• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Passo 1. Escreva com a caneta em um dos papeis “Água” e no outro “Água + Sal”. Em cada copo, cole com ajuda da fita adesiva esses papeis.

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - BIOLOGIA E BIOQUÍMICA HUMANA - 53_2024

 

Em células eucarióticas, uma característica é a presença das membranas celulares, estruturas que delimitam as células e seus compartimentos internos, permitindo que substâncias que entram e saem atravessem as membranas; isso significa que algumas moléculas atravessam a membrana e outras são “barradas”. A seletividade das membranas celulares é um evento promovido pelo processo evolutivo, que levou ao desenvolvimento de vários mecanismos de transporte. Este intercâmbio de moléculas é fundamental para a sobrevivência das células.

 

De uma maneira geral, o transporte por meio da membrana pode ser classificado como ativo ou passivo. Quando uma substância é transportada de um lado a outro da membrana, a favor do gradiente de concentração, o transporte não requer gasto de energia e é denominado transporte passivo. Se a substância é transportada de um lado a outro da membrana contra o gradiente de concentração, o transporte requer gasto de energia e é denominado transporte ativo.

 

Adaptado de KAMEI, M. C. S. L. Biologia e Bioquímica Humana. Maringá-PR: Unicesumar, 2019.

 

 

Considerando essa propriedade das membranas celulares, você irá fazer o seguinte experimento na etapa 1 abaixo:

 

ETAPA 1 – Experimento

 

Separe todos os materiais listados e siga o passo a passo abaixo:

 

1 – Materiais necessários:

 

A – Dois copos de vidro com o mesmo tamanho e características.

B – Uma colher de sopa.

C – Fita adesiva.

D – Folha de papel sulfite, ou folha de caderno ou folha do tipo post it.

E – Caneta.

F – Água potável.

G – Sal de cozinha.

H – Duas folhas de alface frescas.

 

2 – Passo a passo para execução do experimento:

 

Passo 1. Escreva com a caneta em um dos papeis “Água” e no outro “Água + Sal”. Em cada copo, cole com ajuda da fita adesiva esses papeis.

Passo 2. Coloque água nos dois copos, o mesmo volume.

Passo 3. No copo identificado com “Água + Sal”, adicione 1 colher de sopa de sal de cozinha e mecha.

Passo 4. Coloque uma folha de alface em cada copo.

Passo 5. Espere 15 minutos.

Passo 6. Retire as folhas de alface e as observe.

 

 

 

ETAPA 2 – Responda ao que se pede.

 

Após finalizado o experimento, responda:

 

  1. A) Qual é a característica de cada uma das folhas de alface antes e após serem adicionadas em cada copo?
  2. B) Qual tipo de transporte ocorreu? Explique.
  3. C) Por que houve diferença entre as folhas de alface dos dois copos?

 

​Orientações para desenvolver sua atividade MAPA:

  1. Leia o livro da disciplina e o artigo indicado para a realização da atividade.
  2. Assista às aulas conceituais e ao vivo.
  3. Assista ao vídeo de orientação para a realização da atividade. Link de acesso: https://youtu.be/ys5j6zqQ44s (copie e cole no seu navegador de internet)
  4. Baixe o "Formulário de entrega do MAPA", disponível no ambiente Studeo, na pasta Material da Disciplina, e preencha corretamente todos os campos solicitados.
  5. Anexe seu modelo de entrega do MAPA respondido no espaço específico da atividade MAPA.
  6. Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação.
  7. Evite plágio de informações, nesse caso, insira as referências utilizadas para consulta das respostas.
  8. Atividades com imagens da internet ou compartilhadas entre alunos sofrerão penalizações.

*Esta atividade faz parte da composição de notas para a média na disciplina. Sua realização é muito importante!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

A dietoterapia é a contribuição da nutrição através de uma alimentação adequada e individualizada para o tratamento multidisciplinar de pacientes em situações clínicas que exigem cuidados especiais. A adequação e individualização da alimentação é definida pela conduta e prescrição do nutricionista com base na avaliação e diagnóstico nutricionais, as quais são atividades estabelecidas pelo CFN (2018) como privativas aos profissionais dessa área da saúde. Segundo Waitzberg (2017), “A adequação das dietas aos doentes pode representar modificações qualitativas e quantitativas da alimentação normal
06/06/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - NUT - DIETOTERAPIA - 52_2024   A dietoterapia é a contribuição da nutrição através de uma alimentação adequada e individualizada para o tratamento multidisciplinar de pacientes em situações clínicas que exigem cuidados especiais. A adequação e individualização da alimentação é definida pela conduta e prescrição do nutricionista com base na avaliação e […]

Caro estudante!   Uma boa gestão de custos nos negócios pode auxiliar a empresa a gerenciar e organizar de forma mais eficiente seus recursos, independente de seu segmento de atuação no mercado. Porém, em se tratando de uma indústria, quais são os elementos de custos que compõem o produto, bem como o cálculo do seu respectivo custo de fabricação?
05/06/2024
Integrare Academy

MAPA - GCOM - GESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA - 52_2024   Caro estudante!   Uma boa gestão de custos nos negócios pode auxiliar a empresa a gerenciar e organizar de forma mais eficiente seus recursos, independente de seu segmento de atuação no mercado. Porém, em se tratando de uma indústria, […]

2. Qual é o cargo de quem você entrevistou? 3. Como é a relação entre o órgão de perícia e a Polícia Civil?
26/08/2024
Integrare Academy

  MAPA PORTFÓLIO - IMERSÃO PROFISSIONAL: PROVA PERICIAL E O PROCESSO PENAL - 53_2024   Olá estudante, Na televisão temos diversos filmes e seriados retratando o trabalho do perito criminal nas diferentes áreas de atuação. Há uma fantasia envolvida e parâmetros de outros países nesse retrato. Quando vamos analisar essa realidade no Brasil, deparamo-nos com […]

MAPA/PORTFÓLIO - DI - IMERSÃO PROFISSIONAL: PROJETO DE PRODUTO - 53_2024
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA/PORTFÓLIO - DI - IMERSÃO PROFISSIONAL: PROJETO DE PRODUTO - 53_2024   Você foi contratado por um jovem casal para criar o projeto de interiores da cozinha do novo flat deles. Agora, após todas as análises e estudos, chegou a hora de transformar suas ideias em realidade. É hora de começar a dar forma a […]

Partindo disso, responda as questões a seguir: A partir da imagem da pista de atletismo, insira no quadro a seguir as provas correspondentes aos locais em que os números estão.
22/07/2024
Integrare Academy

  Partindo disso, responda as questões a seguir: A partir da imagem da pista de atletismo, insira no quadro a seguir as provas correspondentes aos locais em que os números estão.   1   2   3   4   5   6   7   8   9     2) Imagine que você, […]

Assim sendo, considerando a situação hipotética acima, para essa atividade mapa cumpra os seguintes critérios: - Elabore 6 atividades, sendo que cada atividade deve ser diferente, para oportunizar a participação das diferentes faixas-etárias. - Entre essas atividades podem ser brincadeiras, jogos ou oficinas de construção de brinquedos. - Para cada estação descreva os materiais que serão necessários para aquela atividade.
30/04/2024
Integrare Academy

Assim sendo, considerando a situação hipotética acima, para essa atividade mapa cumpra os seguintes critérios:   - Elabore 6 atividades, sendo que cada atividade deve ser diferente, para oportunizar a participação das diferentes faixas-etárias. - Entre essas atividades podem ser brincadeiras, jogos ou oficinas de construção de brinquedos. - Para cada estação descreva os materiais […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp