MAPA SUB
O Atletismo precisa ser compreendido como uma expressão do movimento humano intencional, planejado e treinado. Este conjunto de movimentos reconhecidos como uma categoria denominada Atletismo foi desenvolvido pelo homem e estudado por ele nas mais diversas áreas de conhecimento.
Com o passar do tempo, os espaços para a prática do atletismo foram construídos exclusivamente para o esporte, observando-se as regras de cada modalidade e pensando na possibilidade de acontecerem várias provas ao mesmo tempo, em um único lugar.
Como profissionais da área da Educação Física precisamos entender que o conhecimento da técnica não impede que o processo de construção do movimento aconteça em conjunto, principalmente quando estamos trabalhando com grupos de crianças que precisam, antes de aprender a técnica, desenvolver as habilidades motoras, pois essas crianças ainda não têm a percepção de suas competências. Sem falar também dos inúmeros adultos que chegam aos nossos cuidados com percepção zero daquilo que eles podem e do que são capazes de realizar.
Fonte:OLIVEIRA, H. G. de; BARALDI, É. C. da C. Esportes Individuais: atletismo. Maringá: UniCesumar, 2022.
Partindo disso, responda as questões a seguir:
1- A partir da imagem da pista de atletismo, insira no quadro a seguir as provas e cite suas fases, de acordo com os locais em que os números estão:
Descrição da Imagem: a imagem representa uma pista oficial de atletismo, com linhas brancas e preenchimento em preto. A pista tem um formato oval, sendo que o lado de largada das provas de corrida está disposto na parte inferior da imagem. O número 1 está disposto na parte central da pista, no canto superior esquerdo. O número 2 está localizado na parte superior e externa da pista. O 3 e o 4 se encontram do lado direito, na parte central da pista. O número 5 está na parte inferior e central da pista. O 6 se encontra na parte central da pista, no canto inferior esquerdo. |
2- Imagine que você, como professor(a)/profissional de Educação Física, está ministrando uma aula de atletismo, e um aluno lhe diz que tem muitas dúvidas sobre o Atletismo. Neste momento, você pergunta quais eram as dúvidas do seu aluno, e ele começa a perguntar os questionamentos a seguir:
*Observação: responda como se estivesse respondendo seu aluno, ou seja, de forma completa e explicativa.
A) Professor, quais sãs as fases da partida de bloco? Como se realiza cada uma?
- B) Como se realiza a transposição da barreira?
- C) Qual a diferença da corrida de revezamento, para as demais provas?
- D) A passagem do bastão possui fases? Quantas? Quais?
- E) Existem provas combinadas? Quantas?
F) Quais são as nomenclaturas das distintas provas combinadas?
Orientações para a realização da Atividade MAPA:
- PARA A REALIZAÇÃO DESSA ATIVIDADE, É NECESSÁRIO UTILIZAR ESTE MODELO MAPA, disponibilizado em Material da disciplina.
- Esta é uma atividade INDIVIDUAL. Caso identificada cópia indevida de colegas, o trabalho de ambos será zerado.
- Para realizar esta atividade, acesse o ícone “Atividade de Estudos – MAPA”, siga as orientações e atente-se ao que está sendo solicitado.
- Utilizando o formulário, realize sua atividade, salve em seu computador, renomeie e envie em forma de anexo. O nome do arquivo fica a seu critério!
- Siga as instruções contidas no formulário, pois elas fazem parte dos critérios de avaliação desta atividade.
- Ao mencionar partes de textos, retirados do livro didático, revistas ou da internet, não se esqueça de fazer as devidas referências, conforme as Normas ABNT. A falta das devidas referências poderá acarretar em cópia indevida e prejuízo na avaliação da atividade.
- Procure argumentar de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina.
- Respeitar os padrões de formatação, indicados neste formulário padrão, que fazem parte da nota.
- Fonte: ARIAL ou TIME NEWS ROMAN.
- Alinhamento: JUSTIFICADO.
Boa atividade!