• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

O termo Aporofobia é tido como uma patologia social pela filósofa espanhola Adela Cortina: Aporofobia: vem do grego “áporos”, o pobre, o desamparado, e “fobéo”, que significa temer, odiar, rejeitar

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - SER - SERVIÇO SOCIAL E FORMAÇÃO PROFISSIONAL - 53_2024

 

Conhecendo conceitos presentes na sociedade contemporânea e sua relação com o Serviço Social!

Pobres: Pessoas indesejáveis!

Uma das palavras difundidas no Brasil recentemente é Aporofobia!  Você já ouviu falar deste termo? Imagina o que ela significa?

O termo Aporofobia é tido como uma patologia social pela filósofa espanhola Adela Cortina: Aporofobia: vem do grego “áporos”, o pobre, o desamparado, e “fobéo”, que significa temer, odiar, rejeitar. A palavra, prima da xenofobia, homofobia e islamofobia, significa a aversão ao pobre pelo fato de ser pobre. Adela, ainda acrescenta: “é comum tratar bem quem pode nos fazer favor ou dar algo em troca e abandonar aqueles que não podem nos dar nada disso”. Disponível em: https://l1nk.dev/seWLz. Acesso em 30 maio 2023.

Aporofobia é tida como um fenômeno social, não físico, que não pode ser apontado com o dedo. Nomear a rejeição aos pobres permite-nos tornar visível esta patologia social, investigar as causas e decidir se concordamos que continue a crescer ou se estamos dispostos a desativá-la por nos parecer inadmissível.

De acordo com o Pe. Julio Lancelotti “A criminalização da pobreza não criminaliza os produtores da pobreza, apenas os pobres e empobrecidos".(Disponível em: https://l1nk.dev/seWLz. Acesso em 30 maio 2023.)

Elaborado pelo professor. 2023

 

Fonte: Disponível em: https://www.brasil247.com/blog/padre-.... Acesso em: 30 maio 2023.

 

Um dos exemplos mais evidentes que podemos citar (dentre tantos) é a arquitetura (construção) hostil, onde se criam “barreiras” físicas para que “pobres miseráveis” não estraguem a beleza de prédios públicos e privados, chamado também de arquitetura anti-pobre.

Proposta da atividade:

Partindo destas reflexões siga as orientações abaixo para a construção do seu texto:

1- Leia o texto: Aporofobia (Autor Miguel Luzio-Santos), disponível no material da disciplina.

2- Consulte os sites listados abaixo, procurando identificar em cada um exemplos de práticas de aporofobia.

Site 01 https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/not...

Site 02 https://www.csem.org.br/noticias/reje...

Site 03 https://noticias.uol.com.br/cotidiano...

Site 04 https://www.correio24horas.com.br/not...

  

3-  Leia o tópico: O projeto ético político do Serviço Social e o Projeto Neoliberal, Unidade II do Livro da Disciplina: Serviço Social e Formação Profissional. O objetivo da leitura é que você compreenda inicialmente o Código de Ética Profissional do Assistente Social e os seus principais princípios de atuação profissional.

4-  A partir das leituras baixe o template (formulário padrão) para a apresentação da atividade MAPA, onde você irá estruturar a atividade da seguinte maneira:

  1. A) Elaboração de um texto dissertativo de no mínimo 2 e no máximo 3 páginas constando os seguintes elementos: apresente sua compreensão do termo/conceito de aporofobia; considerando suas reflexões, apresente a interpretação e análise da frase do Pe. Julio Lancelotti: “A criminalização da pobreza não criminaliza os produtores da pobreza, apenas os pobres e empobrecidos" e a relação da citação de Lancelotti com o objeto de intervenção do Serviço Social (questão social e suas múltiplas expressões); como os princípios do código de ética do Assistente Social contribuem para o enfretamento da Aporofobia (não esqueça de apresentar no seu texto os princípios presentes no Código).
  2. B) Ação concreta: supondo que você atue em uma instituição de atendimennto às pessoas em situação de rua, elabore um material informativo para a sociedade explicando o que significa o termo APOROFOBIA, e os impactos deste preconceito. O objetivo da elaboração deste material, é levar informação e promover a ruptura deste preconceito, uma vez que existem leis e serviços que atuam diretamente com esta população. 

Você pode elaborar um cartaz, uma cartilha, um folder, etc. usando por exemplo a ferramenta CANVA. Não esqueça de inserir (copiar e colar) o seu material logo abaixo do seu texto.

 

Dicas de Ouro:

- Assista ao vídeo de orientações da atividade (sala do café). 

- Seguir as normas da ABNT.

- Ao redigir sua resposta atente-se a correção ortográfica e concordância verbal.

- Não finalize a sua atividade antes de conferir se atendeu ao que está sendo solicitado.

Boa atividade!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

O uso de EPIs é uma das melhores práticas fundamentais em qualquer obra de terraplenagem. Capacetes, luvas, botas de segurança, óculos de proteção e coletes refletores são alguns
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA - SEG - TÉCNICAS PARA UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE MEDIÇÃO - 53_2024   Você sabe onde deve ser realizada a medição de poeiras minerais? Você sabe quais agentes são classificados como poeiras minerais?   As poeiras minerais são abordadas pela NR 15 - Anexo 12, neste anexo explica sobre o asbesto ou amianto, manganês […]

D) Na corrida sobre barreiras, o que acontece quando um atleta derruba uma barreira? Resposta:
22/07/2024
Integrare Academy

    D) Na corrida sobre barreiras, o que acontece quando um atleta derruba uma barreira?   Resposta:   E) Qual a diferença entre os tipos de passagem do bastão?   Resposta:   F) Os saltos possuem fases em comum? Quais são?   Resposta:   G) E os lançamentos? Também possuem fases em comum? Quais? […]

Frente ao exposto, responda:   1 – Explique a diferença entre inovação radical e inovação incremental.
30/04/2024
Integrare Academy

  Frente ao exposto, responda:   1 – Explique a diferença entre inovação radical e inovação incremental.   2 – Apresente um exemplo real de inovação radical e um de inovação incremental. Justifique, argumentando porque cada exemplo apresentado caracteriza-se pelo tipo de inovação indicado.   3 – Como as estratégias de implementação diferem entre inovações […]

ATIVIDADE 1 – AGRO – CADEIAS PRODUTIVAS DA SOJA E DO MILHO – 53_2024
22/07/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 – AGRO – CADEIAS PRODUTIVAS DA SOJA E DO MILHO – 53_2024   Atualmente, o milho é o cereal mais produzido no mundo, com cerca de 1,0  bilhão de toneladas, o que representa 40% da produção mundial total de cereais. Somente três países, sendo eles: Estados Unidos da América, China e Brasil, detêm […]

b) A prescrição da intensidade do exercício físico aeróbio determina uma zona de frequência
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - BEDU - ATIVIDADES DE ACADEMIA - 53_2024   A prática de ginástica em academias consolidou-se com o objetivo de promover a saúde e melhorar a aptidão física dos praticantes. Nesse contexto, é sabido que exercícios de intensidade moderada a vigorosa trazem benefícios significativos para a aptidão cardiorrespiratória. Assim, é essencial que as […]

2- Dentro das Ciências Sociais, a Antropologia se destaca como um campo de conhecimento interessante para conhecer uma comunidade. Diante disso, discorra sobre a importância da Antropologia dentro do ambiente escolar (mínimo 10 e máximo 15 linhas).
19/07/2024
Integrare Academy

  2- Dentro das Ciências Sociais, a Antropologia se destaca como um campo de conhecimento interessante para conhecer uma comunidade. Diante disso, discorra sobre a importância da Antropologia dentro do ambiente escolar (mínimo 10 e máximo 15 linhas).   Orientações gerais:   - Para esta atividade, você deverá utilizar o formulário padrão que está disponível […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp