• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Por outro lado, a interpretação como ato de conhecimento — que descreve, no plano de uma metalinguagem, as normas produzidas pelas autoridades jurídicas — produz proposições que se inter-relacionam de maneira estritamente lógico-formal. Vale dizer: a relação entre as proposições é, essa sim, meramente sintática. A preocupação do pesquisador do Direito não deve pretender, contudo, dar conta dos problemas sistemáticos que envolvem o projeto kelseniano de ciência jurídica, mas, sim, explorar e enfrentar o problema lançado por Kelsen e que perdura de modo difuso e, por vezes, inconsciente no imaginário dos juristas: a ideia de discricionariedade do intérprete ou do decisionismo presente na metáfora da “moldura da norma”.

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

 

Por outro lado, a interpretação como ato de conhecimento — que descreve, no plano de uma metalinguagem, as normas produzidas pelas autoridades jurídicas — produz proposições que se inter-relacionam de maneira estritamente lógico-formal. Vale dizer: a relação entre as proposições é, essa sim, meramente sintática. A preocupação do pesquisador do Direito não deve pretender, contudo, dar conta dos problemas sistemáticos que envolvem o projeto kelseniano de ciência jurídica, mas, sim, explorar e enfrentar o problema lançado por Kelsen e que perdura de modo difuso e, por vezes, inconsciente no imaginário dos juristas: a ideia de discricionariedade do intérprete ou do decisionismo presente na metáfora da “moldura da norma”.

 

No fundo, Kelsen estava convicto de que não era possível fazer ciência sobre uma casuística razão prática. Desse modo, todas as questões que exsurgem dos problemas práticos que envolvem a cotidianidade do Direito são menosprezados por sua teoria na perspectiva de extrair da produção desse manancial jurídico algo que possa ser cientificamente analisado. Aqui reside o ponto fulcral, cujas consequências podem ser sentidas mesmo em “tempos pós-positivistas”: um dos fenômenos relegados a esta espécie de “segundo nível” foi exatamente o problema da aplicação judicial do Direito. Não há uma preocupação de Kelsen nem com a interpretação, nem com a aplicação do Direito.

 

(...)

 

Kelsen escreveu a Teoria Pura do Direito em 1934. Como se pôde observar nesse curto ensaio, trata-se de uma obra construída sob densas e sofisticadas bases filosóficas. Verificou-se que Kelsen teve pesados influxos do neopositivismo lógico além dos neokantianos. Fora isso, em Kelsen é possível se verificar três níveis de cognitivismo, a saber, um não-cognitivismo ético no plano da linguagem objeto (Direito) e no plano da metalinguagem (ciência do Direito); e um cognitivismo epistêmico no âmbito da ciência do Direito.

 

Por isso que — ainda e sempre — deve-se revisitar a Teoria Pura do Direito. Muitos positivismos contemporâneos como, por exemplo, o positivismo exclusivo de Scott Shapiro ou o positivismo inclusivo de Jules Coleman acabam se tornando teorias deficientes se comparadas ao normativismokelseniano. Até hoje, pela falta dos influxos do neopositivismo, nenhum autor positivista conseguiu construir um nível descritivo de forma tão sofisticada como Kelsen. E quem dúvida disso deve-se lembrar que o pai do positivismo anglo-saxão, Herbert Hart, admite em um ensaio que a obra de Kelsen é de extrema complexidade e que muitos pontos que ali estão não foram por ele compreendidos.

 

À evidência que a Crítica Hermenêutica do Direito tem muitas restrições com o normativismokelseniano. Por outro lado, depois de 1934 o positivismo jurídico tomou um rumo muito mais sofisticado. Por isso que ainda é preciso estudar Kelsen pelo fato de que até hoje nenhum positivista conseguiu construir algo mais consistente que ele e; sempre é preciso estar atento ao normativismokelseniano, pelo fato de que é ele que permeia a dogmática jurídica, quase que de forma homogênea.

Fonte: STRECK, L. L. Positivismo Kelseniano: uma análise crítica. Estado da Arte, Estadão. Setembro, 2021. Disponível em: https://estadodaarte.estadao.com.br/streck-positivismo-kelseniano/. Acesso em: 5 jun. 2023.

A importância da pirâmide de Hans Kelsen no ordenamento jurídico brasileiro reside na organização e estruturação do sistema legal, na garantia da conformidade das normas e na promoção da segurança jurídica e proteção dos direitos dos cidadãos, estabelecendo critérios para solucionar eventuais conflitos normativos, priorizando as normas superiores em detrimento das inferiores.

 

ATIVIDADE:

 

Diante disso, com base nos conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina sobre a hierarquia das normas no ordenamento jurídico brasileiro, analise a situação hipotética a seguir e responda:

 

“No Brasil, a Constituição Federal estabelece que a educação é um direito fundamental de todos os cidadãos e determina que o ensino básico deve ser universal, obrigatório e gratuito. No entanto, uma Lei ordinária aprovada pelo Congresso Nacional determina que a partir de determinado ano, o ensino fundamental passa a ser pago em todas as escolas públicas do país”.

 

É possível que a Lei Ordinária prevaleça sobre a Constituição Federal, no caso hipotético apresentado, tornando obrigatória a cobrança do ensino fundamental nas escolas públicas? Justifique sua resposta com os fundamentos nos conceitos desenvolvidos por Hans Kelsen sobre a hierarquia das normas (sua resposta deve conter no mínimo 3 e máximo 10 linhas).

 

ATENÇÃO! Para responder à Atividade de Estudo 1, orientamos que digite a sua resposta, primeiramente, em um arquivo WORD, em seu computador, pois, caso digite direto na caixa de texto no ambiente Studeo, pode acontecer de expirar o tempo e perder sua resposta, depois disso, copie sua resposta e cole na caixa de resposta a seguir.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Além disso, a inovação gerencial consiste na introdução de algo novo na empresa nas seguintes dimensões: atividades e práticas gerenciais, processos de gestão e estruturas organizacionais. As atividades e práticas gerenciais correspondem à natureza e à forma como as atividades são realizadas, principalmente pelos gestores da organização. Processos de gestão são rotinas, processos e procedimentos vinculados às atividades desempenhadas pelos gestores, como planejamento estratégico, comunicação interna e gestão do conhecimento. As estruturas organizacionais são a organização e distribuição de níveis hierárquicos, linhas de comando e responsabilidade.
19/07/2024
Integrare Academy

  Além disso, a inovação gerencial consiste na introdução de algo novo na empresa nas seguintes dimensões: atividades e práticas gerenciais, processos de gestão e estruturas organizacionais. As atividades e práticas gerenciais correspondem à natureza e à forma como as atividades são realizadas, principalmente pelos gestores da organização. Processos de gestão são rotinas, processos e […]

Fique atento aos comunicados de agendamento dos encontros práticos. Caso tenha dificuldades, entrar em contato pelo Fale com o Mediador. CONTEXTUALIZAÇÃO A urina é uma das principais vias de excreção do organismo e sua análise pode oferecer informações importantes sobre o estado fisiológico do paciente, sobre a presença e a evolução de doenças sistêmicas, sobre a avaliação de certos tratamentos e sobre o estado funcional dos rins e das vias urinárias, bem como alguns distúrbios renais, extrarenais e do trato urinário, doenças sistêmicas, metabólicas, hepatobiliares, desordens hemolítcas, doenças linfoproliferativas, diabetes mellitus, diabetes insípido e acidose metabólica.
17/07/2024
Integrare Academy

Fique atento aos comunicados de agendamento dos encontros práticos. Caso tenha dificuldades, entrar em contato pelo Fale com o Mediador. CONTEXTUALIZAÇÃO A urina é uma das principais vias de excreção do organismo e sua análise pode oferecer informações importantes sobre o estado fisiológico do paciente, sobre a presença e a evolução de doenças sistêmicas, sobre […]

MAPA – CONTABILIDADE EMPRESARIAL – 52/2023 (ANÁLISE DOS INDICADORES DE LIQUIDEZ, ENDIVIDAMENTO E RENTABILIDADE)
17/05/2023
Integrare Academy

MAPA – CONTABILIDADE EMPRESARIAL – 52/2023 ANÁLISE DOS INDICADORES DE LIQUIDEZ, ENDIVIDAMENTO E RENTABILIDADE   Vamos verificar a saúde de uma empresa? Tendo as informações das demonstrações contábeis em mãos, diversos índices podem ser calculados para se conhecer a situação financeira, patrimonial e econômica da entidade. Esses índices são também conhecidos como índices de liquidez, […]

TERCEIRA ETAPA: ENVIO da atividade Instruções: 1. Assista ao Vídeo Explicativo da Atividade M.A.P.A para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso se dá pelo item "AULAS AO VIVO/ VÍDEOS EXPLICATIVOS"; 2. Baixe o arquivo "Formulário MAPA - Custos", disponível no MATERIAL DA DISCIPLINA, e preencha os campos solicitados, respondendo as questões elencadas; 3. Antes de enviar sua atividade, faça uma revisão de seus cálculos e certifique-se de que respondeu a todos os comandos solicitados; ​ 4. Após revisar, salve o arquivo preenchido em seu computador, anexe no campo indicado “Sua resposta”, clique em “Responder” e, posteriormente em “Finalizar o questionário”; 5. Após o envio, não são permitidas alterações ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente; 6. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação; 7. Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação de forma satisfatória; 8. Atente-se ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
30/04/2024
Integrare Academy

  TERCEIRA ETAPA: ENVIO da atividade       Instruções:   Assista ao Vídeo Explicativo da Atividade M.A.P.A para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso se dá pelo item "AULAS AO VIVO/ VÍDEOS EXPLICATIVOS"; Baixe o arquivo "Formulário MAPA - Custos", disponível no MATERIAL DA DISCIPLINA, e preencha os campos solicitados, respondendo as […]

Ela também entrevistou os operadores da linha de montagem para obter uma visão detalhada dos problemas diários que enfrentavam.
21/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - PGER - IMERSÃO PROFISSIONAL: MAPEAMENTO DE PROCESSOS - 53_2024   A implementação de uma estratégia bem definida e uma gestão eficiente de processos são fundamentais para o sucesso de qualquer organização. A estratégia fornece um direcionamento claro e uma visão de longo prazo, ajudando a alinhar as atividades e recursos da empresa […]

​Considerando o contexto apresentado anteriormente, defina o nome de três (somente os nomes) das cinco possíveis classes para o desenvolvimento de um sistema?
12/04/2024
Integrare Academy

​Considerando o contexto apresentado anteriormente, defina o nome de três (somente os nomes) das cinco possíveis classes para o desenvolvimento de um sistema?

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp