MAPA SUB
As fases e os estágios do desenvolvimento motor, por meio de um modelo teórico desenvolvido por Gallahue, Ozmun e Goodway (2013), são definidas como uma ampulheta heurística, isto é, como um processo fase-estágio descontínuo e sobreposto. Nesse modelo, o desenvolvimento motor de cada indivíduo passa por quatro fases: movimento reflexo, rudimentar, fundamental e especializado. Em cada uma delas há de dois a três estágios com faixa etária aproximada para os seus períodos de desenvolvimento. A última fase, no seu último estágio, indica a utilização dos movimentos na rotina diária, de forma recreativa e/ou competitiva, ao longo da vida.
Fonte: GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C.; GOODWAY, J. D. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 7. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.
Tendo como referência o conteúdo do livro da disciplina, responda às questões a seguir:
Descreva as principais características dos estágios do desenvolvimento motor segundo a teoria da ampulheta de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013).
A) Estágio de codificação de informações.
- B) Estágio de decodificação de informações.
- C) Estágio de inibição do reflexo.
- D) Estágio pré-controle.
- E) Estágio inicial.
- F) Estágios elementares emergentes.
- G) Estágio proficiência.
- H) Estágio de transição.
- I) Estágio de aplicação.
- J) Estágio da utilização ao longo da vida.
Identifique o estágio de desenvolvimento, referente aos estágios inicial, emergente e proficiente, da Fase do Movimento Fundamental (GALLAHUE; OZMUN; GOODWAY, 2013), em que cada indivíduo se encontra em relação às habilidades motoras: corrida, salto horizontal, chute, voleio e rebatida (As imagens para responder a essa atividade encontram-se nas páginas 34 e 35 do livro didático da disciplina).
CORRIDA |
Estágio 01 |
|
Estágio 02 |
|
Estágio 03 |
|
Estágio 04 |
|
SALTO HORIZONTAL |
Estágio 01 |
|
Estágio 02 |
|
Estágio 03 |
|
Estágio 04 |
|
CHUTE |
Estágio 01 |
|
Estágio 02 |
|
Estágio 03 |
|
Estágio 04 |
|
VOLEIO |
Estágio 01 |
|
Estágio 02 |
|
Estágio 03 |
|
Estágio 04 |
|
REBATIDA |
Estágio 01 |
|
Estágio 02 |
|
Estágio 03 |
|
Estágio 04 |
|
Orientações para a realização da Atividade MAPA:
- PARA A REALIZAÇÃO DESSA ATIVIDADE, É NECESSÁRIO UTILIZAR ESTE MODELO MAPA, disponibilizado em Material da disciplina.
- Esta é uma atividade INDIVIDUAL. Caso identificada cópia indevida de colegas, o trabalho de ambos será zerado.
- Para realizar esta atividade, acesse o ícone “Atividade de Estudos – MAPA”, siga as orientações e atente-se ao que está sendo solicitado.
- Utilizando o formulário, realize sua atividade, salve em seu computador, renomeie e envie em forma de anexo. O nome do arquivo fica a seu critério!
- Siga as instruções contidas no formulário, pois elas fazem parte dos critérios de avaliação desta atividade.
- Ao mencionar partes de textos, retirados do livro didático, revistas ou da internet, não se esqueça de fazer as devidas referências, conforme as Normas ABNT. A falta das devidas referências poderá acarretar em cópia indevida e prejuízo na avaliação da atividade.
- Procure argumentar de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina.
- Respeitar os padrões de formatação, indicados neste formulário padrão, que fazem parte da nota.
- Fonte: ARIAL ou TIME NEWS ROMAN.
- Alinhamento: JUSTIFICADO.
Boa atividade!