• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

PRIMEIRA ETAPA: AQUECIMENTO - Leitura dos textos de apoio. Gráfico 1 - A Grande Aceleração Fonte: Weetman Texto 1 A partir dos anos 1970, constata-se cada vez mais que muitos dos recursos de que dependemos para a nossa sobrevivência são finitos ou estão sujeitos às restrições impostas pela velocidade de renovação ou pela disponibilidade de terras. Em nossos ambientes urbanos, é fácil esquecer que a Terra e seus sistemas vivos fornecem tudo o que usamos ou consumimos – alimentos, ar, água, habitação, roupas, transporte – tudo.

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030



PRIMEIRA ETAPA: AQUECIMENTO - Leitura dos textos de apoio.

Gráfico 1 - A Grande Aceleração

Fonte: Weetman

Texto 1

A partir dos anos 1970, constata-se cada vez mais que muitos dos recursos de que dependemos para a nossa sobrevivência são finitos ou estão sujeitos às restrições impostas pela velocidade de renovação ou pela disponibilidade de terras. Em nossos ambientes urbanos, é fácil esquecer que a Terra e seus sistemas vivos fornecem tudo o que usamos ou consumimos – alimentos, ar, água, habitação, roupas, transporte – tudo.

Rachel Carson, em seu livro Silent Spring (1962) [ed. bras. Primavera silenciosa, tradução Cláudia Sant’Anna Martins, Gaia, 2013], promoveu a conscientização do público quanto ao meio ambiente e a destruição da vida silvestre, em consequência do amplo uso de pesticidas.16 A imprensa a condenou, e a indústria química até tentou proibir o livro. Desde 1950, as práticas agrícolas mudaram em muitos países desenvolvidos, usando fertilizantes sintéticos e técnicas de irrigação para conseguir enormes aumentos no rendimento das safras. Além disso, a população humana manteve o rumo de crescimento exponencial, com cada vez mais gente e cada vez mais consumo. No século XX, enquanto a população quadruplicou, o produto interno bruto (PIB) e o consumo aumentaram por um fator de vinte. Muitos outros indicadores de consumo e desenvolvimento mostram a mesma tendência de crescimento exponencial a partir da década de 1950. O gráfico apresenta alguns exemplos da “Grande Aceleração”. Quando os efeitos da “Grande Aceleração” começaram a se manifestar, cientistas e instituições passaram a questionar nossas maneiras tradicionais de vender e consumir produtos.

WEETMAN, Catherine. Economia Circular: conceitos e estratégias para fazer negócios de forma mais inteligente, sustentável e lucrativa. Autêntica Business, 2019.


Texto 2

É fácil esquecer que a Terra fornece tudo de que precisamos para sobreviver e prosperar. Extraímos nossos “recursos técnicos” (metais, minerais, petróleo, etc.) da crosta terrestre e cultivamos “materiais biológicos” (alimentos, fibras, madeira, etc.) com a ajuda da natureza. Dependemos da natureza para obter ar puro, água potável e solo saudável, e para preservar os sistemas vivos complexos que “limpam” a nossa pegada, ou footprint. Assim, se levantarmos os estoques de tudo isso, como esses elementos se situam em relação à demanda presente e futura?

O contexto de negócios estão mudando – as organizações estão reconhecendo que os negócios existem como subconjunto de nosso mundo vivo, e da sociedade – não o oposto! O valor da marca e a “licença para operar” devem depender de abordagens responsáveis no uso dos recursos. As organizações estão melhorando suas abordagens em compras, processamento, manufatura e fim de uso do produto, garantindo esse “não fazer mal” às comunidades e aos sistemas vivos. As marcas são poderosas, e podem impulsionar o crescimento das vendas. Os consumidores e as ONGs, porém, estão começando a expor problemas éticos. As informações se difundem com rapidez, destruindo a confiança e a reputação, quase da noite para o dia. A internet e as redes sociais conectam entre si pessoas com ideias semelhantes, oferecendo-lhes acesso rápido e fácil às informações. Campanhas organizadas por ONGs e grupos de consumidores divulgam preocupações ambientais e éticas. [...]

Estamos enfrentando o fim da energia barata, mais a superexploração de recursos finitos e renováveis, os custos crescentes daí resultantes e a disparada da população e do consumo – além do risco significativo de degradação dos sistemas vivos. A economia linear, com os produtos e materiais fluindo principalmente em uma direção, é dissipadora de recursos e de oportunidades de criar valor. As cadeias de suprimentos ajustadas ao futuro circularão materiais e produtos, captando materiais renováveis ou reciclados, manejando fluxos de subprodutos e criando loops fechados para recuperar recursos valiosos. Precisamos de mudanças fundamentais nos modelos de negócio tradicionais. Os negócios convencionais já não são opção. É fundamental, portanto, considerar a economia circular, um conceito de uma economia verdadeiramente sustentável, que funciona sem resíduos, poupa recursos e atua em sinergia com a biosfera.

WEETMAN, Catherine. Economia Circular: conceitos e estratégias para fazer negócios de forma mais inteligente, sustentável e lucrativa. Autêntica Business, 2019.


SEGUNDA ETAPA: REALIZAR a atividade respondendo ao que se pede nos comandos.

 

Os principais cientistas concluem que a atividade humana, inclusive nosso sistema econômico global, é, agora, o principal indutor de mudança no sistema terrestre – a soma dos processos físicos, químicos, biológicos e humanos em interação constante. Agora suponha que você foi convidado a ministrar uma palestra intitulada: Agenda 2030: Os objetivos de Desenvolvimento Sustentável sob uma perspectiva histórico econômica. A sua fala será voltada para o público geral, leigos e estudantes. Diante dessa responsabilidade construa um texto que será a base do seu discurso contemplando os seguintes pontos:

  1. a) Relacione o gráfico 1 com as transformações produtivas históricos ocorridas a partir da segunda metade do século XVIII.
    b) Discorra sobre as transformações do capitalismo pós segunda guerra e a relação com o meio ambiente.

    Para desenvolver essa atividade, você pode se valer dos textos disponibilizados no Material da Disciplina.

    Terceira etapa: ENVIAR a atividade por meio do formulário disponível no Material da Disciplina.

    IMPORTANTE:
    Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais >> Material da Disciplina.
    2. Disserte a respeito do tema, seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente. Obs.: seu texto deve conter no mínimo 15 linhas e no máximo uma lauda (página).
    3. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina.
    4. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
    5. Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar.
    6. Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
    7. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
    8. Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
    9. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.

    Bons estudos!
    Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao(à) Professor(a) Mediador(a)!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Agora, mãos à obra: PARTE 1 - Cite, pelo menos, cinco fatores que influenciam o acesso na APS PARTE 2 - Crie um PANFLETO explicativo para sensibilizar as equipes de Atenção Primária sobre o tema ACESSO. Aborde neste, pelo menos, cinco estratégias que podem otimizar e/ou melhorar o acesso na APS, defendendo/explicando o motivo daquela estratégia ser relevante/importante para o acesso.
05/06/2024
Integrare Academy

Agora, mãos à obra: PARTE 1 - Cite, pelo menos, cinco fatores que influenciam o acesso na APS PARTE 2 - Crie um PANFLETO explicativo para sensibilizar as equipes de Atenção Primária sobre o tema ACESSO. Aborde neste, pelo menos, cinco estratégias que podem otimizar e/ou melhorar o acesso na APS, defendendo/explicando o motivo daquela […]

51/2024 - MAT - PRÉ-CÁLCULO - MAPA
21/02/2024
Integrare Academy

MAPA - MAT - PRÉ-CÁLCULO - 51/2024 Nas diversas área do saber, sempre há interesse em saber como certas grandezas se relacionam entre si. Podemos estar interessados em saber, por exemplo, como a quantidade de acessos a um site na Internet se relaciona com o tempo, ou o tipo de correspondência entre quantidades como: tempo […]

5. Na parte esquerda da tela, procure a opção “Recorte Territorial”. Haverá uma “flechinha” para selecionar qual recorte espacial você quer trabalhar. Selecione a opção “Município”
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA - GAMB - GEOPROCESSAMENTO APLICADO À ESTUDOS AMBIENTAIS - 53_2024   Olá, estudante! Seja bem-vindo(a) à atividade MAPA da disciplina de GEOPROCESSAMENTO APLICADO A ESTUDOS AMBIENTAIS. Inicialmente, apresentaremos uma contextualização sobre a temática da atividade, posteriormente, demonstraremos passo a passo como acessar os dados para a execução da atividade, e, por fim, apresentaremos as […]

Para nossa atividade MAPA de Logística Empresarial você precisa desenvolver uma série de medidas para solucionar os problemas de distribuição da empresa. Você vai partir dos seguintes princípios: - A empresa possui sede na sua cidade; - Possui capacidade de abate de 250 mil aves/dia; - Escolher 2 países e considerar que a empresa possui clientes.
07/05/2024
Integrare Academy

Para nossa atividade MAPA de Logística Empresarial você precisa desenvolver uma série de medidas para solucionar os problemas de distribuição da empresa. Você vai partir dos seguintes princípios:   - A empresa possui sede na sua cidade; - Possui capacidade de abate de 250 mil aves/dia; - Escolher 2 países e considerar que a empresa […]

Com base nos excertos, a respeito das formações inicial e continuada de professores, abordadas no livro didático, reflita e apresente em forma de texto, justificando a sua resposta:
07/10/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - EESP - TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA - 54_2024   Para realizar a Atividade 1, leia e analise os excertos a seguir:   Excerto 1:   Uma crítica comum aos cursos de formação docente é que eles se restringem muito às discussões no campo teórico, de forma […]

Os produtos são produzidos em qual região: a) No município, qual? b) No estado, qual? c) De outro estado, qual? Existe algum tipo de rastreabilidade? Se sim qual? Tire uma foto para fim de registro e anexe no Formulário do MAPA (disponível no material da disciplina). Faça uma breve análise da forma de comercialização que estes produtores utilizam em seus empreendimentos (qual a forma de comercialização, analise se o empreendedor utiliza meios de marketing, como ele posiciona o produto em seu estabelecimento, se vende pela internet, se faz entrega... De forma geral, como este produto chega ou pode chegar até o consumidor final).
05/06/2024
Integrare Academy

Os produtos são produzidos em qual região: a) No município, qual? b) No estado, qual? c) De outro estado, qual? Existe algum tipo de rastreabilidade? Se sim qual? Tire uma foto para fim de registro e anexe no Formulário do MAPA (disponível no material da disciplina). Faça uma breve análise da forma de comercialização que […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp