• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Material 02: DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Funai alerta para a invisibilidade das violências cometidas contra crianças indígenas (Reportagem publicada em 18/05/2023) Nesta quinta-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) reforça a importância de se lutar contra a invisibilidade das violências cometidas contra crianças e jovens indígenas. O tema tem sido um desafio para a fundação, já que há pouca mobilização realizada nos últimos anos por agentes governamentais e pela sociedade em geral. A falta de dados oficiais sobre violência sexual contra crianças e jovens indígenas nas discussões sobre políticas públicas vem sendo denunciada pela Funai ao longo dos últimos anos. Há uma carência de legislação específica que compreenda as especificidades étnicas e culturais de cada povo e também de profissionais formados com capacidade para identificar e diferenciar práticas culturais de possíveis práticas de violência contribuindo para evitar interferências estatais arbitrárias e estigmatização social.

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

 

Material 02:

DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Funai alerta para a invisibilidade das violências cometidas contra crianças indígenas

(Reportagem publicada em 18/05/2023)

 

Nesta quinta-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) reforça a importância de se lutar contra a invisibilidade das violências cometidas contra crianças e jovens indígenas. O tema tem sido um desafio para a fundação, já que há pouca mobilização realizada nos últimos anos por agentes governamentais e pela sociedade em geral.

A falta de dados oficiais sobre violência sexual contra crianças e jovens indígenas nas discussões sobre políticas públicas vem sendo denunciada pela Funai ao longo dos últimos anos. Há uma carência de legislação específica que compreenda as especificidades étnicas e culturais de cada povo e também de profissionais formados com capacidade para identificar e diferenciar práticas culturais de possíveis práticas de violência contribuindo para evitar interferências estatais arbitrárias e estigmatização social.

De acordo com o Unicef e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, aproximadamente 80% das vítimas de abuso sexual infantil são meninas. Durante o período de 2017 a 2020, registrou-se uma média anual de 45 mil casos de estupro. As informações coletadas incluem dados demográficos, como idade, raça e etnia das vítimas. No entanto, há uma escassez de informações disponíveis sobre crianças indígenas nessas estatísticas [...].

Em fevereiro deste ano, durante uma reunião ocorrida na sede do Distrito Especial Yanomami de Roraima com a presença da Funai, o secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ariel de Castro, revelou que denúncias recentes apontam para a gravidez de pelo menos 30 meninas e adolescentes Yanomami, estupradas por garimpeiros em Roraima. Esse é só um dos exemplos das mais diversas violências perpetradas contra crianças e adolescentes indígenas que seguem sendo invisibilizadas.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído em 2000 pelo projeto de lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.

Leia na íntegra em: <https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/funai-alerta-para-a-invisibilidade-das-violencias-cometidas-contra-criancas-indigenas>. Acesso em 30 de Abril de 2024.

 

Os textos em destaque abordam a realidade dos povos indígenas em contextos completamente distintos. No primeiro material observamos o trecho de um documento escrito pelo Rei de Portugal D. João III em 1548 que relata os principais problemas envolvendo portugueses e naturais da terra. Neste excerto o monarca faz orientações de como os nativos devem ser tratados para que os conflitos não ocorressem. Tais coordenadas eram imprescindíveis para a organização do processo efetivo de colonização das terras brasílicas que iniciava a partir de 1549.

Em contraponto, o segundo texto é uma reportagem de 2023 que denuncia a situação crítica e de vulnerabilidade que as crianças e adolescentes indígenas enfrentam na atualidade. No texto nos deparamos com um dado estatístico assustador que registrou entre 2017 a 2020 uma média anual de 45 mil casos de estupro em crianças e adolescentes. Infelizmente esta denuncia apresentada pela reportagem que fragiliza a existência dos povos indígenas brasileiros não é um caso isolado. Tendo por referência a análise destes materiais e a leitura dos textos de apoio, realize esta atividade MAPA seguindo minuciosamente as orientações abaixo:

 

Parte 01:

Acesse o Canva (plataforma de design online gratuita) e escreva um texto dissertativo/argumentativo contendo, no mínimo 15 e no máximo 30 linhas, estabelecendo uma relação entre a situação dos indígenas no âmbito da colonização portuguesa e a realidade na qual estas comunidades sobrevivem atualmente no Brasil. Para concluir sua análise você deverá apontar possíveis ações governamentais que possam reduzir a violência sofrida por estas populações que precisam ter seus direitos assegurados e a sua integridade física preservada.

 

Parte 02:

Ainda no Canva, escolha uma comunidade indígena que resida em seu Estado e organize uma catalogação dos seguintes dados:

  1. a) nome da nação indígena (etnia);
  2. b) língua e/ou dialetos falados;
  3. c) número de pessoas da etnia de acordo com os últimos dados estatísticos;
  4. d) região que estão localizados dentro do Estado (nome da reserva e/ou aldeia);
  5. e) atividades artesanais realizadas (cerâmicas e/ou cestos, etc.);
  6. f) aspectos culturais mais importantes (arte, pinturas corporais, plumagens);
  7. g) envolvimento do poder público e/ou possíveis projetos existentes;
  8. h) imagens da etnia indígena escolhida;

 

Orientações:

- Para a realização desta atividade MAPA você deverá obrigatoriamente usar o recurso CANVA. Acesse o site (https://www.canva.com) e faça seu login. Caso ainda não possua, crie uma conta gratuitamente para acessar a ferrramenta.

- No campo de busca “O que você quer criar hoje?” digite o termo “e-book”. Com este click vão surgir muitas opções de templates que você pode escolher. Escolha um template gratuito para organizar seu e-book.

