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Olá, estudante! Veja a proposta desta atividade M.A.P.A., Material de avaliação Prática da Aprendizagem. Quantas infinidades de coisas de nosso cotidiano podemos aplicar conceitos matemáticos e físicos?

  • Período

    01/09/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - MATEMÁTICA APLICADA À COMPUTAÇÃO - 52_2024

 

Olá, estudante!

Veja a proposta desta atividade M.A.P.A., Material de avaliação Prática da Aprendizagem.

 

Quantas infinidades de coisas de nosso cotidiano podemos aplicar conceitos matemáticos e físicos?

 

Uma das atividades que é amplamente aplicado o conceito físico e matemático é no lançamento de projeteis. Quando um projétil é lançado, ele tem uma velocidade inicial e uma trajetória que é determinada pela interação entre essa velocidade, a força da gravidade e possivelmente outras forças externas, como resistência do ar. O trajeto de um projétil é frequentemente descrito como uma parábola, onde atinge uma altura máxima e depois retorna ao solo.

 

Alguns dos principais conceitos relacionados ao lançamento de projéteis incluem:

 

* Alcance: a distância horizontal que o projétil percorre antes de atingir o solo novamente.

* Altura máxima: a altura máxima atingida pelo projétil durante o seu voo.

* Tempo de voo: o tempo total que o projétil está no ar desde o lançamento até atingir o solo.

* Velocidade inicial: a velocidade com que o projétil é lançado.

* Ângulo de lançamento: o ângulo formado entre a direção inicial do lançamento e a horizontal.

* Velocidade vertical e horizontal: as componentes da velocidade do projétil na direção vertical e horizontal.

 

Existem vários softwares e simulares que neles é possível, variar objeto, altura, ângulo dentre outros em busca de alcançar o um alvo. Um deles é o simulador desenvolvido pelo PHET, onde podemos fazer diversos ensaios em relação às variáveis que influenciam no lançamento de um projetil:

Fonte: https://phet.colorado.edu/sims/html/p.... Acesso em: 6 maio 2024.

 

O objetivo é alcançar um alvo que dista 15m em relação ao canhão de lançamento. Nele podemos fazer simulações reais que simulam um lançamento e seu alcance e seu comportamento. Você já parou pra pensar o quanto essas tecnologias tem facilitado os nossos cálculos cotidianos?

 

Para realizar a atividade, é necessário responder aos seguintes itens sobre o lançamento.

Suponha então, considerando o que foi apresentado que você tenha que realizar um lançamento de uma bola de canhão pesando 17,60kg, diâmetro de 0,18m, gravidade de 9,81m/s², rapidez inicial de 16m/s.

 

Item I

 

Para respoder aos itens a), b) e c) utilize o simulador de projétil. Lembrando de escolher o botão Lab no início e utilizar a altura do canhão no nível do solo, ou seja, altura= 0 m.

 

 

 

Fonte: https://phet.colorado.edu/sims/html/p.... Acesso em: 6 maio 2024.

 

  1. a) Considerando as condições dispostas, se a bola for lançada a uma velocidade de 17m/s a um ângulo de 64º, ela acertaria exatamente no centro do alvo?
  2. b) Com as condicções dispostas, a bola acertaria o alvo quando for lançada a um ângulo de 72º e uma velocidade de 16m/s?
  3. c) O que acontece com a bola quando diminuímos o ângulo? O caimento da bola é mais longe ou mais próximo do alto? Para direita ou para esquerda? Explique.

 

Item II

Suponhamos que em relação a diversos lançamentos efetuados foi considerado como evento probabilístico o acerto do alvo definido pela seguinte expressão lógica:

 

(avb)∨((a∧~b)∧c)∨(a∧c)

 

Responda:

  1. e) Qual é a tabela verdade para o evento acerto e erro dos lançamentos?
  2. f) Em quantas situações pode-se dizer que foi acerto o lançamento? E qual a porcentagem final de acerto para o evento? (Mostre os cálculos)

Obs:

* V como acertou o alvo e F como não acertou o alvo.

* Siga a sequência para a tabela verdade a, b e c.

* Comece a conjugação com V.

 

Item III

Ainda falando sobre lançamentos, foram realizados diversos lançamentos de projeteis em uma outra condição e a sua frequência e os metros alcançados foram dispostos na seguinte tabela:

 

Fonte: a autora.

 

  1. g) Qual foi a média dos lançamentos? (Mostre os cálculos)
  2. h) Qual é o valor mediano para esses lançamentos nessa condição que foi disposta? (Mostre os cálculos)

 

IMPORTANTE!

  1. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais  Material da Disciplina ou no Fórum Interativo.
  2. Responda a todos os itens, seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente, e coloque em um único arquivo.
  3. A entrega deve ser feita por meio do Template de entrega da atividade MAPA, disponível no material da disciplina.
  4. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
  5. Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

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