ATIVIDADE 1 - EESP - SUPERDOTAÇÃO E ALTAS HABILIDADES - 53_2024
Para Joseph Renzulli (2014), a superdotação é um conceito que pode ser entendido como o resultado da complexa interação de três fatores, que ele compara a três anéis interligados. Esses três componentes são cruciais para compreender a superdotação em sua totalidade: habilidade acima da média, envolvimento com a tarefa (motivação) e criatividade.
Fonte: RENZULLI, J. S. A concepção da superdotação no modelo dos três anéis: um modelo de desenvolvimento para a promoção da produtividade criativa. In: VIRGOLIM, A. M. R.; KONKIEWITZ, E. C.(org.). Altas habilidades/superdotação, inteligência e criatividade: uma visão multidisciplinar.Campinas: Papirus, 2014. p. 219-264.
Após o estudo feito durante as aulas, com base no texto a seguir e após assistir ao vídeo sugerido, reflita sobre as características dos alunos com altas habilidades/superdotação, escrevendo um texto de até 20 linhas identificando:
Quais são características dos alunos com altas habilidades/superdotação?
Como identificar e o que observar nos alunos com suspeitas?
https://www.youtube.com/watch?v=NcRxnbp9oiI
https://www.edesp.ufscar.br/arquivos/colecoes/acessibilidade-na-ufscar/altas-habilidades.pdf