• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Para começar, vejamos a percepção de José Eduardo Vendramin (2003, p. 45) sobre a escrita dramática: A criação de um texto teatral implica – entre muitos outros assuntos – dois grandes procedimentos: imaginação e organização. O primeiro deles, pouco dominável (porém passível de desenvolvimento), confunde-se muitas vezes com o próprio ‘fazer artístico’, com o próprio ‘ser artista’. O segundo, mais obediente à vontade, é o conjunto de atitudes que filtra, seleciona e estrutura o material fornecido pela imaginação. Sem imaginação, o autor não tem material para trabalhar. Sem organização, por mais rico que seja, o material não se transformará em peça de teatro.

  • Período

    01/09/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

 

VENDRAMINI, José Eduardo. Sobre criação dramat

Para começar, vejamos a percepção de José Eduardo Vendramin (2003, p. 45) sobre a escrita dramática:

 

A criação de um texto teatral implica – entre muitos outros assuntos – dois grandes procedimentos: imaginação e organização. O primeiro deles, pouco dominável (porém passível de desenvolvimento), confunde-se muitas vezes com o próprio ‘fazer artístico’, com o próprio ‘ser artista’. O segundo, mais obediente à vontade, é o conjunto de atitudes que filtra, seleciona e estrutura o material fornecido pela imaginação. Sem imaginação, o autor não tem material para trabalhar. Sem organização, por mais rico que seja, o material não se transformará em peça de teatro.úrgica e encenação. Sala Preta, v. 3, p. 45-51, 2003. 

 

Diante disso, o desafio da atividade MAPA da disciplina de Dramaturgia Teatral é, justamente, propiciar a pesquisa e a experimentação dramatúrgica considerando sua atuação tanto como professor(a) quanto como artista de teatro

 

Sendo assim, a atividade será dividida em duas etapas: 

1.Prática de criação artística 

2.Desenvolvimento de uma proposta de ensino

Ambas as etapas serão baseadas no argumento de Vendramini, considerando sobretudo os procedimentos de imaginação e organização. Entenda cada etapa da atividade a seguir: 

 

  1. Prática de criação artística

 

Esta proposta de escrita dramática se baseia em um processo desenvolvido pela Adélia Aparecida da Silva Carvalho durante o seu doutorado. A mesma toma o exercício de escrita de cartas como estímulo criativo para a escrita dramática. 

 

DA SILVA CARVALHO, Adélia Aparecida. Casas dramatúrgicas: material criativo para ensino de dramaturgia. 2021. 

 

COMO FAZER?

 

Primeiramente, na fase criativa – da imaginação – você deve escrever uma Carta de uma personagem da sua infância

“Orientações: Escolha alguma personagem (real ou fictícia) que povoe suas lembranças de infância e que você gostaria que te contasse, ou respondesse algo, e escreva uma carta dela para você. Para preparar seu texto pense/imagine: - Quem é essa personagem? - Quais as características dela? - Como essa personagem se expressaria em uma carta? Como ela escreveria? - Sobre o que você gostaria que ela te escrevesse? O que ela teria a te responder ou contar? - Como, ao te escrever, ela deixa entrever características dela e da relação entre vocês?” (Da Silva Carvalho, 2021, p. 70) 

 

Em seguida – na fase da organização – você deve usar os elementos que apareceram na carta que você elaborou e estrutura-los no formato de um texto dramático: para esta escrita, vamos tomar como referência o formato tradicional de texto dramático, contendo diálogos, cenas e rubricas.

 

ORIENTAÇÕES PARA ESCRITA DO TEXTO DRAMÁTICO: 

 

  1. a) Comece identificando qual ou quais são os personagens que aparecem na sua carta. Destaque-os
  2. b) Faça o mesmo com os lugares mencionados. Exemplo: o quarto, o parque, a rua vazia. 3) Organize os acontecimentos em uma linha narrativa, contendo início, meio e fim. Não é necessário seguir uma linha de 03/06/2024, 12:42 Unicesumar - Ensino a Distância about:blank 2/4 tempo linear. Pode ser que a sua história comece a ser contada no futuro e termine no passado, e tudo bem. Apenas destaque esse percurso na sua linha narrativa. 
  3. c) Divida as cenas de acordo com a quebra de acontecimentos ou a mudança abrupta de lugares, sempre se baseando nos acontecimentos que aparecem na sua carta. Exemplo: Cena 01- a menina brinca de boneca no seu quarto/ Cena 02- a menina, já crescida, volta para o seu quarto de infância/ Cena 03- a menina faz a refeição na sala de jantar na companhia de sua mãe. 
  4. d) Desenvolva os diálogos de cada cena informando o nome da personagem antes de cada fala. Caso haja apenas um personagem, você terá um monologo. Isso também está permitido. 
  5. e) Use rubricas para descrever os lugares e as intenções das falas. Rubricas são textos breves que descrevem os ambientes, situações ou emoções presentes na cena. Exemplo: 

 

“Cena 01

 

Um quarto vazio, pequeno, com marcas de giz e canetinhas pelas paredes. Três caixas posicionadas ao canto, lacradas com fita, onde se lê “para doação”. As janelas estão abertas e o vendo frio do entardecer toma conta desse espaço vazio. Marta se aproxima do quarto, olha com tristeza para as caixas, vai até a janela e fecha. Ainda com as mãos na janela e com a voz trêmula diz: 

 

MARTA: se eu tivesse a chance, faria tudo diferente.” 

 

Ao final desse exercício, você deverá ter produzido um texto dramático, com no mínimo 1 e no máximo 3 laudas do Word, considerando fonte Arial 12 e espaçamento 1,5. Não se esqueça de escolher um título para o seu texto. 

 

Em seguida, você realizará a segunda etapa da atividade MAPA:

 

  1. Desenvolvimento de uma proposta de ensino

 

A partir do exercício de escrita dramática que você realizou acima, você irá elaborar uma proposta de ensino de escrita dramática a ser realizada com estudantes do ensino fundamental ou médio no ambiente escolar. 

 

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA DE ENSINO:

  1. a) Estipular o período escolar e o tempo de aula destinado a essa atividade. Exemplo: Alunos do 9º ano - Ensino Fundamental II. A atividade será realizada em duas aulas de 45 minutos cada. b) Organizar a sua atividade de ensino considerando uma etapa de imaginação e uma et
  2. c) Elaborar um plano de aula contendo o objetivo de aprendizagem, a descrição do desenvolvimento das atividades, os recursos utilizados para a aula, e as referências que você utilizou no planejamento da aula. 

 

O QUE PRECISA SER ENTREGUE? 

 

Pronto! Para entregar a atividade MAPA você deve utilizar o Formulário Padrão MAPA inserindo suas produções nos locais identificados conforme a organização pré-estabelecida no próprio formulário.

 

-A carta que você produziu na etapa 

1 -O texto dramático resultante da etapa 

1 -O plano de aula da etapa 

2 -As referências utilizadas na etapa 2 

(Obs.: Caso você opte por utilizar imagens, áudios ou vídeos no seu plano de aula, anexe todos eles no arquivo final. No caso de áudios e vídeos, opte por links abertos do youtube ou drive). 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

c) Quais medidas a empresa XYZ poderia adotar para mitigar os conflitos de interesse nesse caso?
18/07/2024
Integrare Academy

c) Quais medidas a empresa XYZ poderia adotar para mitigar os conflitos de interesse nesse caso? Em um breve texto, apresente sua opinião sobre a situação e justifique a importância da transparência e ética nas práticas de governança corporativa, especialmente em relação à contratação de familiares de altos executivos.  

Brasília, 22/09/2022 - A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) promoveu nesta última sexta-feira (22) o evento “Um olhar sobre os processos criminais de tráfico no Brasil: desafios na aplicação da Lei de Drogas". Além do lançamento da pesquisa sobre o "Perfil do processado e produção de provas nas ações criminais por tráfico de drogas", realizado pela Senad e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o evento contou com a realização de painéis para o aprofundamento da problemática do encarceramento em massa no país.
18/07/2024
Integrare Academy

  Brasília, 22/09/2022 - A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) promoveu nesta última sexta-feira (22) o evento “Um olhar sobre os processos criminais de tráfico no Brasil: desafios na aplicação da Lei de Drogas". Além do lançamento da pesquisa sobre o […]

Investir na qualidade de vida objetiva satisfazer as necessidades do trabalhador tendo como princípio o fato de que as pessoas são mais produtivas quando mais satisfeitas e envolvidas com o trabalho. A ideia é conciliar os interesses dos indivíduos e os das organizações. Sabe-se que ao melhorar a qualidade de vida do servidor no seu ambiente de trabalho, existe a tendência de melhoria na produtividade e eficiência do órgão.
02/05/2024
Integrare Academy

Investir na qualidade de vida objetiva satisfazer as necessidades do trabalhador tendo como princípio o fato de que as pessoas são mais produtivas quando mais satisfeitas e envolvidas com o trabalho. A ideia é conciliar os interesses dos indivíduos e os das organizações. Sabe-se que ao melhorar a qualidade de vida do servidor no seu […]

Veja um fragmento do livro Suicídio Laboral, um caso real de assédio moral (2010) de Cleber Donizete Martins. Já não é de hoje, venho sofrendo um sentimento demasiado forte de inutilidade, incapacidade, incompetência, devido a postura/atitudes de meu gerente, (Gerente Energúmeno) que além de não ter o menor trato com os subordinados, humilha, constrange e nos expõe à situações vexatórias, diante de todo o setor [...] Com isso, agressões verbais, gritos, impropérios, palavrões, exposição a situações ridículas, minha saúde mental desestruturou se. Tenho feito acompanhamento psiquiátrico e, para “aguentar" o martírio da jornada de trabalho, tenho tomado remédio controlado, [...] exausto com o ambiente de trabalho nauseado pela situação, senti que todos os meus limites haviam sido superados e que, portanto, deveria anunciar meu desejo em ser desligado, [...] O que era um abalo mental ruiu-se por vez. (sic, p. 10-14).
19/07/2024
Integrare Academy

  Veja um fragmento do livro Suicídio Laboral, um caso real de assédio moral (2010) de Cleber Donizete Martins.   Já não é de hoje, venho sofrendo um sentimento demasiado forte de inutilidade, incapacidade, incompetência, devido a postura/atitudes de meu gerente, (Gerente Energúmeno) que além de não ter o menor trato com os subordinados, humilha, […]

51/2024 - TI - BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA EM TI - ATIVIDADE 1
22/02/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - TI - BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA EM TI - 51/2024 Na esfera cultural, a concepção de riscos muitas vezes nos conduz a pensar em cenários adversos, eventos que, de alguma forma, dificultam ou até comprometem os resultados almejados. Contudo, é imperativo compreender que, sob uma abordagem adequada, os riscos não são apenas […]

Aqui não é necessário que você fale pontualmente de cada aplicação, mas sim que faça uma reflexão de todos os aspectos. Este tópico deverá ser digitado em fonte Arial 12, espaçamento de 1,5 entre linhas, recuo de parágrafo de 1,25 cm, cor da fonte “preto”. Este tópico deverá ter no máximo 1 página. 
15/07/2024
Integrare Academy

  Aqui não é necessário que você fale pontualmente de cada aplicação, mas sim que faça uma reflexão de todos os aspectos.   Este tópico deverá ser digitado em fonte Arial 12, espaçamento de 1,5 entre linhas, recuo de parágrafo de 1,25 cm, cor da fonte “preto”.   Este tópico deverá ter no máximo 1 […]

1 2 3 … 1.606 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp