• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA SUB - BEDU - EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA - 53/2023

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

A Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história. Na Base Nacional Comum Curricular - BNCC, cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das seis unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental, sendo elas: Dança, Esporte, Luta, Ginástica, Jogos e brincadeiras e Práticas Corporais de Aventura. Esses conteúdos são fundamentais para um planejamento adequado para as aulas de Educação Física Escolar. Tendo como base nosso material didático, pudemos conhecer algumas técnicas de instrução elaboradas por Lieberman (2002) que devem ser aplicadas pelo professor para que os alunos com deficiência possam compreender e realizar as diversas atividades que a Educação Física apresenta. Essas técnicas/abordagens são:

 

- Assistência física: oferecer auxílio físico ou guiar o movimento do aluno, para que ele apreenda o movimento.

 - Brailling: um professor ou colega deve orientar o aluno, por meio do tato, a perceber a execução de um movimento ou habilidade. 

- Orientação verbal: explicar de forma clara e objetiva verbalmente o que se espera que o aluno desenvolva em relação à atividade proposta.

 - Demonstração: expor, de maneira exemplificada e por meio de ações demonstrativas ou utilização de modelos, o que se espera que o aluno desenvolva em relação à atividade. 

 

LIEBERMAN, L. J. Strategies for Inclusion: a handbook for Physical Educators. Champaign: Human Kinetics, 2002.

 

Imagine que você foi contratado para ser o mais novo professor de Educação Física da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) na cidade em que reside, e mesmo tendo realizado uma pós-graduação na área da Educação Especial e Inclusiva, nunca teve experiência com alunos que apresentam deficiência Intelectual. Conforme estudamos em nosso material didático, o deficiente intelectual apresenta problemas de atenção e apatia para aprender, problemas de comunicação e de linguagem, e problemas generalizados de compreensão de conceitos e que esses problemas poderão gerar insegurança nos alunos. Dessa forma, você futuro professor deverá utilizar abordagens/técnicas que facilitem o processo de aprendizagem do conteúdo a ser trabalhado.

 

Assim, sabendo que você professor precisará ensinar os elementos da ginástica: Ondas e Formas de Andar para uma turma de 8 alunos que apresentam apenas deficiência intelectual, sem qualquer problema visual ou motor. Você deverá escolher DUAS das quatro abordagens (Assistência física; Brailling; Orientação verbal; Demonstração) que mais poderão auxiliá-lo no processo de ensino e aprendizagem desses elementos e descrever em seu plano de aula como você aplicaria esse conteúdo para os alunos. Você deverá elaborar um plano de aula especificando as atividades que realizará seguindo as orientações descritas no MODELO DE MAPA.

 

IMPORTANTE: Esta é uma situação hipotética, você não precisa encontrar alunos com deficiência para aplicar a aula. Apenas propor um plano de aula, como se você fosse o professor do grupo de alunos citado anteriormente.

 

ATENÇÃO: 

  1. É obrigatória a escolha de 2 abordagens. 
  2. Cada abordagem deve ser destinada para o ensino de um conteúdo. Exemplo: se você escolher BRAILLING para ensinar as ONDAS, deverá escolher outra abordagem para ensinar AS DIFERENTES FORMAS DE ANDAR. 
  3. Lembre-se que cada abordagem apresenta uma especificidade e é necessário se atentar as características das abordagens nas escolhas das mesmas.
  4. O seu plano de aula deverá conter os elementos dispostos no modelo de mapa, sendo: objetivos, metodologia, recursos, as abordagens utilizadas, avaliação e referências (é necessário referenciar ao menos o livro didático da disciplina).
  5. Esta é uma situação hipotética, você não precisa encontrar alunos com deficiência para aplicar a aula. Apenas propor um plano de aula, como se você fosse o professor do grupo de alunos citado anteriormente.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Enquanto psicopedagogos, sabemos que é importante compreender o indivíduo de forma holística, para podermos colaborar de forma efetiva com os processos de aprendizagem, apreendendo as possíveis
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA - PSICO - PSICOPATOLOGIA E SAÚDE MENTAL - 53_2024   É impossível falar de saúde sem falar em saúde mental, isso é um fato que deve ser de conhecimento de todas as pessoas. Dessa maneira, ao ser ofertado cuidados em saúde, é preciso que seja ofertado cuidados que englobam as dimensões: biológica, psíquica e […]

Obs.: Evite expor o rosto dos participantes, tire fotos de perfil ou de costas. Mas caso apareça a identidade da pessoa (rosto), imprima o termo de consentimento e peça para ela assinar. O termo de consentimento está salvo na pasta Materiais da Disciplina. Não é necessário o envio do termo de consentimento assinado na atividade, guarde o termo assinado com você e apenas cite, abaixo da foto, que você possui a autorização da pessoa.  
19/07/2024
Integrare Academy

  Obs.: Evite expor o rosto dos participantes, tire fotos de perfil ou de costas. Mas caso apareça a identidade da pessoa (rosto), imprima o termo de consentimento e peça para ela assinar. O termo de consentimento está salvo na pasta Materiais da Disciplina. Não é necessário o envio do termo de consentimento assinado na […]

ATIVIDADE 1 - PED - PRÁTICA PEDAGÓGICA: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - 53_2024
19/07/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - PED - PRÁTICA PEDAGÓGICA: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - 53_2024   Para Moran (2023), num mundo em profunda transformação a educação precisa ser muito mais flexível, híbrida, digital, ativa e diversificada. Os processos de aprendizagem são múltiplos, contínuos, híbridos, formais e informais, organizados e abertos, intencionais e não intencionais. Hoje, há […]

ETAPA 1: descrever, de maneira breve, apenas com informações essenciais, os seguintes elementos:
22/07/2024
Integrare Academy

    ETAPA 1: descrever, de maneira breve, apenas com informações essenciais, os seguintes elementos:   a) Qual(is) é(são) o(s) problema(s) a ser(em) resolvido(s)? b) Qual(is) a(s) ação/solução(ões) proposta(s)? c) Quais são os objetivos a serem alcançados? Pelo menos, três objetivos.   Obs.: a resolução desta etapa poderá e deverá ser feita a partir das […]

O documento destaca duas regiões com crescimento recorde: América do Sul, com variação de 200%, e o Sudeste Asiático, onde o aumento foi de 116%. Eis a íntegra do levantamento (PDF – 622kB). LONGO PRAZO: EUA EM QUEDA, BRASIL EM ALTA Ainda que os números dos últimos anos indiquem uma tendência similar em consonância com o crescimento global, o retrospecto da década passada mostra Brasil e Estados Unidos em posições distintas. Enquanto a população carcerária brasileira cresceu 44% de dezembro de 2013 a junho de 2023, a quantidade pessoas detentas nos EUA caiu 21,7% de 2012 a 2022.
18/07/2024
Integrare Academy

    O documento destaca duas regiões com crescimento recorde: América do Sul, com variação de 200%, e o Sudeste Asiático, onde o aumento foi de 116%. Eis a íntegra do levantamento (PDF – 622kB).   LONGO PRAZO: EUA EM QUEDA, BRASIL EM ALTA   Ainda que os números dos últimos anos indiquem uma tendência […]

  Diante do excerto, redija um texto dissertativo (contendo entre 10 e 15 linhas) sobre a importância de se dar atenção aos aspectos culturais em uma transação comercial internacional, ainda que se esteja buscando por lucros e oportunidades econômicas, e como a falta de sensibilidade pode atrapalhar o alcance desse objetivo.
05/06/2024
Integrare Academy

    Diante do excerto, redija um texto dissertativo (contendo entre 10 e 15 linhas) sobre a importância de se dar atenção aos aspectos culturais em uma transação comercial internacional, ainda que se esteja buscando por lucros e oportunidades econômicas, e como a falta de sensibilidade pode atrapalhar o alcance desse objetivo.     ATENÇÃO: […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp