Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) envolvem uma diversa gama de transtornos, presentes na criança desde seu nascimento, com a presença de distúrbios em diferentes graus, associados a déficits, principalmente, no que diz respeito às habilidades sociais, como de comunicação, imaginação e comportamento.
Segundo Schwartzman e Araújo (2003) e Mercadante et al. (2006), as intervenções possíveis para cada aluno com TGD devem ser pensadas a partir de avaliação sistematizada, realizada com o diagnóstico preciso, de modo a se reconhecer as habilidades existentes, partindo destas para estimular o desenvolvimento.
Vale ressaltar que o termo Transtorno Global do Desenvolvimento foi utilizado no DSM-IV, apresentando as seguintes classificações: Transtorno Autista, Transtorno de Rett, Transtorno Desintegrativo Infantil e Transtorno de Asperger.
Fonte: MONTEIRO, M. M.; MIESSE, M. C. Transtornos Globais do Desenvolvimento: ensino e aprendizagem no contexto inclusivo. Florianópolis: Arqué, 2024.
Considerando a importância do conhecimento prévio das características dos Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) para a intervenção educacional, descreva, em até 20 linhas, como um profissional especializado em autismo pode adaptar suas estratégias de ensino para atender às necessidades específicas dos alunos com TGD em uma sala de aula inclusiva.