• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

O objetivo desta atividade é que você compreenda e aplique os conceitos de antijuridicidade ou ilicitude no contexto do Direito Penal,

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - FUNDAMENTOS DE DIREITO PENAL - 53_2024

 

Olá, acadêmico(a) da disciplina de Fundamentos de Direito Penal.

 

O objetivo desta atividade é que você compreenda e aplique os conceitos de antijuridicidade ou ilicitude no contexto do Direito Penal, especificamente as excludentes de ilicitude. Esta atividade irá proporcionar uma imersão nos elementos que constituem o crime e como a antijuridicidade, como segundo elemento do conceito analítico do crime, é essencial para a caracterização de uma conduta criminosa.

 

Para que exista a infração penal, não basta que o fato ocorrido se subsuma ao tipo penal (objetivo e subjetivo); é necessário também que a conduta seja ilícita, ou seja, contrária ao direito. A teoria da antijuridicidade busca demonstrar se a ação realizada pelo agente está ou não autorizada pelas regras do Direito Penal. Este estudo é crucial para entender a aplicação de excludentes de ilicitude como o estado de necessidade, a legítima defesa, o estrito cumprimento do dever legal e o exercício regular de direito.

A antijuridicidade, também chamada de ilicitude, é a contradição entre a conduta do agente e a norma jurídica. É um conceito essencial no Direito Penal para distinguir entre uma conduta típica e ao mesmo tempo ilícita e uma conduta que, embora típica, não seja ilícita devido à presença de excludentes de ilicitude. Tais excludentes podem ser legais, como as previstas no artigo 23 do Código Penal, ou supralegais, como o consentimento do ofendido. Cada excludente possui requisitos específicos, cuja compreensão é fundamental para a correta aplicação do Direito Penal.

 

Tendo em vista o que foi dito acima, analise o caso que segue abaixo:

 

Ana estava dirigindo pela estrada quando, repentinamente, um caminhão perdeu o controle e começou a deslizar em sua direção. Para evitar uma colisão que certamente causaria graves danos e possivelmente a morte, Ana desviou rapidamente para a direita, invadindo a propriedade privada de Carlos e danificando severamente a cerca e o jardim. Carlos, enfurecido, chamou a polícia e insistiu que Ana fosse responsabilizada criminalmente pelo crime de dano (art. 163 do código penal brasileiro) devido à destruição de sua propriedade.

 

O livro didático, as aulas, bem como os materiais extras são materiais que poderão te auxiliar na realização dessa atividade. Assim, analise o caso apresentado e imagine que você, na qualidade de jurista especializado em Direito Penal, precisa avaliar a situação e produzir um parecer aplicando os conceitos de estado de necessidade e antijuridicidade. Para tanto, responda às seguintes questões:

 

  1. O perigo que Ana enfrentou ao desviar do caminhão era concreto e imediato? Explique.

 

  1. Ao desviar o carro para a propriedade de Carlos, Ana estava protegendo um direito próprio ou de terceiro? Explique.

 

  1. Ana tinha outras opções para evitar o perigo sem causar danos à propriedade de Carlos? Explique.

 

  1. A ação de Ana ao invadir a propriedade de Carlos e causar dano patrimonial pode ser considerada proporcional ao perigo que ela enfrentava? Explique.

 

Orientações Importantes

 

- Realize uma leitura cuidadosa do Livro da Disciplina, especialmente os capítulos que tratam da antijuridicidade (ou ilicitude) e excludentes de antijuridicidade (ou ilicitude).

- Assista aos vídeos de orientações gravados pelo professor, disponibilizados no Fórum de Vídeos Explicativos.

- Realize pesquisas complementares sobre o estado de necessidade e outras excludentes de ilicitude.

- Ao realizar pesquisas, não faça cópia fiel e insira as devidas referências.

- Utilize as regras da ABNT.

- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão que está disponível para download no Material da Disciplina.

- Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.

 

Bons estudos!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

* Tomada de decisões: os sistemas automatizados de casas frequentemente precisam tomar decisões com base em condições específicas. As tabelas “verdade” podem ser usadas para representar e analisar as condições lógicas que determinam o comportamento do sistema. Por exemplo, uma tabela verdade pode ser usada para determinar se as luzes devem ser ligadas ou desligadas com base na detecção de movimento em uma sala.
06/06/2024
Integrare Academy

* Tomada de decisões: os sistemas automatizados de casas frequentemente precisam tomar decisões com base em condições específicas. As tabelas “verdade” podem ser usadas para representar e analisar as condições lógicas que determinam o comportamento do sistema. Por exemplo, uma tabela verdade pode ser usada para determinar se as luzes devem ser ligadas ou desligadas […]

51/2024 - GAMB -  ECOLOGIA APLICADA - MAPA
21/02/2024
Integrare Academy

MAPA - GAMB -  ECOLOGIA APLICADA - 51/2024   Olá, estudante! Chegou o momento de colocarmos em prática toda aprendizagem consolidada ao longo desta disciplina e propor com uma identidade única uma nova solução para uma problemática real da sua futura profissão. Realize a leitura do texto apresentado a seguir, para conhecer os comandos necessários […]

Lembrando que a avaliação será feita por esse arquivo anexado (Editor de texto WORD). POR ESTE MOTIVO, CERTIFIQUE-SE DE QUE O ARQUIVO É O CORRETO, POIS NÃO HÁ COMO REENCAMINHÁ-LO.
06/05/2024
Integrare Academy

Lembrando que a avaliação será feita por esse arquivo anexado (Editor de texto WORD). POR ESTE MOTIVO, CERTIFIQUE-SE DE QUE O ARQUIVO É O CORRETO, POIS NÃO HÁ COMO REENCAMINHÁ-LO.   A Unicesumar não se responsabiliza por arquivos de atividades NÃO FINALIZADAS por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação na internet, congestionamento […]

Coqueluche: saiba mais sobre a doença que voltou a preocupar o mundo Número de casos aumenta no Brasil e em 17 países europeus
07/10/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 – CBIO – ELEMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA E EPIDEMIOLOGIA – 54_2024   Coqueluche: saiba mais sobre a doença que voltou a preocupar o mundo  Número de casos aumenta no Brasil e em 17 países europeus Pelo menos 17 países da União Europeia registram aumento de casos de coqueluche – entre janeiro e dezembro […]

Na presente atividade MAPA, vamos partir da seguinte situação hipotética: Você foi convidado para ministrar uma formação a professores de uma escola de ensino fundamental a respeito da neurociência e o aprendizado. Quando a escola realizou o convite, informou que gostaria que essa formação abordasse as funções de cada área cerebral e como elas influenciam a aprendizagem. Para tornar a formação mais atrativa aos professores, você decidiu elaborar um recurso pedagógico que trabalha a temática. Assim, nesta atividade você irá apresentar o recurso desenvolvido pensando na situação acima, seguindo as etapas a seguir:
03/05/2024
Integrare Academy

Na presente atividade MAPA, vamos partir da seguinte situação hipotética:   Você foi convidado para ministrar uma formação a professores de uma escola de ensino fundamental a respeito da neurociência e o aprendizado. Quando a escola realizou o convite, informou que gostaria que essa formação abordasse as funções de cada área cerebral e como elas […]

(c) De que maneira a alta inflação impacta o emprego, a renda e a economia?
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA - ECO - ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA - 53_2024    Olá, queridos (as) acadêmicos(as). A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de avaliação Prática da Aprendizagem.   O objetivo desta atividade é fazer com que você se sinta imersivo em uma análise acerca da inflação no Brasil antes do Plano Real.   PROBLEMATIZAÇÃO: Quais eram […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp