• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Para começar, vejamos a percepção de José Eduardo Vendramin (2003, p. 45) sobre a escrita dramática: A criação de um texto teatral implica – entre muitos outros assuntos – dois grandes procedimentos: imaginação e organização. O primeiro deles, pouco dominável (porém passível de desenvolvimento), confunde-se muitas vezes com o próprio ‘fazer artístico’, com o próprio ‘ser artista’. O segundo, mais obediente à vontade, é o conjunto de atitudes que filtra, seleciona e estrutura o material fornecido pela imaginação. Sem imaginação, o autor não tem material para trabalhar. Sem organização, por mais rico que seja, o material não se transformará em peça de teatro.

  • Período

    01/09/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

 

VENDRAMINI, José Eduardo. Sobre criação dramat

Para começar, vejamos a percepção de José Eduardo Vendramin (2003, p. 45) sobre a escrita dramática:

 

A criação de um texto teatral implica – entre muitos outros assuntos – dois grandes procedimentos: imaginação e organização. O primeiro deles, pouco dominável (porém passível de desenvolvimento), confunde-se muitas vezes com o próprio ‘fazer artístico’, com o próprio ‘ser artista’. O segundo, mais obediente à vontade, é o conjunto de atitudes que filtra, seleciona e estrutura o material fornecido pela imaginação. Sem imaginação, o autor não tem material para trabalhar. Sem organização, por mais rico que seja, o material não se transformará em peça de teatro.úrgica e encenação. Sala Preta, v. 3, p. 45-51, 2003. 

 

Diante disso, o desafio da atividade MAPA da disciplina de Dramaturgia Teatral é, justamente, propiciar a pesquisa e a experimentação dramatúrgica considerando sua atuação tanto como professor(a) quanto como artista de teatro

 

Sendo assim, a atividade será dividida em duas etapas: 

1.Prática de criação artística 

2.Desenvolvimento de uma proposta de ensino

Ambas as etapas serão baseadas no argumento de Vendramini, considerando sobretudo os procedimentos de imaginação e organização. Entenda cada etapa da atividade a seguir: 

 

  1. Prática de criação artística

 

Esta proposta de escrita dramática se baseia em um processo desenvolvido pela Adélia Aparecida da Silva Carvalho durante o seu doutorado. A mesma toma o exercício de escrita de cartas como estímulo criativo para a escrita dramática. 

 

DA SILVA CARVALHO, Adélia Aparecida. Casas dramatúrgicas: material criativo para ensino de dramaturgia. 2021. 

 

COMO FAZER?

 

Primeiramente, na fase criativa – da imaginação – você deve escrever uma Carta de uma personagem da sua infância

“Orientações: Escolha alguma personagem (real ou fictícia) que povoe suas lembranças de infância e que você gostaria que te contasse, ou respondesse algo, e escreva uma carta dela para você. Para preparar seu texto pense/imagine: - Quem é essa personagem? - Quais as características dela? - Como essa personagem se expressaria em uma carta? Como ela escreveria? - Sobre o que você gostaria que ela te escrevesse? O que ela teria a te responder ou contar? - Como, ao te escrever, ela deixa entrever características dela e da relação entre vocês?” (Da Silva Carvalho, 2021, p. 70) 

 

Em seguida – na fase da organização – você deve usar os elementos que apareceram na carta que você elaborou e estrutura-los no formato de um texto dramático: para esta escrita, vamos tomar como referência o formato tradicional de texto dramático, contendo diálogos, cenas e rubricas.

 

ORIENTAÇÕES PARA ESCRITA DO TEXTO DRAMÁTICO: 

 

  1. a) Comece identificando qual ou quais são os personagens que aparecem na sua carta. Destaque-os
  2. b) Faça o mesmo com os lugares mencionados. Exemplo: o quarto, o parque, a rua vazia. 3) Organize os acontecimentos em uma linha narrativa, contendo início, meio e fim. Não é necessário seguir uma linha de 03/06/2024, 12:42 Unicesumar - Ensino a Distância about:blank 2/4 tempo linear. Pode ser que a sua história comece a ser contada no futuro e termine no passado, e tudo bem. Apenas destaque esse percurso na sua linha narrativa. 
  3. c) Divida as cenas de acordo com a quebra de acontecimentos ou a mudança abrupta de lugares, sempre se baseando nos acontecimentos que aparecem na sua carta. Exemplo: Cena 01- a menina brinca de boneca no seu quarto/ Cena 02- a menina, já crescida, volta para o seu quarto de infância/ Cena 03- a menina faz a refeição na sala de jantar na companhia de sua mãe. 
  4. d) Desenvolva os diálogos de cada cena informando o nome da personagem antes de cada fala. Caso haja apenas um personagem, você terá um monologo. Isso também está permitido. 
  5. e) Use rubricas para descrever os lugares e as intenções das falas. Rubricas são textos breves que descrevem os ambientes, situações ou emoções presentes na cena. Exemplo: 

 

“Cena 01

 

Um quarto vazio, pequeno, com marcas de giz e canetinhas pelas paredes. Três caixas posicionadas ao canto, lacradas com fita, onde se lê “para doação”. As janelas estão abertas e o vendo frio do entardecer toma conta desse espaço vazio. Marta se aproxima do quarto, olha com tristeza para as caixas, vai até a janela e fecha. Ainda com as mãos na janela e com a voz trêmula diz: 

 

MARTA: se eu tivesse a chance, faria tudo diferente.” 

 

Ao final desse exercício, você deverá ter produzido um texto dramático, com no mínimo 1 e no máximo 3 laudas do Word, considerando fonte Arial 12 e espaçamento 1,5. Não se esqueça de escolher um título para o seu texto. 

 

Em seguida, você realizará a segunda etapa da atividade MAPA:

 

  1. Desenvolvimento de uma proposta de ensino

 

A partir do exercício de escrita dramática que você realizou acima, você irá elaborar uma proposta de ensino de escrita dramática a ser realizada com estudantes do ensino fundamental ou médio no ambiente escolar. 

 

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA DE ENSINO:

  1. a) Estipular o período escolar e o tempo de aula destinado a essa atividade. Exemplo: Alunos do 9º ano - Ensino Fundamental II. A atividade será realizada em duas aulas de 45 minutos cada. b) Organizar a sua atividade de ensino considerando uma etapa de imaginação e uma et
  2. c) Elaborar um plano de aula contendo o objetivo de aprendizagem, a descrição do desenvolvimento das atividades, os recursos utilizados para a aula, e as referências que você utilizou no planejamento da aula. 

 

O QUE PRECISA SER ENTREGUE? 

 

Pronto! Para entregar a atividade MAPA você deve utilizar o Formulário Padrão MAPA inserindo suas produções nos locais identificados conforme a organização pré-estabelecida no próprio formulário.

 

-A carta que você produziu na etapa 

1 -O texto dramático resultante da etapa 

1 -O plano de aula da etapa 

2 -As referências utilizadas na etapa 2 

(Obs.: Caso você opte por utilizar imagens, áudios ou vídeos no seu plano de aula, anexe todos eles no arquivo final. No caso de áudios e vídeos, opte por links abertos do youtube ou drive). 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

3 – Os métodos utilizados para determinação da composição corporal podem ser divididos em métodos diretos, indiretos e duplamente indiretos. Aponte quais são as diferenças entre cada um destes métodos.
30/04/2024
Integrare Academy

3 – Os métodos utilizados para determinação da composição corporal podem ser divididos em métodos diretos, indiretos e duplamente indiretos. Aponte quais são as diferenças entre cada um destes métodos.

Por fim, após elaborar e gravar a execução de sua aula, deverá responder então as questões a seguir. Questionário: 1) Qual o perfil de aluno que sua aula é indicada? Justifique sua resposta.
15/07/2024
Integrare Academy

  Por fim, após elaborar e gravar a execução de sua aula, deverá responder então as questões a seguir. Questionário: 1) Qual o perfil de aluno que sua aula é indicada? Justifique sua resposta. 2) As aulas normalmente seguem uma lógica de construção que preconiza iniciar com movimentos mais simples e ir gradualmente para movimentos […]

Avatarização garante nova "cara" às marcas na era digital Engajamento com influenciadores digitais de marcas é três vezes maior do que com influenciadores reais EDUARDA PEREIRA, DE GRAMADO (RS) 18/04/2023 09:12 | Atualizado 18/04/2023 11:26
04/06/2024
Integrare Academy

Avatarização garante nova "cara" às marcas na era digital Engajamento com influenciadores digitais de marcas é três vezes maior do que com influenciadores reais EDUARDA PEREIRA, DE GRAMADO (RS) 18/04/2023 09:12 | Atualizado 18/04/2023 11:26   Tendência chegou para ficar e vem gerando ótimos resultados para as empresas, defende Pedro Alvim, head de social media […]

UNICESUMAR – EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA – 51/2024
14/03/2024
Integrare Academy

1ª QUESTÃO O Brasil contém um grande número de espécies diferentes entre animais, vegetais e microrganismos, envoltos em uma imensa complexidade e distribuídas em uma grande variedade de ecossistemas. O incremento da variabilidade ocorre em razão da permuta genética, determinada pela troca de segmentos entre cromátides não irmãs na meiose. SOUZA, E. S; ALMEIDA, A. […]

3 – Calcular o custo por unidade, sabendo que foram produzidas 2.500 canecas; 4 – Descreva qual foi o custo de valor mais representativo no processo de fabricação da caneca.
05/06/2024
Integrare Academy

3 – Calcular o custo por unidade, sabendo que foram produzidas 2.500 canecas;   4 – Descreva qual foi o custo de valor mais representativo no processo de fabricação da caneca.   Para auxiliá-lo na execução dessa atividade, seguem algumas orientações: - Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto e o copie no template/formulário […]

Diferencie brevemente as multiplexações FDM e TDM, explicando uma situação prática em que cada uma seria mais indicada:
12/06/2025
Integrare Academy

Diferencie brevemente as multiplexações FDM e TDM, explicando uma situação prática em que cada uma seria mais indicada:

1 2 3 … 1.606 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp