• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Nos tempos da hiperinflação, os funcionários do comércio usavam a todo momento as máquinas de etiquetar preços, substituindo os valores antigos por novos mais altos. Foi na época do Plano Real

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - ECO - ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA - 53_2024

 

 Olá, queridos (as) acadêmicos(as). A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de avaliação Prática da Aprendizagem.

 

O objetivo desta atividade é fazer com que você se sinta imersivo em uma análise acerca da inflação no Brasil antes do Plano Real.

 

PROBLEMATIZAÇÃO: Quais eram os objetivos do presidente Itamar Franco com a implantação/execução do Plano Real?

 

Há exatos 30 anos, o Brasil começou a executar o Plano Real, um conjunto de medidas que finalmente criou uma moeda forte e pôs fim a um histórico de hiperinflação persistente.

O Plano Real foi deslanchado no fim de fevereiro de 1994, quando o presidente Itamar Franco enviou para votação no Congresso Nacional a medida provisória (MP) que criou a Unidade Real de Valor (URV), uma espécie de moeda fictícia que antecedeu o real.

 

SIGNIFICAÇÃO:

 

A conclusão do plano se deu na virada de junho para julho, quando Itamar mandou para os senadores e deputados a MP que implantou o real — a moeda brasileira mais duradoura desde 1942.

 

A situação era tão grave que, nos oito anos anteriores ao Plano Real, o país teve quatro moedas diferentes e chegou a registrar, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), um aumento anual de preços de quase 2.500%. Como comparação, a inflação de 2023 foi de 4,6%.

 

EXPERIMENTAÇÃO:

 

Documentos da época guardados hoje no Arquivo do Senado, em Brasília, mostram que muitos senadores manifestaram otimismo e esperança quanto às chances de sucesso do Plano Real enquanto alguns, descrentes, prognosticaram que a inflação, após cair no primeiro momento, logo voltaria com força total.

 

Como você ou membros da sua família, tais como avós, pais, tios, primos, irmãos, entre outros, enfrentaram esse período?

 

REFLEXÃO: Vamos refletir?

 

Nos tempos da hiperinflação, os funcionários do comércio usavam a todo momento as máquinas de etiquetar preços, substituindo os valores antigos por novos mais altos. Foi na época do Plano Real que começou a se espalhar pelo Brasil a tecnologia da leitura de código de barras.

 

Você já parou para pensar o que é viver num país onde os preços se alteravam a todo o momento?

 

CONCEITUALIZAÇÃO:

 

Inflação é o aumento contínuo dos preços de bens e serviços na economia. Medido por índices como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que reflete a perda do poder de compra da moeda.

 

Para uma melhor compreensão do conceito, analise as palavras do Senador Nabor Júnior (PMDB-AC) acerca da matéria no período em questão:

 

Em fevereiro de 1994, às vésperas de o governo mandar para o Congresso a primeira das duas MPs do Plano Real, o senador Nabor Júnior (PMDB-AC) pôs a hiperinflação brasileira em termos concretos e práticos:

 

O pãozinho francês de 50 gramas, que é a alimentação básica da população brasileira, na semana passada custava CR$ 38 [cruzeiros reais] e hoje está sendo comprado a R$ 58. Não podemos admitir que isso ocorra num tempo democrático e fundado nos direitos sociais.

 

AÇÃO:

 

De acordo com o economista Pedro Paulo Zahluth Bastos, professor da Unicamp e coordenador do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica criou-se o discurso de que a alta inflação surgiu porque o Brasil era irresponsável nos gastos públicos. Isso colou, mas não é verdade. A alta inflação surgiu por causa da política econômica orientada para gerar grandes superávits comerciais de modo a pagar o serviço da dívida e proteger os bancos americanos. Foi isso que interrompeu o nosso ciclo de crescimento econômico.

 

AVALIAÇÃO:

 

Para tentar derrotar a hiperinflação, os dois primeiros presidentes do período democrático tentaram de tudo.

 

Os planos econômicos do presidente José Sarney incluíram o congelamento de preços, com a convocação aos cidadãos para que denunciassem às autoridades os comerciantes que remarcassem os preços ou escondessem as mercadorias. Eles ficaram conhecidos como “fiscais do Sarney”.

 

Os planos de Fernando Collor de Mello, por sua vez, incluíram o confisco temporário do dinheiro que a população tinha depositado nos bancos.

 

As experiências foram traumáticas. No caso dos congelamentos, os preços de fato baixaram inicialmente, mas logo em seguida dispararam de novo, num violento efeito rebote.

 

No caso do confisco bancário, os brasileiros se sentiram traídos, pois Collor havia dito que seria o candidato Luiz Inácio Lula da Silva quem faria isso se vencesse a eleição presidencial de 1989.

 

O Plano Real que o ministro Fernando Henrique Cardoso prometia não teria nada disso.

 

Fonte: Agência Senado

 

Disponível em < https://www12.senado.leg.br/noticias/especiais/arquivo-s/antes-do-plano-real-inflacao-no-brasil-chegou-a-2-500-ao-ano> Acesso em 02 jul de 2024.

 

Isto posto, considere que você é um estudante dedicado de Economia, que foi convidado para analisar a matéria em apreço. Para tal, você realizará pesquisas, em fontes confiáveis, na rede mundial de computadores.

 

Após realizar suas pesquisas seu desafio é apresentar respostas claras e objetivas para as seguintes questões:

 

(a) Porque o Governo e a população devem se preocupar com a Inflação?

(b) Como o agente econômico pode se proteger da Inflação?

(c) De que maneira a alta inflação impacta o emprego, a renda e a economia?

(d) Qual foi a meta inflacionária estabelecida para o Brasil no ano de 2023? Ela foi atingida? Justifique sua respostas

 

OBSERVAÇÃO:

* Ler na íntegra a matéria indicada no link:

<https://www12.senado.leg.br/noticias/especiais/arquivo-s/antes-do-plano-real-inflacao-no-brasil-chegou-a-2-500-ao-ano>

 

IMPORTANTE:

  1. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais >> Material da Disciplina;
  2. Disserte a respeito do tema, seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente.
  3. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina.
  4. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
  5. Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar.
  6. Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zerada. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
  7. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
  8. Procure sanar suas dúvidas junto a mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
  9. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software, etc. e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.

 

Bons estudos!

Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao seu Professor(a) Mediador(a)

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Os materiais do curso fornecerão uma base teórica sólida sobre as tecnologias de vigilância e suas aplicações na segurança privada. Isso incluirá estudos de caso, exemplos práticos e teorias relacionadas
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA/PORTFÓLIO - IMERSÃO PROFISSIONAL: ASPECTOS CONTEMPORÂNEOS DA SEGURANÇA PRIVADA - 53_2024   M.A.P.A Material de avaliação PRÁTICA da Aprendizagem Curso Tecnologia em Gestão de Segurança Privada Disciplina/Ano Imersão Profissional - Aspectos Contemporâneos em Segurança Privada Formador Felipe Pereira de Melo Objeto de aprendizagem Vídeo explicativo Habilidades desenvolvidas Compreender as tecnologias e estratégias usadas na segurança […]

d) conclua o seu texto apontando a necessidade do trabalho colaborativo entre o professor da sala de aula e o psciopedagogo e também do professor apresentar conhecimentos sobre adaptações curriculares
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA - PSICO - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA - 53_2024   Para Coll, Palacios e Marchesi (1995), a definição utilizada para explicar a deficiência, na maioria das vezes, relaciona-se a fatores sociais, culturais e educacionais. Segundo os autores: “A deficiência não é uma categoria com perfis clínicos estáveis, sendo estabelecida em função da resposta […]

MAPA - ARTV - COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS - 52_2024
05/06/2024
Integrare Academy

MAPA - ARTV - COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS - 52_2024   Considere o caso hipotético a seguir:  A Escola Estadual Juscelino Kubitschek enfrenta um aumento preocupante nos casos de violência entre os alunos. De acordo com dados estatísticos fornecidos pelo corpo docente, nos últimos dois anos, houve um aumento de 30% nos registros de agressões físicas e […]

- a qualidade da água dos poços de monitoramento do lençol freático, apresentando quais os parâmetros que devem ser avaliados. Mesmo que o cemitério não seja dotado de poços de monitoramento do lençol freático
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA - PORTFÓLIO - GAMB -IMERSÃO PROFISSIONAL: DIAGNÓSTICO E MONITORAMENTO AMBIENTAL - 53_2024   Olá, estudante!   Seja bem-vindo à atividade MAPA da disciplina Imersão profissional: diagnóstico e monitoramento ambiental.   A atividade tem como tema “DIAGNÓSTICO E MONITORAMENTO AMBIENTAL EM UM CEMITÉRIO” e está dividida em 3 (três) etapas. Inicialmente, apresentaremos uma contextualização sobre […]

c) Dentre os perigos e riscos citados no “item b”, escolha o que você julga ter um grau de risco alto, apenas por meio de uma simples avaliação qualitativa ou visual, explique a sua escolha, e relacionado a este, apresente um requisito legal aplicável no âmbito nacional (cite o número e nome da NR, Lei, Decreto ou Resolução etc.).
19/07/2024
Integrare Academy

c) Dentre os perigos e riscos citados no “item b”, escolha o que você julga ter um grau de risco alto, apenas por meio de uma simples avaliação qualitativa ou visual, explique a sua escolha, e relacionado a este, apresente um requisito legal aplicável no âmbito nacional (cite o número e nome da NR, Lei, […]

O processo de crescimento e desenvolvimento infantil ocorre de forma simultânea e está intimamente ligado ao processo de maturidade e diferenciação. Este processo conecta-se de uma sequência de eventos do organismo, envolvendo diversos fatores como a genética, os hormônios, também fatores externos como o meio social em que a criança está inserida, sua alimentação, entre outros, corroborando para a formação de um ser competente para o enfrentamento das diversidades do mundo.
07/05/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - ENF - ENFERMAGEM NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - 52_2024   O processo de crescimento e desenvolvimento infantil ocorre de forma simultânea e está intimamente ligado ao processo de maturidade e diferenciação. Este processo conecta-se de uma sequência de eventos do organismo, envolvendo diversos fatores como a genética, os hormônios, […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp