• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Os custos para a manutenção do setor de materiais e patrimoniais é oneroso devido a diversos fatores como: roubos, furtos, aluguel de espaços físicos, seguros, entre outros, podendo chegar a níveis altíssimos e insuportáveis

  • Período

    01/09/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - GPUB - ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS - 53_2024

Olá, estudante de Gestão Pública. A atividade proposta corresponde à Atividade de Estudo 1, da disciplina de Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais.

O objetivo desta atividade é aprofundar o entendimento sobre a nova legislação e as diretrizes para aquisições no setor público.

A Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais é uma Função da Administração Pública, que tem por objetivo assegura o fornecimento dos bens necessários à manutenção da operacionalização da produção. Para tanto, precisa realizar um planejamento eficiente para saber quando comprar e o que comprar, obtendo assim melhores condições de compra com valor econômico para o Ente/Órgão.

Os custos para a manutenção do setor de materiais e patrimoniais é oneroso devido a diversos fatores como: roubos, furtos, aluguel de espaços físicos, seguros, entre outros, podendo chegar a níveis altíssimos e insuportáveis. Tomando esse fato em consideração, o ideal seria não manter estoques, havendo o fornecimento dos materiais apenas quando fossem estritamente necessários. Isso, logicamente, implica uma grande agilidade, que em um contexto da Administração Pública muitas vezes não é possível. As compras, no setor público, são processadas por meio de licitações, sendo usual que um único processo de aquisição chegue a demorar seis meses, ante os trâmites burocráticos (disfuncionais), bem como o rigor e a observância das formalidades inerentes aos ritos licitatórios. Dessa forma, a manutenção de estoques é uma realidade na prática administrativa do setor público brasileiro.

Fonte: OLIVEIRA, A. A. de. Administração de recursos materiais e patrimoniais. Indaial: Arqué, 2023.

Pesquise sobre o processo licitatório para aquisição de materiais e patrimônio na Administração Pública. Veja a nova Lei de Licitações e Contratos, instituída pela Norma 14.133/2021, que já está valendo, e o ano de 2024 está sendo o primeiro em que todas as compras públicas terão de seguir a nova legislação, como explica a Advocacia Geral da União (AGU): seja para uma grande obra ou mesmo para a reposição de insumos hospitalares.

Para ler essa matéria na íntegra, acesse o link a seguir ou acesse esse conteúdo: “NOVA LEI DE LICITAÇÕES”, na pasta MATERIAL DA DISCIPLINA, que consta dentro da disciplina de ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS.

Disponível em: https://www.gov.br/gestao/pt-br/assuntos/nova-lei-de-licitacoes. Acesso em: 22 jul. 2024.

ATIVIDADE:

Com base neste contexto, dedique um tempo para entender a nova legislação e as regras para compras no setor público. Após isso, elabore um resumo explicativo sobre as principais mudanças trazidas pela normatização e sua importância para a Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais (seu resumo deverá conter entre 10 e 20 linhas).

ATENÇÃO: para responder à Atividade de Estudo 1, orientamos que digite a sua resposta, primeiramente, em um arquivo WORD, em seu computador, pois caso digite direto na caixa de texto no ambiente Studeo, pode acontecer de expirar o tempo e perder sua resposta. Depois disso, copie sua resposta e cole na caixa de resposta a seguir.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Para analisar o IDC, recorra a tabela abaixo: >1 (ou > 100%)– Desempenho positivo, está adiantado e/ou mais barato. =1 (ou = 100%)– Desempenho dentro do esperado. < 100%) – Desempenho fraco ou abaixo do planejado. Para apresentar a gestão dos custos, preencha o quadro a seguir, e em seguida apresente seu parecer sobre esses custos apresentados.
05/06/2024
Integrare Academy

Para analisar o IDC, recorra a tabela abaixo: >1 (ou > 100%)– Desempenho positivo, está adiantado e/ou mais barato. =1 (ou = 100%)– Desempenho dentro do esperado. < 100%) – Desempenho fraco ou abaixo do planejado.   Para apresentar a gestão dos custos, preencha o quadro a seguir, e em seguida apresente seu parecer sobre […]

Este tópico deverá ser digitado em fonte Arial 12, espaçamento de 1,5 entre linhas, recuo de parágrafo de 1,25 cm, cor da fonte “preto”. Este tópico deverá ter no máximo, meia página. Lembre-se de retirar as partes em vermelho, pois elas são apenas explicações de como seu relatório deve ser produzido. 
15/07/2024
Integrare Academy

  Este tópico deverá ser digitado em fonte Arial 12, espaçamento de 1,5 entre linhas, recuo de parágrafo de 1,25 cm, cor da fonte “preto”.   Este tópico deverá ter no máximo, meia página.   Lembre-se de retirar as partes em vermelho, pois elas são apenas explicações de como seu relatório deve ser produzido.    […]

O avanço tecnológico se identifica com estruturas hospitalares modernas e de precisão, em que os sistemas de informação necessitam de vigilância constante para atender a esta demanda com eficácia.
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA - GH - CONTABILIDADE DE CUSTOS EM GESTÃO HOSPITALAR - 53_2024   Olá, estudante de Gestão Hospitalar! A atividade MAPA da disciplina de Contabilidade de Custos em Gestão Hospitalar auxiliará você em sua trajetória de formação em Gestão Hospitalar, proporcionando as habilidades para organizar fluxos de trabalho e informações, estabelecer mecanismos de compras e […]

(2)  SEGUNDA ETAPA: Analisar a situação problema e realizar a atividade Agora, com base no exposto anteriormente e nos conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, chegou a hora de você resolver sua Atividade MAPA. Vamos lá?!
03/05/2024
Integrare Academy

(2)  SEGUNDA ETAPA: Analisar a situação problema e realizar a atividade Agora, com base no exposto anteriormente e nos conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, chegou a hora de você resolver sua Atividade MAPA. Vamos lá?! Inicialmente, vamos definir as variáveis para o modelo econométrico, no sentido de investigar se o Endividamento Geral (IEG) e […]

Refletindo sobre sua experiência profissional ou pessoal, você já se deparou com a necessidade de identificar riscos e elaborar planos de segurança para indivíduos de alto perfil? Considerando a complexidade de uma operação de segurança pessoal e executiva, quais estratégias específicas você acredita que seriam cruciais para mitigar riscos e garantir a segurança dos protegidos? Como você aplicaria sua compreensão dos princípios de segurança para enfrentar desafios únicos, como a gestão de grandes multidões e a coordenação com as autoridades de segurança pública?
19/07/2024
Integrare Academy

  Refletindo sobre sua experiência profissional ou pessoal, você já se deparou com a necessidade de identificar riscos e elaborar planos de segurança para indivíduos de alto perfil? Considerando a complexidade de uma operação de segurança pessoal e executiva, quais estratégias específicas você acredita que seriam cruciais para mitigar riscos e garantir a segurança dos […]

Em sua opinião, qual é a importância da realização da reunião de abertura de uma auditoria?
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - GQ - AUDITORIA DA QUALIDADE - 53_2024   Em sua opinião, qual é a importância da realização da reunião de abertura de uma auditoria? Esta reunião, de fato, é importante?   Quando se faz um planejamento de alguma atividade, por mais que se tenha avaliada todas as possibilidades de falhas, os profissionais […]

1 2 3 … 1.606 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp