- metrologia: ações que podem ser implementadas para auxiliar na adequação às normas de qualidade, com benefícios e entregas na redução de custos, proporcionando maior conhecimento das propriedades testadas;
- normalização: ações que podem ser implementadas para designar padrões estabelecidos quanto à apresentação, construção, instalação ou funcionamento de seus produtos, serviços ou processos, refletindo tanto ao aspecto tecnológico quanto ao aspecto mercadológico da produção.
Fonte: adaptado de: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-se-diferenciar-no-mercado-com-qualidade,dc70438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD. Acesso em: 14 jun. 2024.
Com base na leitura do pequeno texto apresentado, fica evidente a importância da padronização como um dos requisitos para assegurar a qualidade em todos os níveis da empresa. Logo, para que a padronização aconteça, faz-se necessário seguir um conjunto de regras e normas, a fim de garantir que todos os processos estejam em níveis satisfatórios, conforme o planejado.
Por essa razão, normalização "é um processo que formula e aplica regras para a solução ou prevenção de problemas, com participação de partes interessadas, e que contribui para a promoção da economia global, e consiste na elaboração, difusão e implementação de normas" (ABNT, 2021, s. p.).
Fonte: ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. Rio de Janeiro: ABNT, 2021.
Nesse sentido, para esta atividade, você, como profissional da Gestão da Qualidade, deve:
- A) Citar os 8 (oito) objetivos da normalização, conforme estabelece o livro da disciplina.
- B) Considerando a resposta anterior, escolher apenas 4 (quatro) objetivos da normalização e explicar como eles se desenvolvem na prática.