ATIVIDADE 1 - HIST - PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO AO ESTUDOS HISTÓRICOS - 53_2024
Sobre os patrimônios, considere os materiais a seguir:
Texto 1:
O que é patrimônio?
São todos os bens, materiais e imateriais, naturais ou construídos, que uma pessoa ou um povo possui ou consegue acumular.
O que é patrimônio cultural?
É o conjunto de bens, de natureza material e/ou imaterial, que guarda em si referências à identidade, a ação e a memória dos diferentes grupos sociais. É um elemento importante para o desenvolvimento sustentado, a promoção do bem-estar social, a participação e a cidadania. Divide-se em:
- a) Formas de expressão: literatura, música, danças, rituais, teatro, vestuário, pinturas corporais etc.
- b) Os modos de criar, fazer e viver: a culinária, o artesanato, as telhas coloniais modeladas pelas escravas nas próprias coxas etc.
- c) Criações científicas, artísticas, tecnológicas e documentais:- Científicas: o mapeamento do DNA, a criação de variedades de café brasileiro, etc.;- Artísticas: Pampulha, Brasília, as obras de Aleijadinho, Anita Malfatti, Villa Lobos, o baião, o forró, os cocares indígenas, as pinturas rupestres etc.;- Tecnológicas: o biodiesel, o 14 Bis de Santos Dumont etc.;- Documentais: a legislação, teses, tratados, compêndios, cartas cartográficas, registros cartoriais, livros de batismo, óbitos, casamentos etc.
Fonte: FARIA, G. G. M. [et al.]. Patrimônio histórico: como e por que preservar. Nilson Ghirardello e Beatriz Spisso (coord.). Bauru, SP: Canal 6, 2008, p. 13 - 14. Disponível em: https://www.creasp.org.br/arquivos/publicacoes/patrimonio_historico.pdf. Acesso em: 18 jun. 2024
Texto 2:
“[...] um dos papéis reservados a história – e de bastante relevância – é o estudo da memória relacionada com a preservação do Patrimônio histórico já estabelecido, não importando desse modo qual a concepção de história que o determinou como tal, mesmo entendendo que a memória suscitada e preservada no meio material de um patrimônio histórico deve ser vista como decorrente de escolhas intencionais e pré-estabelecidas, feitas para alimentar uma história que se deseja incutir no imaginário social.”
Fonte: ROLIM, E. S. Patrimônio Histórico, Memória, História e Construção dos Saberes. XXVII Simpósio Nacional de História, Natal, 2013, p. 3. Disponível em: https://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1371265630_ARQUIVO_ArtigoXXVIISimposioNacionalversaofinal.pdf. Acesso em: 18 jun. 2024
Tendo como referência os textos anteriores, que dizem respeito dos Patrimônios Históricos e Culturais, escreva um texto dissertativo que contemple os seguintes pontos:
- a) O que é Patrimônio.
- b) Quais os tipos de Patrimônio.
- c) A relação entre patrimônios e a memória.
Orientações:
- Assista ao vídeo explicativo da atividade, disponível na Sala do Café, e estude o livro da disciplina.
- Redija sua resposta através de um texto dissertativo, contendo no mínimo 20 e no máximo 30 linhas.
- A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto, não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, bem como cópias indevidas de quaisquer textos e/ou websites.
- Lembre-se de fazer o uso correto de citações e referências, conforme as normas da ABNT.
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua escrita antes de enviá-la.
- Seu texto deve ser escrito no próprio campo em branco abaixo da Atividade 1 (caixa de resposta).
- A quantidade de linhas deve ser a considerada pela caixa de respostas da Atividade 1.
Bom estudo!