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MAPA - RH - UNICESUMAR - 54/2023

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - RH - GESTÃO DO DESEMPENHO - 54/2023

Olá, estudante! Chegou o momento de explorar de forma prática os conteúdos aprendidos na disciplina Gestão do Desempenho, realizando a atividade MAPA! Para isso, você precisa cumprir três etapas, a saber:

Leia atentamente o texto de apoio.

 

Para entendermos esse assunto, quero apresentar o que, na concepção de Marras (2011), significa o “desempenho humano”. Segundo o autor, desempenho humano é o ato ou efeito de cumprir, ou executar determinada missão, ou meta previamente traçada. Dessa forma, a Avaliação de Desempenho é um instrumento gerencial que permite ao gestor mensurar os resultados obtidos por um colaborador ou um grupo em período e área específicos, podendo ser: conhecimentos, metas, habilidades etc. Para nos auxiliar a definir o que é a avaliação do desempenho, Lucena (2004, p. 42) nos propõe o seguinte conceito:

 

"Avaliação do Desempenho é a verificação formal e permanente dos resultados alcançados comparados com os indicadores estabelecidos, utilizando-se as normas e critérios de avaliação definidos e o desempenho refere-se à atuação do funcionário com relação às responsabilidades e atribuições inerentes ao cargo que ocupa."

 

Dessa forma, podemos afirmar que a avaliação de desempenho é um processo de estimular ou julgar a excelência, as qualidades e as contribuições de uma pessoa em um determinado contexto ou, ainda, a identificação. Mensuração e administração do desempenho humano, nas organizações, devem estar orientadas para o futuro para poder alcançar todo o potencial humano na organização.

Fonte: PIZZAIA, A. F. de L.; SANTANA, L. P.; KOYAMA, R. E. Gestão do Desempenho. Maringá: UniCesumar, 2021. p. 74.

Considere a situação-problema da atividade.

​​A Tiger Vest é uma empresa renomada na região sul de Minas Gerais, atuando há décadas na fabricação de roupas para moda feminina, com peças vendidas em todo território brasileiro. A empresa nasceu pequena e familiar pelas mãos da Sra. Bete, que aprendeu a costurar desde a infância com sua mãe que, juntamente com amigos e familiares, iniciou um projeto de negócio sem imaginar a proporção e o crescimento que tomaria.

Após 40 anos desde a sua função e com um quadro de 90 colaboradores, a empresa encontra-se em constante desenvolvimento, implantando novas tecnologias em maquinários que automatizaram alguns processos. Em 2023, depois de 40 anos como gestora da empresa, Sra. Bete decidiu deixar a diretoria e passar o cargo para seu filho mais novo, Carlos, formado em Administração com especialização em Gestão de Negócios; um jovem de 30 anos com uma visão moderna no que diz respeito a ferramentas e metodologias de gestão.

Com a transição da empresa da mãe para o filho, a confecção começa pouco a pouco a deixar aquela cultura mais tradicional e se abrir para novos modelos e ferramentas que, até então, nunca haviam sido implantados em 40 anos de empresa, realizando literalmente um “choque cultural” dentro da Tiger Vest.

Aconteceu que, recentemente, Carlos participou de um treinamento sobre Gestão de Pessoas para adquirir novos conhecimentos e, em uma das palestras, foi discutida a importância de um Programa de Avaliação e Gestão do Desempenho, algo novo para Carlos, que ficou encantando com os benefícios que esta ferramenta poderia agregar à empresa.

E é dentro deste cenário que você se encontra, atuando na Tiger Vest há 6 anos e ocupando atualmente o cargo de Coordenador de Recursos Humanos, e recebeu de Carlos a missão de implantar todo o Programa de Avaliação de Desempenho, algo novo, inclusive para você como profissional. Para poder dar início a este projeto, Carlos solicitou que fosse elaborado um projeto e uma apresentação de como esta ferramenta seria aplicada na empresa e, para esta apresentação, você deverá mostrar e justificar os seguintes itens:

- A finalidade, os objetivos e as normas que deverão compor este novo Programa de Gestão do Desempenho na Tiger Vest.

- Qual o método avaliativo que será aplicado, justificando a escolha deste.

- Um modelo de formulário avaliativo com cinco pontos a serem avaliados, segundo o método escolhido.

- Quem avaliará, justificando a decisão da escolha do modelo do avaliador.

- Visto que se trata de um processo novo, como serão desenvolvidos e treinados os avaliadores de acordo com o modelo escolhido.

Lembre-se de que se trata de uma fábrica, na qual muitos colaboradores podem possuir baixo nível de escolaridade.

Portanto, para fins desta Atividade MAPA, sua missão enquanto Coordenador de Recursos Humanos da Tiger Vest é apresentar os seguintes itens por escrito:​

  1. Um texto contendo de 5 (cinco) a 10 (dez) linhas em que deverão ser apresentadas a finalidade, os objetivos e as normas básicas do Programa de Gestão do Desempenho da Tiger Vest.
  2. Apresentar o método de avaliação escolhido para a empresa, justificando a escolha.
  3. Elaborar 1 (um) formulário de avaliação de desempenho, com base no método escolhido, contendo cinco pontos de avaliação.
  4. Apresentar o modelo de quem irá avaliar, justificando a decisão.
  5. Apresentar um plano de treinamento e capacitação dos avaliadores, conforme o modelo escolhido.

Caro estudante, lembre-se: no presente trabalho, você apresentará este projeto ao diretor da empresa e, para isso, deverá ser convincente e demonstrar o entendimento do assunto.

​Orientações Importantes:

- Assista ao Vídeo de Orientações da atividade, disponível no Material da Disciplina no ambiente Studeo.

- Faça a leitura da Unidade 4 do livro didático da disciplina.

- Assista às aulas conceituais, aulas ao vivo e aula estudo de caso, e busque também outros materiais que tenham contato sobre o assunto.

- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão que está disponível para download no Material da Disciplina no ambiente Studeo.

- Fique atento(a) ao que foi solicitado e revise sua resposta para garantir que não se esqueceu de responder a nenhum item.

- Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.

- A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas.

- Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe de Professores Mediadores do curso.

Bons estudos. Sucesso!

MAPA - RH - IDENTIFICAÇÃO E REALOCAÇÃO DE TALENTOS - 54/2023

Olá, estudante. Preparado(a) para realizar a sua Atividade MAPA? Antes de iniciar, realize
a leitura proposta, a seguir:

De acordo com os autores Snell, Morris e Bohlander (2020, p. 158), o Employer Branding (Marca do Empregador) “refere-se ao esforço da empresa para ajudar atuais e possíveis funcionários a entenderem porque ela é um empregador desejável”, ou seja, fazer com que as pessoas a percebam como um bom lugar para se trabalhar. Nessa linha de raciocínio, Roberto Madruga (2023) afirma que a adoção de estratégias de Employer
Branding pode gerar alguns benefícios tanto para as empresas, quanto para seus colaboradores. Para o autor, dentre os benefícios gerados para a empresa empregadora, destacam-se os seguintes:
1- Coloca o recrutamento e a seleção no centro das estratégias da empresa.
2- Cria diferenciais competitivos em relação a outras empresas.
3- Atrai pessoas mais conectadas aos valores da organização.

Neste sentido, um elemento de grande valor na busca pela retenção de talentos é a adoção de um plano estruturado de Employee Value Proposition (EVP), programa de proposição de valor para o empregado. Assim como as organizações buscam definir, já em seu nascimento, uma proposta de valor muito clara para seus clientes e acionistas, essa proposta de valor também pode ser construída para atender às necessidades de diversos stakeholders, em especial, do colaborador da própria empresa. Nem sempre um candidato a emprego ou um atual colaborador busca somente salários, bônus e benefícios. Implicitamente a esses elementos de remuneração, as pessoas buscam cada vez mais trabalhar em um lugar onde possam viver seus propósitos e contribuir para os propósitos da empresa. Não há nada de errado em a empresa, algumas vezes, não conseguir atender a toda e qualquer necessidade. O errado é ela ser incapaz de dizer qual é sua proposição de valor para o colaborador ou, ainda, declarar que sua proposição de valor atende a toda e qualquer expectativa (HANASHIRO; TEIXEIRA, 2021, p. 112).
Fontes: HANASHIRO, D. M. M.; TEIXEIRA, M. L. M. (orgs.). Gestão do fator humano: uma visão baseada na era digital. – 3. ed. – São Paulo: Saraiva Educação, 2021, p. 112.
MADRUGA, R. Employee Experience, Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional: a trilogia para atrair, engajar e desenvolver talentos. – 1. ed. [2ª Reimp.] – Barueri-SP: Atlas, 2023.
SNELL, S. A.; MORRIS, S. S.; BOHLANDER, G. W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Cengage, 2020, p. 158.

 

Assim, imagine que você é o(a) Gestor(a) de Recursos Humanos da GRH Market, uma grande rede de supermercados que, por sua vez, está passando por dificuldades em atrair bons candidatos, e em manter seus talentos na organização. Com base nisso, foi decidido, junto à diretoria, sobre a necessidade de implementar estratégias para melhorar a imagem da empresa, de modo que seja vista como um bom lugar para se trabalhar, aumentando seu nível de atração no mercado de talentos e, consequentemente, seu nível de retenção de pessoal.

Para isso, você recebeu a missão de elaborar uma Proposição de Valor para o Empregado (EVP), levando em consideração que tal EVP seja capaz de incentivar os potenciais candidatos a se interessarem pela empresa e por suas ofertas de vagas de emprego, bem como, sirva de incentivo aos já contratados, para permanecerem no quadro de empregados da GRH Market.
Fonte: Elaborado pelo professor, 2023.

ATIVIDADE:
Nesse caso, para fins desta Atividade MAPA, enquanto profissional responsável pelo setor de RH dessa empresa, você deverá considerar os textos acima e os estudos da disciplina, ao atender as seguintes Etapas:

 

PASSO A PASSO DA ATIVIDADE:

ETAPA 1 – Discorra sobre cada um dos três (3) benefícios apontados pelo autor Roberto Madruga, justificando como cada um deles se torna possível por intermédio da adoção de estratégias de Employer Branding.

 

ETAPA 2 – Elabore uma Proposição de Valor para o Empregado (EVP), levando em consideração que tal EVP seja capaz de incentivar os potenciais candidatos a se interessarem pela empresa e por suas ofertas de vagas de emprego, bem como sirva de incentivo aos já contratados, para permanecerem no quadro de empregados da GRH Market. Apresente sua EVP em formato de lista, ou tópicos, ok. (Sua EVP deverá conter no mínimo 10 elementos)

 

ETAPA 3 – Crie um Texto para anunciar uma vaga de emprego ofertada pela rede de supermercados GRH Market, em que a EVP fique evidente para os potenciais candidatos. A vaga fica a sua escolha, desde que esteja relacionada ao tipo de negócio da referida empresa fictícia. Não se esqueça de trazer todos os elementos fundamentais para atrair a atenção de potenciais candidatos, ok.

 

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