- Na primeira página faça uma capa contendo: nome completo, polo, registro acadêmico e o nome em destaque no centro da página da nação indígena que você escolheu para catalogar os dados.

- Na segunda página você deverá escrever a Parte 01 da atividade (seu texto).

- Na terceira e quarta página você vai organizar a Parte 02, ou seja, os dados que você pesquisou acerca da comunidade indígena de seu Estado e as imagens disponíveis deles (aqui você pode escolher vários recursos que o Canva fornece para deixar bem intuitivo e criativo).

- Na quinta página é imprescindível que tenha as referências bibliográficas (os autores, livros, artigos, reportagens, páginas acessadas para a realização deste e-book).

- Concluído seu e-book, no canto superior direito clique em “Compartilhar”, clique em “baixar”, no campo “formato de arquivo” procure a opção “PDF Padrão” e clique em “baixar”. Prontinho! Seu e-book estará salvo em seu computador e/ou dispositivo móvel. É este arquivo em PDF que você irá anexar e enviar por meio do campo do MAPA no Studeo.

 

Observações:

- Assista ao vídeo explicativo na Sala do Café;

- Para auxiliar no desenvolvimento da atividade, faça o uso de seu livro didático e do material de apoio disponibilizado no Material da Disciplina;

- Seu MAPA deve ser desenvolvido obrigatoriamente no site/aplicativo Canva, conter tudo que foi solicitado (parte 1 e 2) e ser salvo em formato PDF;

- Realize uma cuidadosa correção de seu e-book antes de enviá-lo;

- Todos os materiais utilizados devem ser devidamente referenciados ao final do e-book;

- Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão "Selecionar arquivo". Após anexar o trabalho e certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar";

- Após "Finalizar a Atividade", não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.

 

Bom trabalho!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

4. No início do vídeo, você acadêmico precisa se apresentar (nome completo e RA), receber o grupo de participantes, explicar a atividade detalhadamente (passo a passo) e aplicar (conduzir/orientar o desenvolvimento
26/08/2024
Integrare Academy

MAPA - EDU - EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA - 53_2024   O componente curricular Educação Física tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social. Na BNCC, cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das seis unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental, sendo elas os esportes, a ginástica, a […]

Conferência Positiva: Se os itens estão corretos, o processo é finalizado. Conferência Negativa: Se houver problemas, é necessário contatar o fornecedor para correções.
26/08/2024
Integrare Academy

MAPA/PORTFÓLIO - PGER - IMERSÃO PROFISSIONAL: MAPEAMENTO DE PROCESSOS - 53_2024   MAPA | IMERSÃO PROFISSIONAL | MÓDULO 53/2024   Olá, aluno(a)! Vamos colocar em prática os conhecimentos adquiridos na disciplina Imersão Profissional? Para isto, faça a Atividade MAPA, conforme as orientações a seguir:   Etapa 1 - Leia o texto de apoio. - Assista […]

você para fazer uma análise de mercado, elabore um parecer que explique como essa cooperativa de suínos pode agregar valor as carnes processadas em seu abatedouro. Cite exemplos de estratégias de marketing que ela pode utilizar na diferenciação do seu produto.
21/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - AGRO - COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGROINDUSTRIAIS - 53_2024   Mais do que Carne, Uma Experiência: As boutiques de carne nobre transcendem a simples venda de carne. Elas oferecem uma experiência completa, que envolve conhecimento, exclusividade e paixão pela gastronomia. São espaços onde os amantes da carne podem encontrar cortes raros, conversar com […]

MAPA - RH - UNICESUMAR - 54/2023
31/10/2023
Integrare Academy

MAPA - RH - GESTÃO DO DESEMPENHO - 54/2023 Olá, estudante! Chegou o momento de explorar de forma prática os conteúdos aprendidos na disciplina Gestão do Desempenho, realizando a atividade MAPA! Para isso, você precisa cumprir três etapas, a saber: Leia atentamente o texto de apoio.   Para entendermos esse assunto, quero apresentar o que, […]

No Hospital “Nossa Saúde”, o paciente G.D.P. foi admitido há 1 semana com quadro de desnutrição importante, devido à perda de peso recente não intencional, relatando dificuldade e dor ao engolir alimentos, o que havia provocado uma restrição alimentar no último mês. O paciente informou ser hipertenso, em uso de medicamentos para controle da pressão arterial, e que apresentava preferência por comidas salgadas. Após diagnóstico de Disfagia Esofágica Moderada por Esofagite e caso avaliado entre equipe multidisciplinar, o nutricionista responsável no momento do atendimento definiu que a conduta adequada seria recuperar o estado nutricional do paciente e prescreveu uma dieta via oral pastosa, hipercalórica, hiperproteica, hipolipídica, hipossódica, fracionada em 8 refeições menores, temperadas com ervas naturais e ofertada em temperatura ambiente, e líquidos todos espessados.
06/06/2024
Integrare Academy

No Hospital “Nossa Saúde”, o paciente G.D.P. foi admitido há 1 semana com quadro de desnutrição importante, devido à perda de peso recente não intencional, relatando dificuldade e dor ao engolir alimentos, o que havia provocado uma restrição alimentar no último mês. O paciente informou ser hipertenso, em uso de medicamentos para controle da pressão […]

ATIVIDADE 1 - GERON - IMERSÃO PROFISSIONAL: RECREAÇÃO E LAZER - 53_2024
19/07/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - GERON - IMERSÃO PROFISSIONAL: RECREAÇÃO E LAZER - 53_2024   Observe a figura a seguir:   A figura exposta ilustra as diversas possibilidades de interesses individuais. Para isso, tratamos ao longo do nosso material didático e das aulas sobre as seis áreas de interesses que pode o indivíduo optar por vivenciar no […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp