QUESTÃO 1
Leia o texto:
Se olharmos para o radical da palavra política, verificamos que esse termo vem do grego politikos, que significa assuntos relacionados a polis, isto é, aos modelos de cidade-estado da Grécia Antiga. É claro que as cidades mudaram muito do período em que o termo foi criado até os dias de hoje; mas tanto as cidades-estado da Grécia quanto as cidades brasileiras têm os mesmos ingredientes para definirmos o que é a política e os seus efeitos: povo, governantes e disputas em torno do poder do governo que somente a política pode proporcionar. Assim, se olharmos para essa explicação clássica em torno do radical do termo, conseguimos ver a primeira definição sobre a política com os assuntos relacionados às cidades, ou seja, a forma de governar uma cidade (e daí as subdivisões de quem governa e como governa, questões clássicas da Ciência Política) e os problemas que as cidades atravessam ao longo do período em que os políticos estão no poder (VALENCIANO, 2023).
Fonte: VALENCIANO, T. A Política e seu Campo Próprio: como entendê-la? In: VALENCIANO, T. A. Formação Sociocultural e Ética I. Maringá: Unicesumar, 2023.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
A origem da política remonta à participação na comunidade, à vida individualizada.
Alternativa 2:
A palavra "política" se refere, por definição, àquilo que é privado, pode ser uma redundância pensar em políticas públicas.
Alternativa 3:
A política, para Aristóteles, começa no seio familiar, na convivência entre familiares e, depois, expande-se para o resto da sociedade.
Alternativa 4:
O significado de política está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao interesse particular, restringindo o bem público e sua administração.
Alternativa 5:
O surgimento da política ocorreu na Grécia Antiga, quando se percebeu a necessidade da criação de meios para manter as coisas como estavam nas cidades gregas (polis).
QUESTÃO 2
Leia o texto:
Um dos textos mais evocados ao se tratar de política (e que busca chamar a atenção sobre a necessidade da política) é O Analfabeto Político, do teatrólogo alemão Bertolt Brecht (1898–1956). Vemos que Brecht afirma que o pior analfabeto é o político, que é aquele que não ouve, não fala e não participa dos acontecimentos políticos (VALENCIANO, 2023).
Fonte: VALENCIANO, T. A Política e seu Campo Próprio: como entendê-la? In: VALENCIANO, T. A. Formação Sociocultural e Ética I. Maringá: Unicesumar, 2023.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
O analfabeto político é aquele que se interessa pela política e participa dela.
Alternativa 2:
O analfabetismo político é uma condição assertiva, pois impede os cidadãos de exercerem o seu poder como agentes políticos.
Alternativa 3:
O analfabetismo político é um conceito que se refere ao excesso de entendimento, interesse e participação na política.
Alternativa 4:
Podemos inferir que um analfabeto político é uma pessoa que está sempre por dentro dos acontecimentos, manifestações, campanhas e outros eventos políticos.
Alternativa 5:
Brecht explica que a política é um assunto complexo que afeta a vida de todos. Por isso, é importante que todos os cidadãos estejam envolvidos na política, participando de forma ativa.
QUESTÃO 3
Considere a seguinte situação fictícia:
Pedro tem 68 anos, é aposentado e, desde sua juventude, posicionou-se como avesso às questões que envolvem a política, sempre afirmando não ter qualquer interesse sobre esse assunto. Ademais, por ter participado de várias eleições na condição de eleitor, ele acredita que tenha cumprido suficientemente com seu papel de cidadão.
Relacionando a situação hipotética com os conteúdos sobre política, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
Ao se declarar desinteressado, o aposentado está, de forma inequívoca, isento da política.
Alternativa 2:
A obrigação do voto, para escolha dos governantes, dispensa Pedro dos demais deveres como cidadão.
Alternativa 3:
É dificultoso para Pedro se livrar da política, pois se trata de uma manifestação constante na vida de todos os cidadãos.
Alternativa 4:
De modo geral, para o aposentado, assim como para grande parcela da população, é fácil compreender os assuntos relacionados à política.
Alternativa 5:
A prática política está desassociada de ações rotineiras, como o valor de impostos, da realização de obras e do custo dos itens de necessidade básica, por exemplo.
QUESTÃO 4
Considere a seguinte situação fictícia:
Em um município, no interior de Salvador, um grupo de jovens entusiastas decidiu se envolver na política local. Eles começaram a organizar reuniões e eventos para engajar outros jovens da comunidade. Eram discutidas questões que afetavam diretamente a juventude local, como acesso à educação de qualidade e a oportunidades de emprego. O grupo compareceu às audiências públicas na prefeitura para expressar suas preocupações. Eles propuseram a alocação de recursos para a criação de espaços de lazer e atividades culturais para jovens, promovendo seu bem-estar e desenvolvimento. Eles ganharam o apoio de um vereador que compartilhava suas visões e apresentou uma moção para aprovar seus projetos. Por fim, o município adotou um processo de Orçamento Participativo. Os jovens passaram a participar ativamente, apresentando propostas, defendendo-as perante à comunidade e votando nas prioridades orçamentárias.
A partir do caso exposto, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
Instrumentos de representação, participação e deliberação não têm impacto real no exercício da cidadania.
Alternativa 2:
Para o grupo, a verdadeira cidadania se basta no ato de votar, não participando ativamente na tomada de decisões políticas.
Alternativa 3:
A situação demonstra que as tomadas de decisões e a cidadania só se efetivam plenamente quando os diferentes são tratados com igualdade.
Alternativa 4:
O esforço dos jovens resultou em mudanças significativas, demonstrando que a cidadania ativa é uma expressão concreta do que não é o exercício da democracia.
Alternativa 5:
A cidadania ativa é irrelevante para o funcionamento de uma democracia saudável, já que os cidadãos não têm impacto real na governança e não desempenham nenhum papel na formação do futuro político e social de seu país.
QUESTÃO 5
Leia o texto:
Fonte: http://www.cataphora.com.br/2010/02/o-new-portugueis-linguagem-do-aluno-e.html. Acesso em: 20 set. 2023.
Com base na charge, analise as afirmativas a seguir:
I. A charge apresenta todos os vocábulos da Língua Inglesa e Portuguesa grafados corretamente.
II. O descontentamento na fala do aluno faz inferência ao mais novo acordo ortográfico da língua portuguesa.
III. A variação linguística "gíria" aparece algumas vezes na charge, como a expressão “tipo assim”, sendo uma gíria muito pronunciada para iniciar uma explicação.
IV. A fala está em concordância com o pensamento de Ferdinand de Saussure (1970, p. 24), o qual ressalta que “[...] novas expressões vão surgindo, […] o uso constante da língua permite comunicações distintas em diversas épocas e/ou situações”.
Fonte: SAUSSURE, F. de. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 1970.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
I e IV, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
QUESTÃO 6
Leia o texto:
Fonte: http://resenhadosletrados.blogspot.com/2014/11/etimologia-da-palavra-voce.html. Acesso em: 20 out. 2023.
Com base na charge, analise as afirmativas a seguir:
I. A variação linguística é exclusivamente influenciada pela geografia, ignorando fatores sociais e históricos.
II. A variação linguística é um fenômeno que afeta apenas o sistema fonético de uma língua, sem influência de fatores culturais e regionais.
III. A variação linguística é uma mudança puramente aleatória que não está relacionada a nenhum tipo de influência social, cultural ou histórica.
IV. A variação linguística é a mudança que pode ocorrer em algum ou em vários dos subsistemas constitutivos de uma língua (fonético, morfológico, sintático, léxico e semântico), de acordo com as condições sociais, culturais, regionais e históricas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
IV, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
QUESTÃO 7
Estimular a prática da alteridade é salutar ao desenvolvimento das relações sociais, uma vez que a ética consiste no caráter coletivo e mutável de funcionamento mais adequado de uma sociedade; a democracia implica a conformação de arranjos sociais e políticos em que diferentes grupos sejam considerados para as tomadas de decisões e a cidadania só se efetiva plenamente quando os diferentes são tratados de maneira equânime ou se busca a redução de disparidades sociais (GIMENES, 2023).
Fonte: GIMENES, É. R. Interesse Social: ética, democracia e cidadania. In: FORMAÇÃO Sociocultural e Ética I. Maringá: Unicesumar, 2023.
Analise as afirmativas a seguir:
I. No que se refere à alteridade, o lema da nação brasileira é partilhar costumes e valores de maneira equânime entre todos os indivíduos da sociedade.
II. A cidadania e o interesse social podem ser compreendidos como preceitos normativos impostos por meio da coação das leis nas esferas estadual e federal.
III. Democracia e cidadania pressupõem que a sociedade civil se mobilize e, juntamente com o governo, estabeleçam condições para o exercício da cidadania, educação e soberania dos cidadãos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
II, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
QUESTÃO 8
A população em situação de rua está inserida no grupo das populações vulneráveis, e, conforme disposto no Decreto nº 7.053, de 23 de dezembro de 2009, que institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua, trata-se de “grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular, e que utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente, bem como as unidades de acolhimento para pernoite temporário ou como moradia provisória”.
Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps/equidade/o-que-e-equidade/populacoes-em-situacao-de-vulnerabilidade-e-desigualdade-social. Acesso em: 23 out. 2023.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A situação de vulnerabilidade é um desafio social que envolve questões de ética e de comprometimento de cada cidadão com a coletividade.
PORQUE
II. Apesar das desigualdades no Brasil passarem pelo marcador étnico, as populações em situação de rua, de modo algum, relacionam-se com o preconceito historicamente constituído no país.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9
Irandé Antunes (2009 apud FASCINA, 2023) afirma que não é possível pensar em língua como objeto isolado, ao contrário: é preciso observar suas condições de uso. Assim, essa concepção de língua pensa no fenômeno linguístico a partir de suas intenções sociocomunicativas, observando as interações existentes entre seus interlocutores, além dos efeitos de sentido, seus contextos de uso, deixando, dessa maneira, de ser um signo contido de significado e significante e um amontoado de regras normativas. A partir da quebra dessa visão estrutural, é possível entender toda a mobilidade da língua.
Fonte: FASCINA, D. L. M. Linguagem, Comunicação e Interação. In: FORMAÇÃO Sociocultural e Ética I. Maringá: UniCesumar, 2023.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A partir da interação existente entre interlocutores, podemos afirmar que a língua é temporal e intacta.
PORQUE
II. A simples existência da língua pressupõe a presença explícita da linguagem com suas intenções sociocomunicativas em diversas épocas.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
A política não é apenas feita de homens, em carne e osso, desejos e necessidades, mas também de grupos que possuem maior ou menor força, em torno de interesses que nós, em nossa vida cotidiana, sequer temos possibilidade de conhecer. Dessa forma, desconfie de tudo que se refere à política. Desconfie dos jornais, televisão e redes sociais (VALENCIANO, 2023).
Fonte: VALENCIANO, T. A política e seu campo próprio: como entendê-la? In: FORMAÇÃO Sociocultural e Ética I. Maringá: UniCesumar, 2023.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Para compreender a política, importa obter conhecimento por meio de leituras de senso comum, confiar essencialmente em conchavos e no que é dito pelos políticos.
PORQUE
II. É por meio dos conhecimentos pautados na ciência que reflexões ocorrem e, apenas assim, poderemos nos tornar críticos e autônomos dentro de nossa sociedade.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.