e internet, desde que todas as fontes estejam citadas na atividade. Isso porque atividades plagiadas serão zeradas.
12/04/2024
Integrare Academy

Nessa atividade você poderá utilizar fontes de pesquisa, tais como livros, revistas científicas e internet, desde que todas as fontes estejam citadas na atividade. Isso porque atividades plagiadas serão zeradas. Utilize o espaço em branco a seguir para discorrer acerca da sua atividade. Atenção: • Responda na caixa de resposta a seguir. • Antes de […]

Com base no texto sobre arboviroses, responda às seguintes questões relacionadas ao diagnóstico imunológico: a) CITE os principais marcadores imunológicos detectados durante o diagnóstico das arboviroses e DISCUTA seu significado clínico.
06/06/2024
Integrare Academy

Com base no texto sobre arboviroses, responda às seguintes questões relacionadas ao diagnóstico imunológico: a) CITE os principais marcadores imunológicos detectados durante o diagnóstico das arboviroses e DISCUTA seu significado clínico. b) EXPLIQUE o princípio do método de ELISA indireto e da imunocromatografia para pesquisa do antígeno NS1 para o diagnóstico da dengue. c) EXPLIQUE […]

b) Assista ao vídeo com explicações sobre a realização da atividade que está disponível no mural de avisos.
05/06/2024
Integrare Academy

b) Assista ao vídeo com explicações sobre a realização da atividade que está disponível no mural de avisos. c) Atente-se aos materiais complementares que possam ser utilizados para a realização da atividade. Esses, em caso de uso, estarão na pasta Material da disciplina. d) A atividade deve ser apresentada no formulário padrão que está disponível […]

- Brailling: um professor ou colega deve orientar o aluno, por meio do tato, a perceber a execução de um movimento ou habilidade.​
26/08/2024
Integrare Academy

MAPA - EDU - EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA - 53_2024   O componente curricular Educação Física tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social. Na BNCC, cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das seis unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental, sendo elas os esportes, a ginástica, a […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp