• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Resultados Iniciais: Houve uma redução de 50% nas falhas de equipamento e uma melhoria

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - PGER - IMERSÃO PROFISSIONAL: MAPEAMENTO DE PROCESSOS - 53_2024

 

A implementação de uma estratégia bem definida e uma gestão eficiente de processos são fundamentais para o sucesso de qualquer organização. A estratégia fornece um direcionamento claro e uma visão de longo prazo, ajudando a alinhar as atividades e recursos da empresa com seus objetivos principais. Sem uma estratégia bem formulada, as organizações podem perder o foco, desperdiçar recursos e perder oportunidades de crescimento.

 

Kaplan, R. S., & Norton, D. P. (1996). The Balanced Scorecard: Translating Strategy into Action. Harvard Business Review Press.

Etapa 1

- Leia o texto de apoio.

 

CRUZ, Tadeu. Processos organizacionais & métodos: BPM & tecnologias da informação, metodologia DOMP, desafios da revolução 4.0 / Tadeu Cruz. – 5. ed. – São Paulo: Atlas, 2021. – Páginas 130 a 132

ROCHA, Henrique M.; BARRETO, Jeanine S.; AFFONSO, Ligia M. F. Mapeamento e controle de processos. Porto Alegre : SAGAH, 2017. Páginas 158 a 161.

WERKEMA, Cristina. Métodos PDCA e Demaic e Suas Ferramentas Analíticas . Rio de Janeiro: Editora Atlas, 2021 . Capítulos 3 e 4.

 

Etapa 2

- Realização e envio da atividade solicitada.

 

Vamos lá?!

 

Etapa 1: Leitura do texto de apoio

A empresa SuperGadgets é uma fábrica de médio porte que produz diversos componentes eletrônicos para dispositivos de consumo, como smartphones e tablets. Recentemente, a empresa tem enfrentado problemas sérios com atrasos na entrega dos produtos, o que está prejudicando a relação com os clientes e resultando em multas contratuais.

Os atrasos foram atribuídos a problemas na linha de montagem, onde ocorrem frequentes interrupções devido a falhas de equipamento e a falta de peças no momento necessário. A gerência identificou a necessidade de revisar os processos de produção e logística para resolver esses problemas.

Problema

A linha de montagem da SuperGadgets está enfrentando:

Interrupções frequentes devido a falhas de equipamento.

Falta de peças e componentes no momento necessário, causando paradas na produção.

Atrasos na entrega dos produtos aos clientes, resultando em multas contratuais.

Solução

O gerente de processos da SuperGadgets, Maria, foi encarregada de resolver esses problemas. Maria decidiu aplicar uma metodologia PDCA para o gerenciamento de processos para identificar e solucionar as causas das interrupções e atrasos. Aqui está como ela abordou a situação:

P (Plan - Planejar):

Maria começou coletando dados sobre os tempos de parada da linha de montagem, a frequência e a causa das falhas de equipamento, e os atrasos na entrega dos componentes.

Ela também entrevistou os operadores da linha de montagem para obter uma visão detalhada dos problemas diários que enfrentavam.

Nesta fase, Maria identificou os problemas e coletou dados relevantes para entender a situação atual e definir claramente o que precisava ser melhorado.

D (Do - Executar):

Maria utilizou uma ferramenta específica para mapear o processo de produção e identificar os gargalos e pontos críticos.

Ela descobriu que as falhas de equipamento estavam ocorrendo devido à manutenção inadequada e que a falta de peças era resultado de uma coordenação ineficiente entre a produção e a logística.

Nesta fase, Maria analisou os dados coletados e identificou as causas raiz dos problemas, utilizando ferramentas apropriadas para investigação e análise.

C (Check - Verificar):

Maria criou um plano de manutenção preventiva para reduzir as falhas de equipamento.

Ela também implementou um sistema de controle de inventário em tempo real para garantir que as peças necessárias estivessem sempre disponíveis na linha de montagem.

Foram estabelecidas reuniões semanais entre as equipes de produção e logística para melhorar a comunicação e a coordenação.

Nesta fase, Maria desenvolveu e implementou um plano de ação para abordar as causas raiz identificadas, focando na resolução dos problemas e na melhoria dos processos.

 

Etapa 2: Agora é com você!

Até aqui, você acompanhou todas as etapas que Maria seguiu para resolver os problemas na linha de montagem da SuperGadgets. Nesta atividade, sua tarefa é completar a última etapa do ciclo PDCA para garantir a melhoria contínua. Sendo assim indique a etapa A (Act – Agir), analisando o seguinte cenário:

Maria monitorou os resultados das ações implementadas para garantir que as melhorias esperadas fossem alcançadas e para identificar oportunidades adicionais de melhoria contínua. Após a implementação das medidas iniciais, ela apresentou o seguinte cenário:

Resultados Iniciais: Houve uma redução de 50% nas falhas de equipamento e uma melhoria significativa na disponibilidade de peças.

Feedback da Equipe: A equipe reportou que houve melhorias na comunicação entre os turnos, porém ainda ocorrem problemas ocasionais de falta de peças durante os picos de produção.

Novos Desafios: Durante os picos de produção, ainda há casos de falta de algumas peças, ocasionando pequenas paradas.

 

Com base nos resultados iniciais e no feedback recebido, descreva as ações que Maria deve tomar para concluir o ciclo PDCA. Considere aspectos como novos ajustes no plano de manutenção, melhorias no sistema de controle de inventário e estratégias para lidar com os picos de produção. Sua resposta deve ter entre 5 a 10 linhas.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Etapa 1: Nessa primeira etapa, você deverá agendar uma reunião virtual ou presencial com o investidor para conhece-lo melhor. Escreva três questões iniciais que você irá fazer ao investidor. Essas informações são fundamentais para as próximas etapas. Caso você não consiga um investidor disposto a ser entrevistado, imagine você recebendo um analista financeiro que lhe passará recomendações de investimentos, quais temas seriam interessantes para te levar a uma decisão.
05/06/2024
Integrare Academy

Etapa 1: Nessa primeira etapa, você deverá agendar uma reunião virtual ou presencial com o investidor para conhece-lo melhor. Escreva três questões iniciais que você irá fazer ao investidor. Essas informações são fundamentais para as próximas etapas. Caso você não consiga um investidor disposto a ser entrevistado, imagine você recebendo um analista financeiro que lhe […]

Atividade MAPA – Métodos de Pesquisa Aplicada à Gestão Pública Olá, acadêmico(a) do curso de Gestão Pública! A atividade proposta corresponde ao Material de Avaliação Prática da Aprendizagem- MAPA. O objetivo desta atividade é fazer com que você tenha uma experiência imersiva na reflexão sobre um problema social persistente – a fome no Brasil; e como a metodologia de pesquisa é fundamental na condução de políticas públicas que buscam respostas para esses problemas.
03/05/2024
Integrare Academy

MAPA - GPUB - MÉTODOS DE PESQUISA APLICADOS À GESTÃO PÚBLICA - 52_2024   Atividade MAPA – Métodos de Pesquisa Aplicada à Gestão Pública Olá, acadêmico(a) do curso de Gestão Pública! A atividade proposta corresponde ao Material de Avaliação Prática da Aprendizagem- MAPA.   O objetivo desta atividade é fazer com que você tenha uma […]

Com base nas informações apresentadas e visando ajudar a lavanderia avaliar os parâmetros de formação de filas na lavagem das roupas, responda: a) Admitindo que o sistema atual apresenta um comportamento de fila do tipo M/M/1/inf/FIFO, encontre: I. O número médio de clientes na fila para lavagem (clientes/hora). II. O número médio de clientes no sistema (clientes/hora). III . O tempo médio de clientes na fila para lavagem (minutos). IV. O tempo médio de clientes no sistema (minutos). V. A taxa de ocupação do sistema. VI. E a taxa de ociosidade do sistema.
07/05/2024
Integrare Academy

Com base nas informações apresentadas e visando ajudar a lavanderia avaliar os parâmetros de formação de filas na lavagem das roupas, responda: a) Admitindo que o sistema atual apresenta um comportamento de fila do tipo M/M/1/inf/FIFO, encontre: I. O número médio de clientes na fila para lavagem (clientes/hora). II. O número médio de clientes no […]

3) Caso o Rio Grande do Sul não publicasse o Decreto 57.618, o benefício seria válido? Justifique sua resposta utilizando trechos da própria legislação.
18/07/2024
Integrare Academy

  3) Caso o Rio Grande do Sul não publicasse o Decreto 57.618, o benefício seria válido? Justifique sua resposta utilizando trechos da própria legislação. 4) Considerando as disposições do Decreto 57.618, caso uma empresa esteja comprando mercadoria para revenda em operação interestadual, fará uso de seu benefício fiscal? Justifique sua resposta e associe com […]

Vamos à atividade: Calcule a integral de linha do campo vetorial dado por (...) ao longo do triângulo de vértices A(1,1) B(-1,1) e C(0,1-), com orientação no sentido anti-horário: Calcule (...) utilizando o Teorema de Green O que se pode concluir a respeito dos cálculos efetuados nas alternativas anteriores?
06/05/2024
Integrare Academy

Vamos à atividade:   Calcule a integral de linha do campo vetorial dado por (...) ao longo do triângulo de vértices A(1,1) B(-1,1) e C(0,1-), com orientação no sentido anti-horário: Calcule (...) utilizando o Teorema de Green O que se pode concluir a respeito dos cálculos efetuados nas alternativas anteriores?  

DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO Este item deve conter: - Descrição do setor e do período de estágio: (descrever em qual setor foi realizado bem como o período de realização).  - Atividades desenvolvidas: (descrição detalhada das atividades executadas durante o estágio, devendo estas estar de acordo com as atividades previamente descritas no Plano de Atividades de Estágio já entregue.
15/07/2024
Integrare Academy

  DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO   Este item deve conter:   - Descrição do setor e do período de estágio: (descrever em qual setor foi realizado bem como o período de realização).  - Atividades desenvolvidas: (descrição detalhada das atividades executadas durante o estágio, devendo estas estar de acordo com as atividades previamente descritas no Plano de […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp