Orientações gerais
- Muito importante! Você deverá entregar essa atividade, apenas, por meio do MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.
- Utilize o livro (PDF) da disciplina como principal fonte de apoio.
- Cópias parcial ou total serão zeradas.
- Todas as atividades do curso são avaliadas conforme o que está sendo solicitado e as instruções fornecidas. Sendo assim, o descumprimento dessas orientações sempre acarreta algum desconto na nota.
*Todas as informações abaixo estão descritas e organizadas no MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.
FICHAS DE AVALIAÇÃO
# Ficha de avaliação 1
Data da avaliação: 29/04/2024
Avaliado(a): Thais
Sexo: feminino
Data de nascimento: 11/03/1997
Massa Corporal: 78kg
Estatura: 1,62m
Circunferência da Cintura: 97cm
Dobras cutâneas |
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1° medida |
2° medida |
3° medida |
Dobra cutânea do Peitoral: |
15,6 mm |
15,9 mm |
15,8 mm |
Dobra cutânea do Abdômen: |
31,8 mm |
33,1 mm |
32,6 mm |
Dobra cutânea do Tríceps: |
27,9 mm |
29,8 mm |
28,5 mm |
Dobra cutânea da Coxa: |
27,1 mm |
27,8 mm |
27,6 mm |
Dobra cutânea da Suprailíaca: |
29,9 mm |
31,7 mm |
30,3 mm |
Dobra cutânea da Axilar média: |
19,3 mm |
20,5 mm |
19,7 mm |
Dobra cutânea da Subescapular: |
28,6 mm |
30,9 mm |
29,6 mm |
# Ficha de avaliação 2
Data da avaliação: 29/04/2024
Avaliado(a): Bernardo
Sexo: masculino
Data de nascimento: 15/09/1987
Massa Corporal: 78kg
Estatura: 1,79m
Circunferência da Cintura: 87cm
Dobras cutâneas |
|
1° medida |
2° medida |
3° medida |
Dobra cutânea do Peitoral: |
5,1 mm |
5,2 mm |
4,9 mm |
Dobra cutânea do Abdômen: |
16,2 mm |
16,9 mm |
16,0 mm |
Dobra cutânea do Tríceps: |
9,6 mm |
9,9 mm |
9,2 mm |
Dobra cutânea da Coxa: |
18,3 mm |
18,7 mm |
18,1 mm |
Dobra cutânea da Suprailíaca: |
14,3 mm |
14,9 mm |
13,9 mm |
Dobra cutânea da Axilar média: |
9,1 mm |
9,4 mm |
9,3 mm |
Dobra cutânea da Subescapular: |
15,3 mm |
15,9 mm |
15,5 mm |
ATIVIDADE 1 – PROTOCOLO E PROCEDIMENTO DE COLETA DAS MEDIDAS
Quando vamos aplicar um teste devemos verificar, primeiramente, para qual população ele foi desenvolvido, e na sequência, respeitar e seguir as orientações dos protocolos, para que as medidas/resultados, forneçam informações confiáveis.
Nesse contexto, responda as questões que seguem abaixo.
1) Segundo o material da disciplina, quais as orientações para realizar a medida da massa corporal?
2) De acordo com o material da disciplina, quais as orientações para realizar a medida da estatura?
3) Conforme consta no material da disciplina, quais são as duas formas de se realizar a medida da circunferência da cintura?
4) A figura 1, logo abaixo, ilustra a localização de alguns dos pontos anatômicos para a mensuração das dobras cutâneas.
Figura 1 – Pontos anatômicos para a mensuração das dobras cutâneas.
Fonte: o Professor.
Considerando essa figura, de acordo com a identificação da localização, preencha o quadro a seguir com o nome da dobra cutânea.
Identificação da localização |
Nome da dobra cutânea |
1 |
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2 |
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3 |
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4 |
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5 |
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6 |
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7 |
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5) De acordo com o material da disciplina, para a correta obtenção da medida das dobras cutâneas, é necessário seguir algumas normas. De acordo com o material, quais são essas normas?
ATIVIDADE 2 – ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO CORPORAL
Considerando as informações das fichas de avaliação, nessa Atividade 2 você irá estimar o percentual de gordura corporal, a massa gorda e a massa isenta de gordura da Thais e do Bernardo. Atenção, para realizar essas estimativas, você deverá consultar o livro da disciplina.
Para responder essa atividade, preencha os campos abaixo com as informações solicitadas.
1) Cálculo completo e o resultado da densidade corporal da Thais. Utilize a fórmula de sete dobras de Jackson, Pollock e Ward (1980).
2) Cálculo completo e o resultado do percentual de gordura corporal da Thais. Utilize a fórmula de Siri (1961).
3) Cálculo completo e o resultado da massa gorda e massa isenta de gordura da Thais.
4) Cálculo completo e o resultado da densidade corporal do Bernardo. Utilize a fórmula de sete dobras de Jackson, Pollock e Ward (1980).
5) Cálculo completo e o resultado do percentual de gordura corporal do Bernardo. Utilize a fórmula de Siri (1961).
6) Cálculo completo e o resultado da massa gorda e massa isenta de gordura do Bernardo.
ATIVIDADE 3 – ANÁLISE DA AVALIAÇÃO
A partir das informações das fichas de avaliação, nessa Atividade 3, você irá fazer algumas análises e inferências relacionadas a aspectos da saúde da Thais e do Bernardo.
Para responder essa atividade, preencha os campos abaixo com as informações solicitadas.
1) Resultado e diagnóstico do IMC da Thais.
2) Considere a medida da circunferência de cintura da Thais. De acordo com as informações do livro da disciplina, ela está exposta a maiores riscos à saúde? Por quê?
3) Considere o percentual de gordura corporal da Thais. De acordo a proposta de Heyward e Stolarczyk (2000), apresentada no livro da disciplina, como está classificado o percentual de gordura dela?
4) Resultado e diagnóstico do IMC do Bernardo.
5) Considere a medida da circunferência de cintura do Bernardo. De acordo com as informações do livro da disciplina, ele está exposto a maiores riscos à saúde? Por quê?
6) Considere o percentual de gordura corporal do Bernardo. De acordo a proposta de Lohman, Houtkooper e Going (1997), apresentada no livro da disciplina, como está classificado o percentual de gordura dele?