• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Quartel Central do 5ºGB em Maringá/PR (09/01/2023) - O 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná foi acionado, às 14h34min desta segunda-feira (09), para o atendimento de vítima de choque elétrico em edificação na Av. Dr. Mario Clappier Urbinatti, em Maringá. De acordo com o solicitante, o homem de 27 anos instalava placas fotovoltaicas no telhado do imóvel quando recebeu descarga elétrica de aproximadamente 700V de corrente contínua de um desses painéis solares, entrando imediatamente em parada cardiorrespiratória.

  • Período

    01/09/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Quartel Central do 5ºGB em Maringá/PR (09/01/2023) - O 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná foi acionado, às 14h34min desta segunda-feira (09), para o atendimento de vítima de choque elétrico em edificação na Av. Dr. Mario Clappier Urbinatti, em Maringá. De acordo com o solicitante, o homem de 27 anos instalava placas fotovoltaicas no telhado do imóvel quando recebeu descarga elétrica de aproximadamente 700V de corrente contínua de um desses painéis solares, entrando imediatamente em parada cardiorrespiratória.

 

Diante do grave cenário, foram despachados pelo Corpo de Bombeiros uma ambulância, um caminhão de resgate e salvamento (ABTR) e o Oficial de Área. Ao mesmo tempo, o Samu enviou um suporte avançado de vida.

 

No local, as equipes encontraram o adulto no telhado de zinco, há cerca de 6 metros do solo entre placas solares, em parada cardiorrespiratória, com sinais de potencial entrada da energia elétrica por sobre o coração. Imediatamente, técnicas de atendimento pré-hospitalar básico e avançado foram aplicadas como intubação, desfibrilação, administração de drogas e manobras de reanimação cardíaca. Foram cerca de 40 minutos de trabalho conjunto, contudo não houve alteração no desfecho fatal.

 

Para a extração até o solo, a guarnição estabeleceu um sistema de salvamento vertical com ancoragens no telhado e utilização de escada como trilho. Enquanto o suporte à vítima continuava, a plataforma mecânica foi acionada para execução de plano alternativo de resgate, tendo sido esta a opção para a descida do corpo ao solo.

 

A Polícia Militar, Polícia Científica e IML estiveram no local, e a região do telhado em que houve o sinistro foi isolado a pedido da perita para trabalhos ainda a serem desempenhados pela Polícia Científica.

Fonte: <https://www.bombeiros.pr.gov.br>

Você percebe a seriedade do assunto quando pensamos em acidentes envolvendo descarga elétrica de alta voltagem? Percebe como o profissional bem preparado pode atuar em várias frentes como: primeiros socorros à vítima otimizando o tempo desse cuidado assim como na prevenção desse tipo de acidente? A educação continuada dos trabalhadores é fundamental para prevenir os agravos no local de trabalho, reduzir riscos, acidentes e o adoecimento do trabalhador. Estabelecer uma relação próxima esclarecedora com o trabalhador, é fundamental para boa adesão das práticas e segurança.

Dessa forma, o desafio da atividade MAPA da disciplina Gestão de Emergências e Primeiros Socorros é justamente propiciar a reflexão e a experimentação, considerando sua inserção profissional no mercado de trabalho.

Tendo em vista a necessária atuação prática em seu dia a dia profissional, vamos desenvolver uma proposta de atividade de ensino baseada nos aspectos de primeiro atendimento a vítima de choque elétrico. Diante disso, sua tarefa é:
 

1- A partir do caso apresentado e dos estudos da disciplina, descreva a seguir de que forma você poderia intervir com ações de primeiros socorros. Descreva suas ações imaginando que encontrou a vítima logo após receber a descarga elétrica, choque dinâmico, quais seriam seu passos nessa situação?

2- Após a conduta inicial, e sabendo a gravidade que é um acidente com choque elétrico em alta voltagem, descreva o que é um choque elétrico e identifique os possíveis danos secundários ao choque que podem acometer essa vítima.

3-  Diante de todo conhecimento prévio sobre o tema choque elétrico, nossas aulas e material didático, seu papel além de saber o passo a passo do atendimento à vítima com segurança, também é pensar na proteção e educação continuada aos colegas de trabalho. Pensando nesse papel tão importante, sua tarefa aqui é produzir um material educativo sobre atendimento à vítima de choque elétrico. Você deverá criar uma arte (cartaz/quadro ou power point) de forma didática e criativa, utilizando imagens para demonstrar esse atendimento (esse material deverá ser transformado em imagem para ser inserido no formulário padrão. Fique à vontade para utilizar, desenhos, fotos ou imagens da internet para montar sua arte.

OBS: pode-se utilizar o canva para realização da sua arte. O vídeo explicativo do mesmo está na Sala do Café.

IMPORTANTE:

- Faça sua atividade no formulário padrão (faça o download do arquivo, que está disponível na pasta material da disciplina, no ambiente da disciplina.
- Assista ao vídeo explicativo da atividade no fórum de vídeos explicativos no ambiente da disciplina.
- Faça a leitura do livro da disciplina e utilize outras fontes de pesquisa sobre o assunto.
- A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas.​
- Em casos de dúvidas, entre em contato com o seu Professor (a) Mediador (a) pelo Studeo através do Fale com o Mediador.
- Se certifique de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de Finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização. ​
- Atenção para não inserir arquivos errados​

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

O uso de cartilhas é de um ensino não contextualizado com a realidade das crianças, é algo que não cabe mais ao ensino e aprendizagem atual. Compreender as experiências e a bagagem de conhecimento que traz cada criança é algo fundamental à pratica docente, assim será possível agregar valor a esse processo incluindo diversidade de gêneros textuais com temáticas relacionadas a essas experiências, que sejam significativas para a turma, especialmente quando se trata da etapa da alfabetização (MORAES, 2014).
19/07/2024
Integrare Academy

    O uso de cartilhas é de um ensino não contextualizado com a realidade das crianças, é algo que não cabe mais ao ensino e aprendizagem atual. Compreender as experiências e a bagagem de conhecimento que traz cada criança é algo fundamental à pratica docente, assim será possível agregar valor a esse processo incluindo […]

A dimensão lúdica deve oferecer à criança oportunidades para desenvolver sua capacidade de deduzir e fazer perguntas por meio da tentativa e erro. Quando utilizados, os brinquedos facilitam a aprendizagem, o desenvolvimento e a socialização das crianças.
19/07/2024
Integrare Academy

  A dimensão lúdica deve oferecer à criança oportunidades para desenvolver sua capacidade de deduzir e fazer perguntas por meio da tentativa e erro. Quando utilizados, os brinquedos facilitam a aprendizagem, o desenvolvimento e a socialização das crianças.   Considere a situação hipotética a seguir:   Você foi contratado como professor(a) em uma escola pública […]

ATIVIDADE 1 - TEOL - HISTÓRIA DA IGREJA II - 53_2025
29/08/2025
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - TEOL - HISTÓRIA DA IGREJA II - 53_2025 A Reforma Protestante do século XVI não foi apenas um rompimento teológico com a Igreja Católica, mas também um fenômeno profundamente ligado a transformações sociais, políticas e culturais da Europa. Martinho Lutero e outros reformadores desafiaram a autoridade eclesiástica centralizada, traduziram as Escrituras para […]

PROVA – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: INOVAÇÃO E PENSAMENTO CRIATIVO – 52_2024
03/07/2024
Integrare Academy

1ª QUESTÃO “Nem sempre as melhores ideias pintam na hora que você está mais relaxado. Na verdade, segundo Gisela, a pressão pode ser um bom estímulo para que as ideias tomem corpo. ‘Pressão é diferente de opressão, que é quando uma voz interna diz, por exemplo, que você não vai conseguir’, diz” (Abrantes, 2013, on-line). […]

A diferença entre elas está na atuação comercial. A “Empresa A” possui time comercial desorganizado e sem padrão. Já a “Empresa B” utiliza estratégias comerciais e de vendas.
21/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 PORTFÓLIO - GCOM - IMERSÃO PROFISSIONAL: ESTRATÉGIA COMERCIAL E DE VENDAS - 53_2024   Estamos inseridos em um mundo dinâmico e altamente competitivo, no qual o cliente assume um papel de destaque na tomada de decisão dentro do processo da venda. Na atualidade, o cliente é mais eclético, prático e pouco fiel às […]

Objetivo da Atividade: 1. Promover a análise crítica de artigos científicos em áreas diversificadas da engenharia. 2. Identificar a integração de conhecimentos multidisciplinares na resolução de problemas técnicos. 3. Desenvolver habilidades de síntese e avaliação metodológica de pesquisas acadêmicas.
12/06/2025
Integrare Academy

Objetivo da Atividade: 1. Promover a análise crítica de artigos científicos em áreas diversificadas da engenharia. 2. Identificar a integração de conhecimentos multidisciplinares na resolução de problemas técnicos. 3. Desenvolver habilidades de síntese e avaliação metodológica de pesquisas acadêmicas.

1 2 3 … 1.606 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp