• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Passo a passo para montagem do experimento: Garrafa “1” contendo SOLO DE SUA REGIÃO. Garrafa “2” contendo AREIA. Garrafa “3” contendo SOLO com MATÉRIA ORGÂNICA (por exemplo, solo de mata).

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Passo a passo para montagem do experimento:

Garrafa “1” contendo SOLO DE SUA REGIÃO.

Garrafa “2” contendo AREIA.

Garrafa “3” contendo SOLO com MATÉRIA ORGÂNICA (por exemplo, solo de mata).

 

1) Caso os solos não estejam secos ou destorroados, colocar no forno à 100°C por 2 horas e deixar esfriar em temperatura ambiente. Em seguida, realizar o desmanche dos torrões (lembre-se de NÃO misturar as amostras de solo).

2) Cortar as garrafas no meio com a tesoura.

3) A parte superior da garrafa será utilizada como um funil. Pelo lado de fora, coloque um pedaço de pano sobre o bocal da garrafa, estique e prenda com o barbante ou elástico.

4) Com o funil pronto, coloque-o de ponta cabeça dentro da parte inferior da garrafa (ele não pode encostar no fundo).

5) Colocar cada amostra de solo dentro do respectivo funil.

6) Colocar 2 copos americanos de água dentro do funil e cronometrar o tempo (fazer uma garrafa de cada vez).

Observação: inicia-se o cronômetro a partir do momento que a água começa a pingar sobre o pano. O cronômetro é parado quando o pano parar de pingar água de forma contínua.

7) Anotar o tempo em um papel, colocar ao lado das garrafas e realizar as fotografias do experimento;

Observação: na fotografia, deverá conter o tempo escrito de forma visível, o experimento contendo o volume e a coloração da água escoada.

 

Na imagem a seguir, é possível visualizar como deve ser realizado o experimento:

Fonte: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/filtro-agua.htm. Acesso em: 23 abr. 2024.

 

ATENÇÃO: a atividade deverá ser realizada no FORMULÁRIO PADRÃO MAPA e deverá conter as seguintes informações:

Etapa 1: confecção do experimento.

 

Todas as etapas de preparação e condução do experimento devem ser fotografadas e anexadas na atividade, como:

  1. a) Foto do experimento inteiro montado (contendo todas as garrafas) antes de adicionar água nas amostras de solo.
  2. b) Foto da garrafa “1” contendo SOLO DE SUA REGIÃO, com a água no fundo do experimento e o tempo de escoamento da água anotado em papel ao lado da garrafa.
  3. c) Foto da garrafa “2” contendo AREIA, com a água no fundo do experimento e o tempo de escoamento da água anotado em papel ao lado da garrafa.
  4. d) Foto da garrafa “3” contendo SOLO com MATÉRIA ORGÂNICA, com a água no fundo do experimento e o tempo de escoamento da água anotado em papel ao lado da garrafa.

 

Etapa 2: após a confecção do experimento, responda às questões a seguir:

  1. a) DETERMINE se o SOLO DE SUA REGIÃO, utilizado no experimento, tende a ser arenoso ou argiloso e explique o porquê.
  2. b) EXPLIQUE a diferença da velocidade do tempo de infiltração da água nas 3 garrafas, em relação a solos arenosos, solos de sua região e solos ricos em material orgânico.
  3. c) Em relação à coloração da água no fundo da garrafa e quanto a chuvas intensas, DESCREVA o que se perde e/ou é lixiviado no escoamento da água nas 3 garrafas.
  4. d) Agora, com relação à infiltração e ao armazenamento de água no solo da sua região e na areia, DESCREVA qual deles possui a maior capacidade de retenção hídrica e explique o porquê.
  5. e) DESCREVA a importância da matéria orgânica para os solos em relação à retenção hídrica.

 

INFORMAÇÕES GERAIS:

- A resposta desta atividade deverá ser realizada diretamente no FORMULÁRIO PADRÃO MAPA, o qual está em arquivo WORD, disponível dentro da página da disciplina, no ícone de MATERIAL DA DISCIPLINA. Abra essa ferramenta, baixe o arquivo denominado "FORMULÁRIO PADRÃO MAPA – Edafologia e Geomorfologia", salve em seu computador e comece respondendo diretamente nele.

- Acesse o VÍDEO EXPLICATIVO sobre a realização da atividade MAPA, que está disponível em FÓRUM - Vídeos explicativos, e assista com atenção para compreender esse processo de desenvolvimento de sua resposta.

- Faça a leitura dos conteúdos do livro didático da disciplina e uma pesquisa na internet, você encontrará a base do conteúdo requerido no contexto de sua atividade.

- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto, lembrando que toda e qualquer pesquisa exige a descrição de fonte, portanto não deixe de referenciar as fontes de pesquisa conforme as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), mesmo que sua fonte de pesquisa seja o livro da disciplina.

 

ATENÇÃO!

- Esta atividade deve ser realizada individualmente.

- A forma de entrega é ANEXADA diretamente na ferramenta da atividade MAPA.

- É permitido anexar apenas um arquivo.

- A Unicesumar não se responsabiliza pelo envio de arquivos errados, e não haverá possibilidade de trocar o arquivo após clicar em FINALIZAR, nem mesmo o envio por outras ferramentas, portanto faça a devida conferência de seu arquivo anexado antes de clicar na ferramenta para finalizar a atividade MAPA.

- Seu arquivo contendo a resposta deverá ser anexado diretamente no campo do MAPA, em seu Studeo, dentro do prazo estabelecido. Consulte o prazo de participação no cabeçalho desta atividade e, também, no calendário da disciplina.

***Após anexar seu arquivo, clique em responder e certifique-se de ter escolhido realmente o arquivo correto, abrindo sua atividade antes de clicar em finalizar.

***Após clicar em finalizar, o arquivo anexado não poderá ser alterado ou substituído, nem mesmo aceito por outro tipo de ferramenta.

 

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco na ferramenta FALE COM O MEDIADOR! Será um prazer atendê-lo.

 

Tenha uma ótima atividade, repleta de aprendizado!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

A empresa VelociCarga, uma transportadora logística especializada em entregas rápidas e eficientes
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - GFIN - MATEMÁTICA FINANCEIRA - 53_2024   Olá, acadêmico(a)! Esta atividade corresponde à Atividade de Estudo 1. Vamos lá?! Considere a situação hipotética abaixo: A empresa VelociCarga, uma transportadora logística especializada em entregas rápidas e eficientes, possui uma dívida com o banco no valor de R$ 100.000,00, a ser paga integralmente ao […]

Máquinas e equipamentos são os meios utilizados pelas empresas e organizações nos mais diversos processos de produção. Este tipo de recurso é bem presente em diversos segmentos da economia, tais como: indústria de manufatura (química, metalmecânica, construção civil etc.), prestação de serviços (elétrica, hidráulica etc.), transporte, agricultura, silvicultura, entre outros.
02/05/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - SEG - FUNDAMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO - 52_2024   Máquinas e equipamentos são os meios utilizados pelas empresas e organizações nos mais diversos processos de produção. Este tipo de recurso é bem presente em diversos segmentos da economia, tais como: indústria de manufatura (química, metalmecânica, construção civil etc.), prestação […]

Sabendo disso, imagine hipoteticamente que você acaba de assumir a operação de um restaurante self-service e sua primeira tarefa é detalhar o modelo de transformação
07/10/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - SALI - ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO - 54_2024 Um restaurante é um local destinado ao preparo e comércio de refeições, podendo também ter bebidas alcoólicas e não alcoólicas. De um modo geral, possui um salão de refeição e uma cozinha, havendo diferenciações na forma de servir, preparar a comida e atender.   A refeição […]

A titulação é uma técnica amplamente utilizada para quantificar uma substância presente em uma amostra, a partir de sua reação química, com uma solução de concentração conhecida (titulante). A concentração de uma solução é conhecida, o titulante é uma solução padrão, e se deseja determinar a concentração, até então desconhecida, da sua amostra (titulado).
22/07/2024
Integrare Academy

  A titulação é uma técnica amplamente utilizada para quantificar uma substância presente em uma amostra, a partir de sua reação química, com uma solução de concentração conhecida (titulante). A concentração de uma solução é conhecida, o titulante é uma solução padrão, e se deseja determinar a concentração, até então desconhecida, da sua amostra (titulado). […]

b) Faça um possível plano de ação para a organização do escritório, descrevendo o passo a passo, ao menos, do atendimento dos clientes, da distribuição de novas ações e do acompanhamento processual;
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA - JURIS - ROTINAS JURÍDICAS E ADMINISTRATIVAS - 53_2024   Olá acadêmico(a) do curso de Serviços Jurídicos e Notariais. A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de Avaliação Prática da Aprendizagem. O objetivo desta atividade é que você compreenda a importância e a existência de muitas outras áreas de atuação profissional no universo jurídico. […]

"O objetivo era roubar equipamentos, não sabemos ao certo. O que sabemos é que eles foram muito cruéis com os funcionários, levando alianças, objetos pessoais, enfim, o objetivo era obtenção de dinheiro, mas foram frustrados", explicou o major. Os suspeitos têm entre 20 e 25 anos, segundo a polícia. As identidades ainda não foram reveladas. Os dois foram levados a Delegacia de Polícia Civil de Londrina. Em nota, a direção da loja informou que colabora com as autoridades para a resolução do caso. Apesar do susto, ninguém se feriu
18/07/2024
Integrare Academy

  "O objetivo era roubar equipamentos, não sabemos ao certo. O que sabemos é que eles foram muito cruéis com os funcionários, levando alianças, objetos pessoais, enfim, o objetivo era obtenção de dinheiro, mas foram frustrados", explicou o major. Os suspeitos têm entre 20 e 25 anos, segundo a polícia. As identidades ainda não foram […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp