• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Olá, estudante! Chegou a hora de colocar em prática os conhecimentos construídos ao longo da nossa disciplina. Para a produção deste MAPA, focalizaremos na Modelagem Matemática, que foi uma das tendências em Educação Matemática abordada em nossa disciplina.

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - MAT - PRÁTICA DE ENSINO: MODELAGEM MATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS - 52_2024

MATERIAL DE AVALIAÇÃO PRÁTICA DE APRENDIZAGEM - MAPA

Olá, estudante! Chegou a hora de colocar em prática os conhecimentos construídos ao longo da nossa disciplina. Para a produção deste MAPA, focalizaremos na Modelagem Matemática, que foi uma das tendências em Educação Matemática abordada em nossa disciplina.

A Modelagem Matemática é uma das tendências em Educação Matemática pela qual o professor, em sala de aula, pode orientar as abordagens de ensino e de aprendizagem. Segundo Barbosa (2001), a Modelagem Matemática consiste em um ambiente de aprendizagem e, no contexto da experiência de ensino, ela pode ser desenvolvida segundo o que esse autor denominou de casos, vejamos o quadro a seguir:

Em cada caso temos um aumento da participação do aluno, que inicialmente participa apenas da etapa da resolução, no caso 1; até que participa desde a elaboração da situação problema que será investigado, como o caso 3.

A proposta desse MAPA é que você se coloque como professor da Educação Básica e proponha uma experiência educacional utilizando essa abordagem.

Tarefa: criar uma atividade de Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática

Para realização dessa tarefa, você precisará:

- Escolher um dos casos propostos por Barbosa (2001), que lhe orientará em todo o processo de elaboração da atividade.

- Escolher uma turma da Educação Básica na qual você desenvolveria sua atividade, elucidando conceitos que possam emergir no decorrer da solução proposta, de acordo com o nível escolhido.

- Elaborar uma situação problema a ser investigada: é necessário que você proponha uma situação inicial, como um convite para os alunos participarem da atividade que será proposta. Essa situação inicial pode ser um vídeo, uma contação de história ou uma conversa inicial, que motive os alunos a participarem, por meio de questionamentos que remetam ao tema central da atividade. Lembre-se que uma atividade de Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática parte de aspectos da realidade dos alunos, de sua vivência, seu dia a dia. Convide seus alunos a participarem por meio de situações que os envolva.

- Apresentar a situação problema: após a discussão inicial, deve ser apresentada a questão norteadora da atividade, o que os alunos deverão investigar.

- Apresentar dados ou ideias de coleta de dados que podem ser realizadas no coletivo com os alunos. Lembre-se que esses dados ou a construção deles realizada em sala de aula depende da concepção que você escolher, do caso proposto por Barbosa (2001).

- Apresentar uma resolução possível para a atividade proposta: essa resolução pode incluir imagens, gráficos, tabelas e textos explicativos... Será o “modelo final” que representa a solução para o questionamento inicial.

Use a sua criatividade!

 

Procure imagens, textos e vídeos que podem lhe auxiliar desde a proposta inicial da situação problema até a sua resolução.

Estamos à disposição! Qualquer dúvida, contate a mediação e/ou o nosso ambiente virtual.

Orientações para a realização da Atividade MAPA:

- Esta atividade deverá ser realizada exclusivamente no formulário Padrão, disponível no Material da Disciplina.

- Fique atento ao que foi solicitado e revise sua resposta para garantir que não se esqueceu de responder a nenhum item.

- Assista às aulas conceituais e leia o livro da disciplina. Estes materiais trazem informações indispensáveis para a construção da sua atividade.

- Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto de sua atividade antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo, mesmo que por outros canais de comunicação após a finalização.

Boa atividade! REFERÊNCIA:

BARBOSA, J. C. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. In: RA DA

 

 

 

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Quando alguém, na vida real, comete uma conduta descrita em um tipo penal, ocorre
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - FUNDAMENTOS DE DIREITO PENAL - 53_2024 TEXTO 1 A elaboração de normas incriminadoras é função exclusiva da lei, isto é, nenhum fato pode ser considerado crime e nenhuma pena criminal pode ser aplicada sem que antes da ocorrência desse fato exista uma lei definindo-o como crime e cominando-lhe a sanção correspondente. O […]

Você pode ter mais informações sobre este assunto copiando e colando este link em seu navegador: https://exame.com/tecnologia/o-que-podemos-aprender-com-o-fracasso-do-google-glass/.
05/06/2024
Integrare Academy

Você pode ter mais informações sobre este assunto copiando e colando este link em seu navegador: https://exame.com/tecnologia/o-que-podemos-aprender-com-o-fracasso-do-google-glass/. Lançar um novo produto no mercado não envolve apenas a criação de algo que se acredita que o consumidor deseja comprar. É preciso planejamento, análise de mercado, pesquisa junto aos consumidores, verificações financeiras e testes de produto e […]

Caro (a) Aluno (a)! Tudo bem? Este ambiente será utilizado para o envio da Atividade de Estudos 3 – RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE. Para realizar o envio desta atividade, você deverá ter cumprido as seguintes etapas:
15/07/2024
Integrare Academy

Caro (a) Aluno (a)! Tudo bem? Este ambiente será utilizado para o envio da Atividade de Estudos 3 – RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE. Para realizar o envio desta atividade, você deverá ter cumprido as seguintes etapas: Ter assistido as aulas de orientação do início ao fim, lido todas as orientações postadas no Mural […]

Os behavioristas sustentam que todos os comportamentos são resultado de experiências e condicionamentos, sendo estudados de maneira objetiva através da observação das ações. Entre os principais representantes dessa teoria estão John B. Watson, associado ao condicionamento clássico, e B.F. Skinner, relacionado ao condicionamento operante.
03/08/2024
Integrare Academy

O Behaviorismo é uma teoria psicológica que foca no estudo do comportamento observável, tanto humano quanto animal. Os behavioristas sustentam que todos os comportamentos são resultado de experiências e condicionamentos, sendo estudados de maneira objetiva através da observação das ações. Entre os principais representantes dessa teoria estão John B. Watson, associado ao condicionamento clássico, e […]

Portanto, mediante as transformações tecnológicas e das questões psicológicas envolvidas no medo e na timidez, torna-se fundamental explorar estratégias e abordagens que ajudem as pessoas a enfrentar e superar esses obstáculos, capacitando-as a se expressarem de forma assertiva e impactante em um contexto cada vez mais digitalizado e conectado. Neste contexto apresentamos o estudo de caso a seguir:
30/04/2024
Integrare Academy

Portanto, mediante as transformações tecnológicas e das questões psicológicas envolvidas no medo e na timidez, torna-se fundamental explorar estratégias e abordagens que ajudem as pessoas a enfrentar e superar esses obstáculos, capacitando-as a se expressarem de forma assertiva e impactante em um contexto cada vez mais digitalizado e conectado. Neste contexto apresentamos o estudo de […]

- Essas estratégias beneficiariam apenas um dos estudantes ou todos eles? Por que?
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - MAT - PRÁTICA DE ENSINO: NOVAS TECNOLOGIAS E JOGOS DIDÁTICOS - 53_2024   A aprendizagem é um processo individual e complexo, que reflete diretamente a diversidade dos perfis de aprendizagem de cada aluno. Entre os diferentes estilos de aprendizagem, podemos destacar: Observador: Alunos com este perfil possuem maior facilidade em aprender por […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp