• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Materiais necessários: - 2 copos americanos de areia seca. - 2 copos americanos de solo encontrado em sua região. - 2 copos americanos de solo contendo, no mínimo, 50% de material orgânico, seco e sem a presença de torrões (por exemplo, solo de mata). - 3 garrafas plásticas descartáveis transparentes com volume de 2 litros. - 3 pedaços de flanela ou pano (sem furos). - Barbante ou elástico. - Água. - Tesoura, papel e caneta. - Cronômetro (celular).

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Materiais necessários:

- 2 copos americanos de areia seca.

- 2 copos americanos de solo encontrado em sua região.

- 2 copos americanos de solo contendo, no mínimo, 50% de material orgânico, seco e sem a presença de torrões (por exemplo, solo de mata).

- 3 garrafas plásticas descartáveis transparentes com volume de 2 litros.

- 3 pedaços de flanela ou pano (sem furos).

- Barbante ou elástico.

- Água.

- Tesoura, papel e caneta.

- Cronômetro (celular).

 

Passo a passo para montagem do experimento:

Garrafa “1” contendo SOLO DE SUA REGIÃO.

Garrafa “2” contendo AREIA.

Garrafa “3” contendo SOLO com MATÉRIA ORGÂNICA (por exemplo, solo de mata).

 

1) Caso os solos não estejam secos ou destorroados, colocar no forno à 100°C por 2 horas e deixar esfriar em temperatura ambiente. Em seguida, realizar o desmanche dos torrões (lembre-se de NÃO misturar as amostras de solo).

2) Cortar as garrafas no meio com a tesoura.

3) A parte superior da garrafa será utilizada como um funil. Pelo lado de fora, coloque um pedaço de pano sobre o bocal da garrafa, estique e prenda com o barbante ou elástico.

4) Com o funil pronto, coloque-o de ponta cabeça dentro da parte inferior da garrafa (ele não pode encostar no fundo).

5) Colocar cada amostra de solo dentro do respectivo funil.

6) Colocar 2 copos americanos de água dentro do funil e cronometrar o tempo (fazer uma garrafa de cada vez).

Observação: inicia-se o cronômetro a partir do momento que a água começa a pingar sobre o pano. O cronômetro é parado quando o pano parar de pingar água de forma contínua.

7) Anotar o tempo em um papel, colocar ao lado das garrafas e realizar as fotografias do experimento;

Observação: na fotografia, deverá conter o tempo escrito de forma visível, o experimento contendo o volume e a coloração da água escoada.

 

Na imagem a seguir, é possível visualizar como deve ser realizado o experimento:

Fonte: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/filtro-agua.htm. Acesso em: 23 abr. 2024.

 

ATENÇÃO: a atividade deverá ser realizada no FORMULÁRIO PADRÃO MAPA e deverá conter as seguintes informações:

Etapa 1: confecção do experimento.

 

Todas as etapas de preparação e condução do experimento devem ser fotografadas e anexadas na atividade, como:

  1. a) Foto do experimento inteiro montado (contendo todas as garrafas) antes de adicionar água nas amostras de solo.
  2. b) Foto da garrafa “1” contendo SOLO DE SUA REGIÃO, com a água no fundo do experimento e o tempo de escoamento da água anotado em papel ao lado da garrafa.
  3. c) Foto da garrafa “2” contendo AREIA, com a água no fundo do experimento e o tempo de escoamento da água anotado em papel ao lado da garrafa.
  4. d) Foto da garrafa “3” contendo SOLO com MATÉRIA ORGÂNICA, com a água no fundo do experimento e o tempo de escoamento da água anotado em papel ao lado da garrafa.

 

Etapa 2: após a confecção do experimento, responda às questões a seguir:

  1. a) DETERMINE se o SOLO DE SUA REGIÃO, utilizado no experimento, tende a ser arenoso ou argiloso e explique o porquê.
  2. b) EXPLIQUE a diferença da velocidade do tempo de infiltração da água nas 3 garrafas, em relação a solos arenosos, solos de sua região e solos ricos em material orgânico.
  3. c) Em relação à coloração da água no fundo da garrafa e quanto a chuvas intensas, DESCREVA o que se perde e/ou é lixiviado no escoamento da água nas 3 garrafas.
  4. d) Agora, com relação à infiltração e ao armazenamento de água no solo da sua região e na areia, DESCREVA qual deles possui a maior capacidade de retenção hídrica e explique o porquê.
  5. e) DESCREVA a importância da matéria orgânica para os solos em relação à retenção hídrica.

 

INFORMAÇÕES GERAIS:

- A resposta desta atividade deverá ser realizada diretamente no FORMULÁRIO PADRÃO MAPA, o qual está em arquivo WORD, disponível dentro da página da disciplina, no ícone de MATERIAL DA DISCIPLINA. Abra essa ferramenta, baixe o arquivo denominado "FORMULÁRIO PADRÃO MAPA – Edafologia e Geomorfologia", salve em seu computador e comece respondendo diretamente nele.

- Acesse o VÍDEO EXPLICATIVO sobre a realização da atividade MAPA, que está disponível em FÓRUM - Vídeos explicativos, e assista com atenção para compreender esse processo de desenvolvimento de sua resposta.

- Faça a leitura dos conteúdos do livro didático da disciplina e uma pesquisa na internet, você encontrará a base do conteúdo requerido no contexto de sua atividade.

- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto, lembrando que toda e qualquer pesquisa exige a descrição de fonte, portanto não deixe de referenciar as fontes de pesquisa conforme as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), mesmo que sua fonte de pesquisa seja o livro da disciplina.

 

ATENÇÃO!

- Esta atividade deve ser realizada individualmente.

- A forma de entrega é ANEXADA diretamente na ferramenta da atividade MAPA.

- É permitido anexar apenas um arquivo.

- A Unicesumar não se responsabiliza pelo envio de arquivos errados, e não haverá possibilidade de trocar o arquivo após clicar em FINALIZAR, nem mesmo o envio por outras ferramentas, portanto faça a devida conferência de seu arquivo anexado antes de clicar na ferramenta para finalizar a atividade MAPA.

- Seu arquivo contendo a resposta deverá ser anexado diretamente no campo do MAPA, em seu Studeo, dentro do prazo estabelecido. Consulte o prazo de participação no cabeçalho desta atividade e, também, no calendário da disciplina.

***Após anexar seu arquivo, clique em responder e certifique-se de ter escolhido realmente o arquivo correto, abrindo sua atividade antes de clicar em finalizar.

***Após clicar em finalizar, o arquivo anexado não poderá ser alterado ou substituído, nem mesmo aceito por outro tipo de ferramenta.

 

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco na ferramenta FALE COM O MEDIADOR! Será um prazer atendê-lo.

 

Tenha uma ótima atividade, repleta de aprendizado!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

No vídeo abaixo o Ricardo Antunes menciona alguns fatos sobre os sindicatos, que são parte importante neste assunto e também correlaciona ao trabalho das mulheres e suas lutas. Sendo assim, assista-o e responda às seguintes questões: Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=1UVzdWE9Bx8 Para Ricardo Antunes, a classe trabalhadora atualmente é formada por quem? O que o autor menciona sobre o trabalho das mulheres hoje no mundo?
05/06/2024
Integrare Academy

No vídeo abaixo o Ricardo Antunes menciona alguns fatos sobre os sindicatos, que são parte importante neste assunto e também correlaciona ao trabalho das mulheres e suas lutas. Sendo assim, assista-o e responda às seguintes questões: Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=1UVzdWE9Bx8 Para Ricardo Antunes, a classe trabalhadora atualmente é formada por quem? O que o autor […]

ATIVIDADE 1 - MKT - CIÊNCIA DE DADOS, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E NOVAS TECNOLOGIAS - 53_2024
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - MKT - CIÊNCIA DE DADOS, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E NOVAS TECNOLOGIAS - 53_2024   "Nos dias atuais, a IA pode ser vista em uma enorme variedade de subcampos que vão desde o mais geral, por exemplo, aprendizagem, raciocínio, percepção etc., até o mais específico, como jogar xadrez, demonstrar teoremas matemáticos, criar poesia, dirigir […]

ATIVIDADE 1 - TAUT - ÉTICA NO ACOMPANHAMENTO DO TEA: FUNCIONALIDADE E PARTICIPAÇ - 52_2025
12/06/2025
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - TAUT - ÉTICA NO ACOMPANHAMENTO DO TEA: FUNCIONALIDADE E PARTICIPAÇ - 52_2025 A Unidade 1 da disciplina "Ética no Acompanhamento do TEA" aborda os princípios éticos fundamentais que devem nortear a atuação de profissionais, familiares e da sociedade em geral no suporte a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Elabore um […]

a) Como as diferentes cores podem influenciar o comportamento e as emoções das pessoas de acordo com a psicologia das cores.
22/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - ECOS - IMERSÃO PROFISSIONAL: EMPREENDEDORISMO NA ÁREA DE ESTÉTICA - 53_2024   A psicologia das cores explora como diferentes cores podem evocar reações emocionais específicas e influenciar o comportamento humano. No marketing digital, as cores são usadas estrategicamente para criar uma identidade de marca forte, atrair a atenção, transmitir mensagens, e influenciar […]

- Personalização: embalagens adaptadas com base em preferências, localização geográfica ou eventos específicos, e impressão digital que facilita a produção em tiragens menores com designs personalizados. - Embalagens reutilizáveis: designs que incentivam a reutilização, seja por meio de embalagens duráveis e funcionais, com a ideia de prolongar a vida útil da embalagem. Essas tendências refletem o crescente destaque na valorização da experiência do consumidor e na demanda por produtos social e ambientalmente responsáveis.
18/07/2024
Integrare Academy

  - Personalização: embalagens adaptadas com base em preferências, localização geográfica ou eventos específicos, e impressão digital que facilita a produção em tiragens menores com designs personalizados. - Embalagens reutilizáveis: designs que incentivam a reutilização, seja por meio de embalagens duráveis e funcionais, com a ideia de prolongar a vida útil da embalagem. Essas tendências […]

“Eu amei. É difícil me fazer dançar, mas ontem eu estava curtindo muito”, diz Nicola, na entrevista realizada na manhã seguinte ao baile. Ela estava assistindo ao show da funkeira MC Carol, que introduziu os dois ao público antes da apresentação. “Eu adorei a mistura entre as coisas de Bridgerton também, porque havia algo que nos era familiar. Vamos dar essas sugestões [para a próxima temporada]”, brinca Newton. (...)
18/07/2024
Integrare Academy

  “Eu amei. É difícil me fazer dançar, mas ontem eu estava curtindo muito”, diz Nicola, na entrevista realizada na manhã seguinte ao baile. Ela estava assistindo ao show da funkeira MC Carol, que introduziu os dois ao público antes da apresentação. “Eu adorei a mistura entre as coisas de Bridgerton também, porque havia algo […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp