• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Naquela semana, o Ministério da Saúde havia publicado uma cartilha na qual afirmava que “não existe aborto ‘legal’” e defendia que os casos permitidos no Brasil fossem submetidos a “investigação policial”.

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - JOR - NARRATIVAS, GÊNEROS E FORMATOS JORNALÍSTICOS - 53_2024

 

Olá, estudante! Chegou o momento do MAPA da disciplina. Comece lendo o texto a seguir:

 

G1 recebe Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados na categoria investigação

 

Reportagem sobre abortos legais no Brasil, publicada em junho, foi premiada neste domingo (6).

 

06/11/2022 19h38

 

O g1 recebeu o Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, neste domingo (6), na categoria Investigação, com a reportagem que mostrou que 4 em cada 10 abortos legais no Brasil são feitos fora da cidade onde a mulher mora.

 

A premiação aconteceu na cerimônia de encerramento da VII Conferência de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais.

 

A reportagem mostra que quase 40% das mulheres que fizeram um aborto autorizado por lei no Brasil entre janeiro de 2021 e fevereiro de 2022 realizaram o procedimento fora do município onde moravam.

 

O levantamento feito pelo g1 usou dados do Sistema Único de Saúde (SUS) obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI) e foi publicado no dia 9 de junho deste ano.

 

Naquela semana, o Ministério da Saúde havia publicado uma cartilha na qual afirmava que “não existe aborto ‘legal’” e defendia que os casos permitidos no Brasil fossem submetidos a “investigação policial”.

 

Uma pesquisa do instituto Datafolha em junho mostrou que 65% dos brasileiros consideravam que a lei que permite aborto em casos de estupro, anencefalia e risco de vida à gestante deveria permanecer como estava ou ser ampliada para mais situações.

 

Fonte: https://g1.globo.com/economia/midia-e.... Acesso em: 4 jul. 2024.

 

Link para a reportagem vencedora do prêmio: 4 em cada 10 abortos legais no Brasil são feitos fora da cidade onde a mulher mora; pacientes percorreram mais de 1 mil km:

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/not...

 

O Jornalismo de Dados é uma prática jornalística cada vez mais comum, que se baseia na coleta de um grande volume de dados que são organizados, analisados e apresentados ao leitor de uma forma didática, interessante e contextualizada. Os dados podem ser apresentados em formato de mapas, tabelas ou infográficos, por exemplo. A história contada, no entanto, não deve se resumir apenas a estes dados. Ela deve ser colocada em perspectiva para dimensionar a importância do fato apurado e o impacto disso na vida das pessoas, com personagens, histórias de vida e seus desdobramentos.

 

No exemplo apresentado, de uma reportagem de 2022 que fala do cenário dos abortos legais feito no Brasil, o g1 fez a coleta dos dados via Lei de Acesso a Informação dos dados do SUS, criou infográficos e mapas explicativos e entrevistou mulheres que exemplificaram o cenário geral apresentado.

 

Portanto, para esta atividade, você deve:

 

1) Buscar um outro exemplo de reportagem de jornalismo de dados e trazer o link da reportagem.

 

2) Identificar como e de onde estes dados foram obtidos.

 

3) Identificar quais recursos gráficos foram usados para que estas informações fossem apresentadas de maneira didática.

 

4) Explicar como a matéria contextualiza ou exemplifica estes dados.

 

ATENÇÃO: 

- Realize a sua atividade MAPA no Formulário Padrão que está disponível para download no Material da Disciplina.

- Certifique-se sempre de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.

- Não esqueça de utilizar as citações e referências de modo correto. Em Material da disciplina há um arquivo com normas para realização de citações e referências.

- Qualquer dúvida entre em contato com a mediação.

 

Bom trabalho!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

No Estudo de Caso da disciplina (vídeoaula disponível no ambiente da disciplina), você aprendeu a estruturar o TAP – Termo de Abertura do Projeto, um documento que oficializa a existência de um projeto, designa o seu responsável e também delimita o escopo e as fronteiras desse projeto.
30/04/2024
Integrare Academy

MAPA – ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS – 52_2024 No Estudo de Caso da disciplina (vídeoaula disponível no ambiente da disciplina), você aprendeu a estruturar o TAP – Termo de Abertura do Projeto, um documento que oficializa a existência de um projeto, designa o seu responsável e também delimita o escopo e as fronteiras desse projeto. […]

O risco sanitário é a propriedade que tem uma atividade, serviço ou substância, de produzir efeitos nocivos ou prejudiciais à saúde humana. A noção de risco sanitário, portanto, passa por impressões c
28/08/2024
Integrare Academy

MAPA - SPUB - VIGILÂNCIA SANITÁRIA - 53_2024   Olá, acadêmico!   A atividade proposta corresponde ao Material de Avaliação Prática de Aprendizagem (MAPA). O objetivo desta atividade é fazer com que você se sinta imersivo nos conteúdos estudados, no que tange a compreensão dos riscos à saúde que são controlados pela vigilância sanitária.   […]

Diante do fragmento acima, explique como o uso de tecnologia está influenciando o avanço das práticas integrativas e complementares globalmente
03/05/2024
Integrare Academy

  Diante do fragmento acima, explique como o uso de tecnologia está influenciando o avanço das práticas integrativas e complementares globalmente   ​Orientações para desenvolver sua atividade de ESTUDO 1: Leia o livro da disciplina. Assista às aulas conceituais e ao vivo. Assista ao vídeo de orientação para a realização da atividade. Link de acesso: […]

As Necessidades da Comunidade são: Segurança alimentar, os moradores relatam dificuldade de acesso a alimentos nutritivos e em quantidade suficiente. Falta de trabalho e renda insuficiente
28/08/2024
Integrare Academy

MAPA - SER - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II - 53_2024   A proatividade é um traço fundamental do assistente social, que não se limita a reagir às demandas, mas sim se antecipa às necessidades, buscando soluções preventivas e inovadoras. Sua atuação deve ser proativa, propositiva e transformadora. A competência propositiva diz […]

A partir da leitura do excerto documental, da compreensão das temáticas discutidas no livro da disciplina e tendo por referência os primeiros contatos estabelecidos entre os naturais da terra e os integrantes da esquadra liderada por Pedro Álvares Cabral
22/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - HIST - PRÁTICA DE ENSINO: DOCUMENTOS E TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE HISTÓRIA - 53_2024   O professor de História da Educação Básica precisa organizar suas aulas de acordo com as turmas que possui. Para isso, é necessário realizar um planejamento que atenda a Base Nacional Comum Curricular, o PPP da escola, […]

Heitor é dono de uma renomada oficina mecânica especializada em caminhonetes e SUVs. Sempre teve aproximadamente 15 colaboradores, mas, ultimamente, está mais difícil contratar. Segundo ele, ninguém quer esse serviço. Quando ele consegue uma contratação, já coloca pra trabalhar, pra não perder tempo. Acaba que todo mundo "faz de tudo um pouco". Ainda assim, a mão de obra está menor, e mesmo com alguns funcionários fazendo horas extras, o faturamento caiu, pois ele não consegue atender todos os clientes que o procuram. Com a queda do faturamento, um dos mecânicos sugeriu que ele mudasse o fornecedor das peças, tentando assim, economizar um pouco. Ele também tentou economizar com a conta de energia, desligando os ventiladores e apagando algumas luzes durante o dia. Algumas ferramentas precisam ser trocadas, mas, segundo Heitor, agora não é o momento.
05/06/2024
Integrare Academy

  Heitor é dono de uma renomada oficina mecânica especializada em caminhonetes e SUVs. Sempre teve aproximadamente 15 colaboradores, mas, ultimamente, está mais difícil contratar. Segundo ele, ninguém quer esse serviço. Quando ele consegue uma contratação, já coloca pra trabalhar, pra não perder tempo. Acaba que todo mundo "faz de tudo um pouco". Ainda assim, […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp