PROBLEMATIZAÇÃO
“O planejamento estratégico é uma ferramenta que procurar auxiliar e controlar os riscos existentes quando se requer efetuar uma decisão de curto, médio ou longo prazo. É um processo de visão que um empreendimento se utiliza para avaliar o seu ambiente de negócio e, efetuar um aprimoramento quanto a sua capacidade de inserção e aproveitamento das oportunidades existentes no contexto de mercado, com o alinhamento dos avanços e resultados já alcançados.”
Fonte: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ap/artigos/planejamento-estrategico-para-pequenos-negocios,b913dd52aa611510VgnVCM2000004d00210aRCRD. Acesso em: 4 jul. 2024.
Atuar na área industrial requer flexibilidade e agilidade nas tomadas de decisão, ainda mais o engenheiro de produção que lida com diversas variáveis e recursos, conhecer cada um deles direciona o engenheiro ser mais assertivo em suas decisões e na busca da geração de novas oportunidades. E o processo de planejamento estratégico é uma ferramenta que permite ampliar a visão do negócio e direcionar esse negócio para obter objetivos estratégicos aproveitando as oportunidades do mercado.
SIGNIFICAÇÃO
Assim surge a nossa disciplina de planejamento estratégico para trazer até você direcionamentos para aplicação desta ferramenta, ampliando as decisões e reduzindo riscos. Aplicar os conceitos do planejamento estratégico possibilita que o negócio na área industrial que você atuará ou está atuando tenha um futuro desejado e planejado por meio da organização dos recursos alinhados com o fator estratégico, onde a empresa quer estar.
EXPERIMENTAÇÃO
Bom, e que tal experimentar uma ferramenta que permite a análise do mercado e tem total relação com o planejamento estratégico de uma empresa.
Sendo assim, lhe convido a assistir o vídeo do link abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=SjNMKb46n80
Vamos experimentar esse caso e aprender !!!
REFLEXÃO
Após ter essa experimentação gostaria que você refletisse sobre suas experiências em análise de mercado, você já parou para refletir sobre oportunidades e ameaças de uma empresa? Realize essa reflexão, ela será importante para o desenvolvimento de sua atividade.
CONCEITUALIZAÇÃO
No nosso próprio livro didático de planejamento estratégico estudamos e aprendemos sobre conceitos que apresentam a importância da análise SWOT.
“O objetivo principal dessa análise é determinar o que se convenciona chamar de FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO, que são aqueles fatores essenciais, vitais para o sucesso das estratégias organizacionais.”
PARDO, Paulo; PAIÃO, Leonardo Silva. Planejamento Estratégico. Maringá – Pr.: Unicesumar, 2022. pág. 187.
AÇÃO
Chegou o momento mais esperado em sua atividade Mapa, aquele em que você irá colocar a mão na massa, e partir para a Ação.
Nesta atividade Mapa você será convidado a definir o negócio de uma empresa na área industrial, analisar o seu ambiente interno e externo e após isso realizar alguns planejamentos.
Para atingir o seu objetivo nesta atividade , você terá algumas etapas, vamos para cada uma delas.
Etapa 1 – Escolhendo a Empresa na Área Industrial.
Você deverá escolher uma empresa que você já atuou, ou está atuando obrigatoriamente na área industrial, caso você não teve essa oportunidade poderá ser escolhida uma empresa da sua cidade ou região.
Ah, caso não queira citar o nome da empresa na área industrial, poderá ser citado o seguimento dentro da área industrial que ela atua.
Etapa 2 – Definindo o Negócio da Empresa na Área Industrial.
Após escolher a empresa na área industrial que você fará a sua atividade Mapa, você deverá elaborar um texto dissertativo que deixe claro qual é a definição de negócio da empresa escolhida.
Importante, essa definição de negócio deverá estar pautada em três dimensões, são elas:
- Quem está sendo satisfeito? (grupo de consumidores).
- O que está sendo satisfeito? (necessidades dos consumidores).
- Como os consumidores estão sendo satisfeitos? ( por meio de que habilidades, conhecimentos ou competências).
Nesta etapa já teremos a clareza da definição do negócio da sua empresa na área industrial escolhida.
Etapa 3 – Realizando a Análise Ambiental da Empresa na Área Industrial.
Após concluir as etapas anteriores chegou o momento em sua atividade de realizar uma análise ambiental da empresa escolhida na área industrial e para isso você deverá utilizar uma ferramenta.
Essa ferramenta de análise ambiental é análise SWOT.
Trata-se da análise tanto de dentro quanto de fora da organização, para assim se ter as informações e a compreensão necessárias para poder começar a se pensar em planejamento estratégico.
Nesta análise SWOT você deverá analisar o ambiente interno pontuando as forças e as fraquezas e logo em seguida o ambiente externo pontuando as oportunidades e ameaças para o negócio da empresa na área industrial escolhida.
Etapa 4 – Definindo o Planejamento da Empresa na Área Industrial.
Com a análise SWOT realizada você deverá definir no mínimo dois planejamentos:
- Um planejamento para alcançar alguma oportunidade através dos pontos fortes.
- Outro planejamento para evitar alguma ameaça e minimizar os pontos de fraqueza.
ENTREGAS
O seu desafio nesta atividade Mapa é entregar um material com as respostas às questões das quatro etapas descritas anteriormente, será disponibilizado um modelo de arquivo no Material da Disciplina que você deverá utilizar para inserção das respostas às questões.
Esse material é o que constitui a entrega da atividade Mapa, que deve ser realizado individualmente.
A equipe de professores mediadores está à sua disposição para o atendimento das dúvidas por meio do “Fale com o Mediador” em seu Studeo. Aproveite essa ferramenta!
Bom trabalho!