MAPA/PORTFÓLIO - GAS - IMERSÃO PROFISSIONAL: ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS GASTRONOMICOS - 53_2024
MAPA - Imersão Profissional de Gastronomia com ênfase em Eventos Gastronômicos
Planejamento de Evento Gastronômico em uma Vinícola
Evento: Planejamento de Evento Gastronômico em uma Vinícola
Planejar um evento gastronômico envolve diversos aspectos, desde a escolha do local, menu, fornecedores, até a logística e a experiência do cliente. Uma vinícola oferece um ambiente único e charmoso, ideal para eventos que buscam integrar gastronomia e enoturismo. Portanto, para um futuro (a) gastrólogo (a) o sucesso do evento depende exclusivamente de um planejamento bem estruturado.
Leia sobre esse assunto através do link disponível em: https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/94a42e5c0d34bc3c1837638cdab33bb5/$File/5779.pdf Acesso: 10/07/2024.
O planejamento de um evento gastronômico para poder atender a clientela com satisfação total depende de vários fatores externos e internos que influenciam diretamente no sucesso no evento.
Portanto, agora você foi eleito (a) para desenvolver um planejamento detalhado de um evento gastronômico em uma vinícola, aplicando conhecimentos sobre organização de eventos, gestão de alimentos e bebidas, e criação de experiências gastronômicas.
Com base no exposto acima:
(1) Escolha uma vinícola na sua região ou em uma região vinícola famosa do Brasil. Para realizar essa atividade, utilize as informações disponíveis na internet, como site oficial, redes sociais, ou artigos. Apresente o perfil da vinícola como nome, imagens do local, print das mídias sociais, perfil e horário de funcionamento.
(2) Descreva detalhadamente o planejamento do evento gastronômico.
- Qual o tema do evento?
- Qual data e horário do evento?
- Descrever o perfil do público-alvo?
- Descrever e apresentar um menu (cardápio) proposto incluindo harmonização com os vinhos da vinícola?
- Desenvolver um cronograma do evento (atividades planejadas, como degustações, visitas guiadas, apresentações culinárias, etc.)?
- Como será o layout e decoração do espaço?
- Como será logística de transporte para os participantes?
(3) Desenvolva um plano de divulgação e marketing do evento.
- Como será feito o marketing desse evento? Qual o objetivo e quais potenciais o marketing pode contribuir nesse evento gastronômico?
(4) Descreva detalhadamente como será realizada a gestão dos fornecedores e insumos.
- Como serão escolhidos os fornecedores?
- Como serão realizadas as compras e a sua periodicidade?
- Quais estratégias que serão utilizadas para garantir a qualidade e frescor dos insumos?
- Como será feita a gestão dos estoques antes, durante e depois do evento?
(5) Elabore um plano para minimizar o impacto ambiental do evento.
- Como será feito o controle de redução de desperdício?
- Como será feito a gestão do resíduo gerado?
- Quais medidas serão adotadas para diminuir o consumo de energia e água?
- Os produtos (insumos) que serão utilizados nesse evento gastronômico como podem impactar positivamente os clientes?
(6) Apresente como será coletado o feedback dos participantes após o evento, para saber os aspectos positivos e negativos e assim poderem ter uma melhor compreensão da realização do evento.
Atenção:
- A atividade deve ser respondida utilizando o tmplate disponível no material da disciplina.
- Para realizar esta atividade, você deve buscar informações externas, em livros, periódicos, sites, artigos, etc. Ao utilizar essas informações, você deve citá-las corretamente, e referenciar as fontes ao final do trabalho.
- Não serão aceitos trabalhos após o encerramento do prazo.
- Atente-se ao fazer a postagem do arquivo, certificando-se de que é o correto.
- Após o arquivo anexado e a atividade finalizada, não é possível sua substituição.
- Não será atribuída nota a trabalhos que apresentarem plágio.
Em caso de dúvidas, entre em contato com seu professor mediador.
Bons Estudos!