• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

- Quais são as suas práticas para evitar comportamentos inadequados ou antiéticos, como o assédio, o preconceito ou a discriminação?

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - PRÁTICA PEDAGÓGICA: VIVÊNCIA PROFISSIONAL - 53_2024

 

Você, estudante de licenciatura, está se constituindo enquanto “ser docente”. Uma das premissas que devem fazer parte desta sua constituição é a ética profissional.
Neste sentido, podemos considerar que a ética docente se refere aos princípios e valores morais que orientam o comportamento e as ações de um professor em sua prática profissional. É um conjunto de normas e padrões éticos que regem a conduta do professor com relação aos alunos, colegas, comunidade escolar e à profissão em si.
A ética docente envolve a responsabilidade em promover um ambiente de aprendizado seguro, inclusivo e respeitoso, onde os direitos dos alunos são protegidos e valorizados. Isso implica em tratá-los de forma justa e equitativa, respeitando suas individualidades, diversidades e necessidades educacionais.
Além disso, a ética docente abrange a honestidade intelectual, evitando o plágio, a fraude acadêmica e qualquer forma de desonestidade no processo de ensino, aprendizagem e avaliação pedagógica. Também envolve a transparência na comunicação com os alunos, pais e colegas, assim como a preservação da confidencialidade das informações pessoais e escolares dos alunos.

Diante de um tema tão importante, é hora do “mão na massa”. Você deverá ir até o ambiente de sua futura atuação profissional, ou seja, uma escola, e entrevistar de 2 a 4 professores experientes para verificar a percepção deles quanto à ética docente.
Separamos aqui um roteiro para suas entrevistas, mas fique à vontade para incluir ou omitir algumas destas questões. O importante é que, com os dados coletados nas entrevistas, você consiga traçar um panorama referente à temática na realidade que o circunda.
- Como você define ética profissional no contexto docente?
- Quais são os princípios éticos que você considera essenciais para um professor?
- Quais são os desafios éticos mais comuns que os professores enfrentam em sua prática profissional? Como você lida com esses desafios?
- Como você equilibra a responsabilidade de transmitir conhecimento com a necessidade de desenvolver habilidades éticas nos alunos?
- Como você promove a igualdade de oportunidades e a inclusão na sala de aula?
- Quais estratégias você utiliza para garantir a equidade e o respeito entre os alunos?
- Como você lida com a privacidade dos alunos e a confidencialidade das informações compartilhadas na sala de aula?
- Quais são as suas práticas para evitar comportamentos inadequados ou antiéticos, como o assédio, o preconceito ou a discriminação?

Ao finalizar suas entrevistas, você organizará as informações coletadas em um texto dissertativo argumentativo, evidenciando a “Ética Docente”. Considere:
1. Título: “Ética Docente”.
2. Introdução: apresente a temática, conceitue ética e relate os moldes da organização das entrevistas.
3. Desenvolvimento: organize e compile as ideias coletadas nas entrevistas.
4. Conclusão: argumente, com base nos dados coletados durante as entrevistas, sobre a realidade escolar com relação à ética docente.

Orientações:
- Desenvolva o seu trabalho no Template da ATIVIDADE DE ESTUDO 1, disponibilizado no Material da Disciplina.
- Colete a assinatura dos entrevistados dando o consentimento para a entrevista (imprima o Termo de Consentimento disponibilizado no Material da Disciplina).
- Insira os termos de consentimento ao final de seu texto.
- Elabore seu texto de forma dissertativa argumentativa.
- Escreva seu texto contendo no mínimo 15 e no máximo 30 linhas.
- Utilize argumentos convincentes, que expressem sua criticidade.
- Leia novamente o que escreveu, amplie as ideias e conclua sua atividade.
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.
- Caso utilize citações para fundamentar seu texto, siga as normas da ABNT para citações e referências, informe a referência completa do material pesquisado ao final de seu texto.
- Formate seu texto com as seguintes configurações: Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado.
- Após concluir a sua atividade, salve e envie o arquivo em formato de documento Word.
- Tanto seu texto quanto os termos de consentimento deverão estar presentes no Template da AE1, pois não é possível anexar mais de um arquivo para responder à atividade.

Atenção:
- Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão "Selecionar arquivo". Após anexar o trabalho e certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar".
- Após "Finalizar a Atividade", não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.

Bom estudo!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Os custos para a manutenção do setor de materiais e patrimoniais é oneroso devido a diversos fatores como: roubos, furtos, aluguel de espaços físicos, seguros, entre outros, podendo chegar a níveis altíssimos e insuportáveis
22/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - GPUB - ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS - 53_2024 Olá, estudante de Gestão Pública. A atividade proposta corresponde à Atividade de Estudo 1, da disciplina de Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais. O objetivo desta atividade é aprofundar o entendimento sobre a nova legislação e as diretrizes para aquisições no setor […]

PLANO DE AULA - INFANTIL III (3 ANOS) CAMPO DE EXPERIÊNCIA: Traços, sons, cores e formas. OBJETIVO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: Utilizar diferentes materiais, suportes e procedimentos para grafar, explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes.
06/05/2024
Integrare Academy

PLANO DE AULA - INFANTIL III (3 ANOS) CAMPO DE EXPERIÊNCIA: Traços, sons, cores e formas. OBJETIVO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: Utilizar diferentes materiais, suportes e procedimentos para grafar, explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes.   Faça o download do formulário padrão obrigatório para a atividade, nele consta todas as orientações. Para sua […]

Diante disso, o que você, estudante, entende por barreiras comerciais? E, na sua opinião, elas são boas ou ruins para o comércio global?
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - LOG - LOGÍSTICA INTERNACIONAL - 53_2024   Apesar dos esforços em prol do comércio entre as nações e dos efeitos que a globalização e a tecnologia trouxeram, ainda existem barreiras ao comércio internacional. Essas barreiras são aplicadas, muitas vezes, no intuito de proteger o mercado interno diante da concorrência — nem sempre […]

Etapa 3 - Monte um Diagrama de causa e efeito (Diagrama de Ishikawa), para que seja identificado, as possíveis causas que tem provocado, atraso na entrega e defeitos no produto final.
02/05/2024
Integrare Academy

Etapa 3 - Monte um Diagrama de causa e efeito (Diagrama de Ishikawa), para que seja identificado, as possíveis causas que tem provocado, atraso na entrega e defeitos no produto final.   Etapa 4 - Apresente as melhorias que devem ser feitas para que a empresa consiga obter melhores resultados.

MAPA - TEOL - EDUCAÇÃO CRISTÃ E ENSINO RELIGIOSO - 52_2025
12/06/2025
Integrare Academy

MAPA - TEOL - EDUCAÇÃO CRISTÃ E ENSINO RELIGIOSO - 52_2025 MAPA Essa atividade está dividida em 2 etapas: Elaboração do plano de aula e Gravação de Videoaula. CONSIDERE A SEGUINTE SITUAÇÃO HIPOTÉTICA: No exercício de sua prática docente como professor de Ensino Religioso em uma instituição pública de ensino, você recebe a tarefa de […]

Biossegurança é definida como o conjunto de procedimentos, ações, técnicas, metodologias, equipamentos e dispositivos capazes de eliminar ou minimizar riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços que podem comprometer a saúde de homem, animais, meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.
12/04/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 01 - SAÚDE - BIOSSEGURANÇA E BIOÉTICA - 51/2024  Biossegurança é definida como o conjunto de procedimentos, ações, técnicas, metodologias, equipamentos e dispositivos capazes de eliminar ou minimizar riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços que podem comprometer a saúde de homem, animais, meio ambiente ou a […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp