• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

PROBLEMÁTICA: ​Considere que você foi contratado por uma indústria farmacêutica que produz diversas substâncias líquidas. Sua primeira atribuição na empresa é determinar o calor específico de um líquido X.

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

PROBLEMÁTICA:

 

​Considere que você foi contratado por uma indústria farmacêutica que produz diversas substâncias líquidas. Sua primeira atribuição na empresa é determinar o calor específico de um líquido X.

 

Aquecer essa substância e medir sua variação de temperatura seria uma forma de medir esse calor específico, mas qual seria a quantidade de calor absorvida? É muito difícil dizer.

 

Para contornar esse problema, você poderia usar o princípio de que corpos isolados trocam calor até entrarem em equilíbrio térmico. Neste caso, supondo que não há mudança de fase envolvida, temos

Com isso, só fazemos menção as massas, calores específicos e temperaturas finais e iniciais dos corpos envolvidos. Contudo, isso trás outro problema. Precisaríamos saber o calor específico ou capacidade térmica C = m*c da outra substância com quem X está trocando calor.

 

Para contornar este problema, os cientistas escolheram uma substância para definir seu calor específico, a água, cujo valor é definido como ca = 1 cal/gºC. Dessa forma, poderíamos usar a água como referencia para medir o calor específico do líquido X.

 

Antes disso, precisamos contornar um problema prático: Quando colocamos um líquido dentro de um recipiente ele troca calor com este recipiente. Então, ao juntarmos o líquido X e água temos que levar em consideração o recipiente em que eles estão. Isso coloca mais uma variável no nosso problema: A capacidade térmica do recipiente.

 

Faremos, então, o seguinte: Usaremos a água como referência para determinar a capacidade térmica do recipiente. Depois, usaremos o recipiente e o líquido X para determinar o calor específico cX de X. 

 

Parte 1:

 

  1. a) Seja um calorímetro (recipiente do enunciado) de capacidade térmica desconhecida C a uma temperatura inicial de Tc. Suponha que aqueçamos uma massa ma de água até a temperatura Ta. Depositamos a água no calorímetro e medimos a temperatura final do sistema Tf1 após o equilíbrio térmico ser atingido. Mostre que a capacidade térmica do calorímetro é determinada por

 

  1. b) Faremos agora o mesmo procedimento, mas trocando a água pelo líquido X. Mostre que o calor específico $c_X$ do líquido X é determinado por:

 

Parte 2:

 

Após entender bem a parte teórica sobre como determinar o calor específico de um líquido, você deve colocar esse conhecimento em prática. Realize o experimento virtual nos simuladores da ALGETEC chamado de Calorimetria (https://unicesumar.grupoa.education/marketplace/ua/5fc79b67f30b4e00189c91ce). Indique em uma tabela os valores medidos das temperaturas e das massas em cada etapa do experimento separadamente e anexe os resultados na atividade.

 

Parte 3:

 

Agora é hora de combinar os resultados obtidos experimentalmente junto aos cálculos teóricos. Use os dados obtidos na parte 2 para determinar a capacidade térmica do calorímetro e o calor específico da substância que você usou no experimento. Com os resultados em mãos, discuta quais são as principais fontes de erros experimental que podem interferir no resultado final.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Com base nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) e suas respectivas metas
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - GQ - FUNDAMENTOS DA GESTÃO AMBIENTAL - 53_2024   Proteger o meio-ambiente, acabar com a pobreza e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade. Essas são algumas das metas desafiadoras propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o mundo. Mas, de que forma alcançá-las? Pensando em criar propostas concretas […]

#Entenda: A Semana Maringaense de Educação Financeira (SEMEF), um evento que visa promover a cultura de educação financeira em Maringá. É uma iniciativa do movimento Prosperingá e da Câmara Técnica Financeir
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA/PORTFÓLIO - IMERSÃO PROFISSIONAL: GESTÃO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA - 53_2024   Olá, estudante do Curso de Gestão Pública e da disciplina de IMERSÃO PROFISSIONAL: GESTÃO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA. A atividade proposta corresponde ao Material de Avaliação Prática de Aprendizagem (MAPA). O objetivo central desta atividade é permitir que você, estudante, compreenda a importância da Gestão Administrativa Financeira na redução […]

A partir da leitura do excerto e dos conhecimentos apresentados no Livro Digital, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. A questão da "mordomia" dos políticos pode colocar em evidência a corrupção, que assola o Brasil e o mundo, esse mal aumenta o desencanto de muitos cidadãos com a política. PORQUE A política é um fenômeno cujo único objetivo é promover a correta destinação dos recursos privados com a finalidade de colocar todos os cidadãos em nível de igualdade. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. Alternativas  Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.  Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.  Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.  Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.  Alternativa 5 - As asserções I e II são falsas.
22/07/2024
Integrare Academy

  A partir da leitura do excerto e dos conhecimentos apresentados no Livro Digital, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. A questão da "mordomia" dos políticos pode colocar em evidência a corrupção, que assola o Brasil e o mundo, esse mal aumenta o desencanto de muitos cidadãos com a política. […]

ATIVIDADE 1 - GERON - TÓPICOS EM GERONTOLOGIA - 52_2025
12/06/2025
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - GERON - TÓPICOS EM GERONTOLOGIA - 52_2025   O processo de envelhecimento envolve diversas alterações fisiológicas que impactam diretamente a saúde e a funcionalidade do corpo humano. A pele e o sistema musculoesquelético, em especial, sofrem modificações estruturais e funcionais que podem comprometer a qualidade de vida da pessoa idosa. Compreender essas […]

MAPA – CCONT – ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – 53_2024
18/07/2024
Integrare Academy

MAPA – CCONT – ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – 53_2024   Olá, estudante de Ciências Contábeis! Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na disciplina Administração Financeira! Para isso, você precisa cumprir três etapas a saber: Primeira etapa: LER atentamente o texto de apoio. Segunda etapa: CONSIDERAR a situação problema e REALIZAR a […]

Assim, com base nos conhecimentos de dermatologia, responda as questões abaixo: Uma das células mais importantes da pele, é o melanócito, que causa alterações de coloração, as discromias. Cite a localização histológica dos melanócitos na pele e explique como ocorre a produção do pigmento produzido por ele.
04/06/2024
Integrare Academy

Adaptado de LIMA, S.G.P; COUTO, V.F. Dermatologia e Disfunções da Pele. Maringá: UniCesumar, 2020.   Assim, com base nos conhecimentos de dermatologia, responda as questões abaixo: Uma das células mais importantes da pele, é o melanócito, que causa alterações de coloração, as discromias. Cite a localização histológica dos melanócitos na pele e explique como ocorre […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp