• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Passo 2. Coloque água nos dois copos, o mesmo volume. Passo 3. No copo identificado com “Água + Sal”, adicione 1 colher de sopa de sal de cozinha e mecha.

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - BIOLOGIA E BIOQUÍMICA HUMANA - 53_2024

 

Em células eucarióticas, uma característica é a presença das membranas celulares, estruturas que delimitam as células e seus compartimentos internos, permitindo que substâncias que entram e saem atravessem as membranas; isso significa que algumas moléculas atravessam a membrana e outras são “barradas”. A seletividade das membranas celulares é um evento promovido pelo processo evolutivo, que levou ao desenvolvimento de vários mecanismos de transporte. Este intercâmbio de moléculas é fundamental para a sobrevivência das células.

 

De uma maneira geral, o transporte por meio da membrana pode ser classificado como ativo ou passivo. Quando uma substância é transportada de um lado a outro da membrana, a favor do gradiente de concentração, o transporte não requer gasto de energia e é denominado transporte passivo. Se a substância é transportada de um lado a outro da membrana contra o gradiente de concentração, o transporte requer gasto de energia e é denominado transporte ativo.

 

Adaptado de KAMEI, M. C. S. L. Biologia e Bioquímica Humana. Maringá-PR: Unicesumar, 2019.

 

 

Considerando essa propriedade das membranas celulares, você irá fazer o seguinte experimento na etapa 1 abaixo:

 

ETAPA 1 – Experimento

 

Separe todos os materiais listados e siga o passo a passo abaixo:

 

1 – Materiais necessários:

 

A – Dois copos de vidro com o mesmo tamanho e características.

B – Uma colher de sopa.

C – Fita adesiva.

D – Folha de papel sulfite, ou folha de caderno ou folha do tipo post it.

E – Caneta.

F – Água potável.

G – Sal de cozinha.

H – Duas folhas de alface frescas.

 

2 – Passo a passo para execução do experimento:

 

Passo 1. Escreva com a caneta em um dos papeis “Água” e no outro “Água + Sal”. Em cada copo, cole com ajuda da fita adesiva esses papeis.

Passo 2. Coloque água nos dois copos, o mesmo volume.

Passo 3. No copo identificado com “Água + Sal”, adicione 1 colher de sopa de sal de cozinha e mecha.

Passo 4. Coloque uma folha de alface em cada copo.

Passo 5. Espere 15 minutos.

Passo 6. Retire as folhas de alface e as observe.

 

 

 

ETAPA 2 – Responda ao que se pede.

 

Após finalizado o experimento, responda:

 

  1. A) Qual é a característica de cada uma das folhas de alface antes e após serem adicionadas em cada copo?
  2. B) Qual tipo de transporte ocorreu? Explique.
  3. C) Por que houve diferença entre as folhas de alface dos dois copos?

 

​Orientações para desenvolver sua atividade MAPA:

  1. Leia o livro da disciplina e o artigo indicado para a realização da atividade.
  2. Assista às aulas conceituais e ao vivo.
  3. Assista ao vídeo de orientação para a realização da atividade. Link de acesso: https://youtu.be/ys5j6zqQ44s (copie e cole no seu navegador de internet)
  4. Baixe o "Formulário de entrega do MAPA", disponível no ambiente Studeo, na pasta Material da Disciplina, e preencha corretamente todos os campos solicitados.
  5. Anexe seu modelo de entrega do MAPA respondido no espaço específico da atividade MAPA.
  6. Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação.
  7. Evite plágio de informações, nesse caso, insira as referências utilizadas para consulta das respostas.
  8. Atividades com imagens da internet ou compartilhadas entre alunos sofrerão penalizações.

*Esta atividade faz parte da composição de notas para a média na disciplina. Sua realização é muito importante!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

ATIVIDADE 1 - TAUT - TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO E O ENSINO E APRENDIZA - 52_2025
12/06/2025
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - TAUT - TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO E O ENSINO E APRENDIZA - 52_2025  A adaptação do currículo para a educação inclusiva é uma prática fundamental para garantir que todos os alunos, independentemente de suas diferenças, tenham acesso a uma educação de qualidade. Ela envolve a modificação e personalização do currículo escolar para […]

Elabore uma breve apresentação das Teorias do Comportamento do Consumidor, onde se específica qual teoria é e qual o objetivo dela.
26/08/2024
Integrare Academy

MAPA - GCOM - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR - 53_2024   Assista ao vídeo a seguir clicando no link: https://www.youtube.com/watch?v=KsVAL5zr6sQ Ou por meio do QR Code   Esse vídeo foi escolhido para destacar como a primeira teoria de comportamento do consumidor apresentado no material didático, a Teoria Racional do Comportamento do Consumidor pode ser aplicada na […]

b) Escolha uma cadeia produtiva animal OU vegetal e enumere dois recursos naturais renováveis e dois não renováveis empregados nesta cadeia.
02/05/2024
Integrare Academy

b) Escolha uma cadeia produtiva animal OU vegetal e enumere dois recursos naturais renováveis e dois não renováveis empregados nesta cadeia. c) Buscando compatibilizar a produção desta cadeia com o estabelecido na Lei nº 6.938/1981, discorra como pode ser realizada a substituição de um dos recursos naturais não renováveis citado por um recurso renovável.  

“A criança tem contato com números antes mesmo de sua vida escolar, nas suas relações cotidianas. Lida com situações que envolvem ordenação, seriação, classificação, iniciando desta forma, a construção deste conceito. Porém caberá à escola organizar experiências que privilegiem a formação de diferentes conceitos. No entanto, percebe-se algumas angústias de professores da Educação Básica, anos iniciais, no que diz respeito à dificuldade de encaminhamentos adequados ao trabalho com a construção do conceito de número com as crianças (GARCIA; CAMARGO; FRANCA, 2012, p. 1).
30/04/2024
Integrare Academy

“A criança tem contato com números antes mesmo de sua vida escolar, nas suas relações cotidianas. Lida com situações que envolvem ordenação, seriação, classificação, iniciando desta forma, a construção deste conceito. Porém caberá à escola organizar experiências que privilegiem a formação de diferentes conceitos. No entanto, percebe-se algumas angústias de professores da Educação Básica, anos […]

1) Levando em consideração as informações do livro da disciplina, cite quais são as atividades básicas dos Sistemas de Informação, segundo O'brien. 2) Após citar cada etapa, descreva duas dessas atividades básicas dos Sistemas de Informação.
05/06/2024
Integrare Academy

1) Levando em consideração as informações do livro da disciplina, cite quais são as atividades básicas dos Sistemas de Informação, segundo O'brien.   2) Após citar cada etapa, descreva duas dessas atividades básicas dos Sistemas de Informação.

Contextualização histórica: considere o desenvolvimento histórico da globalização, identificando marcos importantes e eventos-chave que moldaram sua evolução. Com base nessas informações, elabore uma linha do tempo contendo estes marcos e disserte sobre como esses eventos históricos continuam a influenciar a globalização contemporânea (disserte no mínimo 15 e no máximo 20 linhas sobre este assunto).
06/05/2024
Integrare Academy

Contextualização histórica: considere o desenvolvimento histórico da globalização, identificando marcos importantes e eventos-chave que moldaram sua evolução. Com base nessas informações, elabore uma linha do tempo contendo estes marcos e disserte sobre como esses eventos históricos continuam a influenciar a globalização contemporânea (disserte no mínimo 15 e no máximo 20 linhas sobre este assunto). Comparação […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp