No entanto, mesmo que a atividade de mineração desempenhe um papel importante no desenvolvimento econômico do Brasil e do mundo, estamos vivenciando a transição energética, de matrizes não renováveis e poluidoras para para matrizes energéticas renováveis e não poluidoras, ou limpas. Nesse sentido, para essa transição, necessitamos dos “metais de transição” como lítio, cobalto, cobre, grafite, magnésio e níquel.
Dentre os minérios, o lítio é capaz de armazenar energia de forma mais eficiente e por mais tempo. Mais de 90% do mercado de baterias é dominado pelo lítio. Em especial, na produção de carros elétricos.
Você já se perguntou quão problemática é a mineração de lítio para os carros elétricos?
A extração de materiais para baterias de carros elétricos está em expansão, deixando um rastro de mineração com impactos ambientais e sociais. Nos desertos do Chile, na região árida australiana e nas planícies da República Democrática do Congo, a terra está sendo escavada e a água sugada por causa dos minerais necessários para satisfazer a demanda global por carros elétricos.
No coração do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, uma das regiões mais pobres do país, chamada por muito tempo de "vale da miséria", localizada na região do semiárido, moram cerca de um milhão de pessoas, as quais vivem a expectativa de mudança pela abundância de lítio. Cerca de 85% das reservas do Brasil, quinto produtor mundial de lítio, estão nesta região.
A partir deste contexto, é importante que você, como futuro gestor ambiental, esteja preparado para os aspectos que englobam esta temática. O desafio é responder sobre as perguntas abertas a seguir.
Lembre-se que esta atividade tem o objetivo de integrar os aspectos ambientais, sociais e de gestão à luz da mineração de lítio.
Responda às seguintes questões:
-1 Quais os efeitos negativos da extração de lítio? ( Cite e descreva pelo menos 2 EXEMPLOS).
-2 Quais os aspectos sociais diretos e indiretos? ( Cite e descreva pelo menos 3 EXEMPLOS).
-3 O que caracteriza o “lítio verde” produzido no Vale do Jequitinhonha?
-4 Além da extração consciente, quais outras soluções alternativas? ( Cite e descreva pelo menos 2 EXEMPLOS).
-5 Qual sua opinião como futuro gestor ambiental sobre a exploração de lítio?
Referências:
https://www.insper.edu.br/noticias/o-lado-b-da-transicao-energetica/
https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2023/06/15/interna_internacional,1507661/exploracao-de-litio-no-vale-do-jequitinhonha-divide-opinioes.shtml
https://www.theguardian.com/business/2023/dec/01/do-electric-cars-have-problem-mining-for-minerals
Instruções para realização e entrega:
- É obrigatória a utilização do formulário padrão (template) para a realização do MAPA.
- Esta é uma atividade individual. Trabalhos copiados da internet ou de outros estudantes serão zerados.
- O trabalho pode ter quantas páginas você precisar para respondê-lo, desde que siga a sua estrutura. A formatação exigida para esta atividade é: fonte Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas simples e texto justificado ou centralizado.
- Após inteiramente respondido, você entregará apenas UM ARQUIVO com suas respostas. O trabalho deve ser enviado para correção pelo seu Studeo em formato de arquivo doc/docx ou PDF, na forma de anexo no campo de resposta da atividade MAPA. Caso você utilize OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em PDF para evitar incompatibilidade.
- Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa, apresente as referências no final do trabalho, conforme as normas da ABNT NBR 6023:2018.
- Ao final do enunciado desta atividade, aqui, no Studeo, há uma caixa de envio de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade ou arrastar o arquivo até a caixa de envio de arquivo.
- Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir.
- A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então preencha tudo com cuidado. Alguns dos critérios de avaliação são: utilização do template; atendimento ao tema; constituição dos argumentos e organização das ideias; correção gramatical; e atendimento às normas ABNT.