A fisiologia do exercício é uma área do conhecimento científico que busca entender como acontece a adaptação fisiológica do organismo frente ao estresse agudo provocado pelo exercício e o estresse crônico provocado pelo treinamento físico. Dessa forma, é possível entender as adaptações e as respostas fisiológicas e metabólicas frente ao exercício físico. Para responder a esta atividade MAPA, será preciso o entendimento de conteúdos relacionados à bioenergética, ao sistema muscular e ao sistema endócrino.
Orientações gerais:
- Baixe o arquivo MODELO MAPA disponível na pasta MATERIAL DA DISCIPLINA.
- Utilize o livro da disciplina para elaborar suas respostas.
- Muitas perguntas são interpretativas, assim busque entender o conteúdo para elaborar sua resposta.
BIOENERGÉTICA
A bioenergética é uma área de estudos da fisiologia que descreve as vias energéticas envolvidas no processo de produção de energia metabólica conhecida como Adenosina Tri-Fosfato (ATP). Essa produção de energia ocorre por meio de substratos energéticos, tendo por objetivo renovar os estoques de ATP do corpo humano.
ALMEIDA, F. N. Fisiologia Geral e do Movimento. Unicesumar: Maringá-PR, 2019.
Considerando essa área de estudo, podemos exemplificar na prática com o caso do atleta Brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima. Vanderlei é ex-maratonista, foi bicampeão dos jogos Pan-Americanos, ganhou medalha de bronze nos jogos Olímpicos de Atenas em 2004 e é o único latino-americano outorgado com a Medalha Pierre de Couberin, a maior condecoração de cunho humanitário-esportivo concedida pelo Comitê Olímpico Internacional. Em 2002, fez a melhor marca de um Brasileiro maratonista, alcançando a marca de 2 horas, 11 minutos e 19 segundos.
A partir dessas informações, responda as questões a seguir.
- A) Considerando este resultado, pode-se afirmar que para realizar uma maratona, Vanderlei utilizou principalmente, qual sistema de produção de energia?
- B) Cite TRÊS exemplos, de provas esportivas que primordialmente utilizam os mesmos sistemas de fornecimento de energia utilizado por Vanderlei em uma maratona
SISTEMA MUSCULAR
Considerando que o músculo estriado esquelético possui vários tipos de fibras musculares, sendo essas com características distintas relacionadas a sua capacidade de produção de energia. Essa capacidade de produzir energia reflete diretamente na capacidade do indivíduo em realizar diferentes tipos de exercícios, seja exercícios de baixa, média ou alta intensidade e de baixa, média ou longa duração. Algumas pessoas possuem algum tipo de fibra predominante, o que seria possível por exemplo, identificar um talento esportivo devido a facilidade da pessoa em realizar determinado exercício de forma específica.
ALMEIDA, F. N. Fisiologia Geral e do Movimento. Unicesumar: Maringá-PR, 2019.
Neste sentido, responda as seguintes questões:
- A) Quais são as características do seguinte tipo de fibra muscular: TIPO I?
- B) Quais são as características do seguinte tipo de fibra muscular: TIPO II-x?
- C) Quais são as características do seguinte tipo de fibra muscular: TIPO IIa?
- D) Considerando as características apresentadas na resposta das questões anteriores, qual é o tipo de fibra muscular predominante em um atleta maratonista?
- E) Considerando as características apresentas na resposta das questões anteriores, qual é o tipo de fibra muscular predominante em um atleta de fisiculturismo onde o seu estoque de energia é gasto rapidamente?
SISTEMA ENDÓCRINO
Os hormônios possuem funções distintas no corpo humano, incluindo o controle do fornecimento e do gasto de energia, controle do crescimento corpóreo, controle da osmolaridade corporal, controle da taxa de hidratação do corpo, regulação térmica, características sexuais secundárias masculinas e femininas, controle de íons, regulação da resposta de luta ou fuga, resposta ao estresse entre outras. ALMEIDA, F. N. Fisiologia Geral e do Movimento. Unicesumar: Maringá-PR, 2019. Considerando a função principal dos hormônios, preencha o quadro abaixo: