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MAPA - TAUT - FUNDAMENTOS, CONCEITOS E PRINCÍPIOS DA ANÁLISE COMPORTAMENTAL - 53_2025

  • Período

    01/08/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - TAUT - FUNDAMENTOS, CONCEITOS E PRINCÍPIOS DA ANÁLISE COMPORTAMENTAL - 53_2025

 

Cabe a Análise Aplicada do Comportamento (ABA) a aplicação com indivíduos das descobertas empíricas feitas pela Análise Experimental do Comportamento. Por serem ligados a Análise Aplicada é frequente, entre os profissionais da área, bem como em publicações que se chamam de “método ABA” ou “intervenção ABA” essas intervenções propostas por analistas do comportamento ligadas ao ensino de repertórios a indivíduos, de modo científico, considerando as suas especificidades de ensino-aprendizagem. Os Planos de Intervenção Comportamental Personalizado (PICP) são um dos exemplos de aplicações desse conhecimento científico em contextos específicos à existência de cada indivíduo.

 

Fonte: DOURADO, L. B. Fundamentos, Conceitos e Princípios da Análise Comportamental. Maringá: Unicesumar, 2025.

O que é ABA e como ela funciona na prática? https://www.youtube.com/watch?v=3cdfwrdJoX8

Agora, vamos nos aprofundar na temática colocando em prática os conhecimentos estudados! Para isso, nesta atividade MAPA os seus desafios são: 

1) Descrever sucintamente para quem é direcionada a intervenção ABA ou PICP.

2) Apresentar até 03 exemplos de contextos nos quais pode ser utilizada a intervenção ABA ou um PICP.

3) Definir brevemente o objetivo de uma intervenção ABA.

4) Elaborar um Plano de Intervenção Comportamental Personalizado para o caso a seguir: 

João tem 7 anos e foi recentemente diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nível 1, caracterizado principalmente por dificuldades na comunicação social e presença de comportamentos restritos e interesses específicos.

Ele frequenta uma turma do 2º ano do ensino fundamental em uma escola regular. Durante as aulas, João demonstra grande interesse por dinossauros, tema sobre o qual fala constantemente, desviando do assunto proposto pela professora. Ele apresenta dificuldade para participar de atividades em grupo, tende a isolar-se no recreio e demonstra resistência a mudanças na rotina da sala.

Nas últimas semanas, a professora percebeu que João começou a chorar e a ter crises quando precisava trocar de atividade ou quando algum colega mexia em seus materiais. Em um desses momentos, ele chegou a empurrar um colega que pegou seu estojo sem pedir. A equipe pedagógica está preocupada com o bem-estar de João, a socialização dele com os colegas e o impacto desses episódios no ambiente escolar.

Para elaboração do seu plano, nesta atividade MAPA, você deve apresentar:

* Qual o comportamento alvo a ser trabalhado.

* Qual a mudança de comportamento esperada.

* Ao menos uma estratégia de intervenção para que se chegue ao comportamento-objetivo (desejado).

* Qual contexto (local) que a estratégia será aplicada.

Atenção: você não irá aplicar o plano, apenas o planejar.

Realize sua atividade em no mínimo 01 e no máximo 02 páginas. 

* Faça o download do FORMULÁRIO PADRÃO (localizado no ícone MATERIAL DA DISCIPLINA em seu Studeo), realize a atividade neste arquivo e, em seguida, efetue o envio.

* Certifique-se de que está enviando o arquivo correto, antes de clicar em \"finalizar\", pois haverá uma única oportunidade de envio e não serão aceitos trabalhos por outro canal, apenas pelo campo específico de envio.

* Acesse o fórum da disciplina, lá foram disponibilizadas orientações detalhadas para realização desta atividade, dentre elas um vídeo do professor com orientações de como realizar o MAPA.

​* Formatação: letra Times New Roman ou Arial, tamanho de letra 12, espaçamento entre linhas 1,5, alinhamento justificado e demais normas da ABNT.

* Se houver dúvidas, escreva uma mensagem no fórum MOMENTO TIRA-DÚVIDAS DO MAPA.

Bons estudos!

 

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