Modificações da função cerebral levam a uma grande preocupação do homem e, assim, à busca por medidas de enfrentamento farmacológico. Os fármacos que atuam no sistema nervoso central (SNC) apresentam uma relevância terapêutica muito importante, visto seu poder de ação fisiológica e psicológica.
Nesse contexto, analise o caso a seguir:
Decidido a ingressar no curso superior, Pedro começa a estudar sobre as diferentes profissões, e nos seus estudos fica encantado com o estudo do sistema nervoso central, um sistema integrativo que contém inúmeros locais responsáveis pelo processamento das informações em centros específicos. Esses centros possuem neurotransmissores característicos, que evocam respostas definidas e bem ajustadas para cada tipo de sinal.
Após analisar o caso descrito, imagine-se como um profissional formado que possui vasto conhecimento a respeito da importância do sistema nervoso central e de seu papel para os processos de desenvolvimento humano. Pedro, nosso personagem, consegue seu contato e lhe profere os seguintes questionamentos sobre o tema:
- Explique a função da Barreira Hematoencefálica e sua relação com os psicofármacos.
- Defina o que são fármacos psicotrópicos.
- Explique onde é encontrado e com quais doenças o neurotransmissor Dopamina está envolvido.
Para responder a estas questões, você pode montar um texto dissertativo, contendo introdução, desenvolvimento e conclusão, de 15 a 25 linhas, abordando os principais pontos de cada item de forma objetiva. Lembre-se de fundamentar seu texto teoricamente.