• HOME
  • MAPAS RESOLVIDOS
  • SOBRE NÓS
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

MAPA - PSICO - NEUROPSICOPEDAGOGIA E APLICAÇÃO PRÁTICA NO PROCESSO DIAGNÓSTICO - 53_2024

  • Período

    01/07/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - PSICO - NEUROPSICOPEDAGOGIA E APLICAÇÃO PRÁTICA NO PROCESSO DIAGNÓSTICO - 53_2024

 

Para Lev Vygotsky, o Homem, na Teoria Histórico-Cultural, é um ser biológico que, por meio de suas interações com o meio e com outros Homens, desenvolve suas funções mentais, tornando-as sofisticadas e se desenvolvendo (Ivic, 2010). Mas como esse conhecimento pode ajudar um psicopedagogo no processo de intervenção?

 

Todas as funções psicológicas superiores estão intrinsicamente ligadas. Ao passo que uma é desenvolvida, as demais também são. Esse ciclo gera uma transformação do que é biológico no Homem em aspectos sócio-históricos, visto que “as funções psicológicas superiores que, no plano sensorial de reflexos, são, biologicamente, naturais, rudimentares e inatas, tornam-se sofisticadas e evoluídas em relação aos demais animais devido aos estímulos e aprendizagens que adquirimos em contato com o outro e com o ambiente humanizador” (Cordeiro, 2020, p.).

 

Vejamos o caso a seguir:

 

Julia é uma menina de 8 anos que frequenta o terceiro ano do Ensino Fundamental. Ela apresenta dificuldades significativas na leitura e na escrita, além de problemas para manter a atenção nas atividades escolares. Seus pais e professores estão preocupados, pois, apesar dos esforços em sala de aula e do apoio oferecido em casa, Julia não está progredindo conforme o esperado. A situação tem gerado frustração e baixa autoestima na criança, que muitas vezes evita participar das atividades e demonstra desinteresse pela escola.

 

Fonte: Elaborada pela professora, 2024.

 

Considerando que na teoria vygotskyana, todo sujeito possui conhecimentos prévios e, a partir deles e com realização de novas atividades o Nível de Desenvolvimento Real aumenta, elevando o Nível Potencial, podemos refletir sobre a relação entre aprendizagem e desenvolvimento, que para a teoria Histórico-Cultural ocorre de forma interdependente, em que a aprendizagem impulsiona o desenvolvimento (Vygotsky, 1991).

 

Pensando no exposto, a partir da Teoria Histórico-Cultural e nos conhecimentos da Neuropsicopedagogia, sua ação nesta atividade será elaborar um plano de intervenção para ajudar Julia a superar suas dificuldades escolares. Em sua resposta, aborde os seguintes aspectos:

 

  1. A importância do contexto social e cultural no desenvolvimento da criança: Explique brevemente como o ambiente familiar ou escolar de Julia pode estar influenciando seu aprendizado e como os aspectos sociais e culturais devem ser considerados na intervenção.
  2. A Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): Descreva como você, enquanto psicopedagogo, poderia atuar na ZDP para criar atividades desafiadoras, mas acessíveis para Julia, promovendo seu desenvolvimento cognitivo.
  3. Intervenções neuropsicopedagógicas: Proponha estratégias baseadas nos conhecimentos da neuropsicopedagogia para melhorar a atenção, memória e outras funções cognitivas de Julia, ajudando-a a superar suas dificuldades de leitura e escrita.

 

Você pode utilizar autores para fundamentar seu plano, citando-os de forma indireta, ou seja, com suas palavras. Caso isso ocorra, precisará referenciar, ao final do texto, as fontes conforme a ABNT.

 

Mínimo de uma e máximo de duas páginas, contando as referências.

 

REFERÊNCIAS

CORDEIRO, S. M. N. Neuropsicopedagogia aplicada ao processo diagnóstico. Maringá: UniCesumar, 2020.
IVIC, I. Lev Semionovich Vygotsky. Recife: Massangana, 2010. Disponível em: https://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4685.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020.
VYGOTSKY, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na Idade Escolar. In: VYGOTSKY, L. S; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

ATENÇÂO: siga todos os passos descritos e assista ao vídeo de orientação que deixei gravado para você.
- Cópias de colegas ou de outros autores não serão aceitas.
- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão em formato Word, que está disponível para download no Material da Disciplina.
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua atividade antes de enviá-la.
- Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
- A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas.
- Formatar a atividade de acordo com as normas da ABNT (citações, referências, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, sem negrito, espaçamento entre linhas 1,5).
- Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão "Selecionar arquivo". Após anexar o trabalho e certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar". Após "Finalizar a atividade", não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.
- Em caso de dúvidas, entre em contato pelo Fórum Momento tira dúvidas"

Bons estudos!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
(62) 9 9878-8622
integrareacademy.com.br
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui

Feedbacks

Atividades Relacionadas

Após análise da equipe multidisciplinar na clínica, estabeleceram-se as seguintes condutas terapêuticas à paciente:
27/08/2024
Integrare Academy

MAPA - AROMATERAPIA E CROMOTERAPIA - 53_2024   Olá, aluno (a)! Para te aproximar da prática profissional, trazemos, abaixo, um caso clínico hipotético. Leia-o com atenção e analise a imensidão de possibilidades de protocolos de tratamento que a Aromaterapia e a Cromoterapia nos fornecem. Após, responda ao que se pede, baseando-se no seu livro didático. […]

51/2024 - ECO - INTRODUÇÃO A ECONOMETRIA - MAPA
22/02/2024
Integrare Academy

MAPA - ECO - INTRODUÇÃO A ECONOMETRIA - 51/2024 Olá, estudante! Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina. Para realizar a atividade MAPA, você precisa cumprir duas etapas, a saber: PRIMEIRA ETAPA: análise da situação problema Petrobras (PETR4): Produção de Óleo e Gás Sobe 3,7% em 2023 e […]

Após a sua leitura e escolha do artigo que desejará trabalhar, você como um Profissinonal deverá realizar um resumo focado em uma análise crítica sobre este artigo. Dentro do seu resumo deverá conter as seguintes informações: a) Nome do Artigo e dos autores;
07/05/2024
Integrare Academy

Após a sua leitura e escolha do artigo que desejará trabalhar, você como um Profissinonal deverá realizar um resumo focado em uma análise crítica sobre este artigo. Dentro do seu resumo deverá conter as seguintes informações:   a) Nome do Artigo e dos autores; b) Objetivo desse artigo (qual é a finalidade dele, sobre o […]

Ainda, detalhe, em seu planejamento, o tempo previsto para cada atividade, bem como a forma que você
02/09/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - LET - PRÁTICA PEDAGÓGICA: LÍNGUA INGLESA - 53_2024   A partir da proposta de ensino das quatro habilidades em língua inglesa desenvolvida na disciplina, elabore o planejamento de 2 horas/aula (120 min.) de inglês, a ser aplicado em uma turma do ensino fundamental ou ensino médio. Seu planejamento deve incluir, conforme apresentado […]

A característica fundamental da ciência é baseada na observação da natureza e na experimentação. Os efeitos das posições dos planetas e da Lua em qualquer pessoa na Terra nunca foram demonstrados em qualquer estudo sistemático. Já em 1549,
22/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 – ECO – FILOSOFIA E ÉTICA – 53_2024   O objetivo é que você faça uma análise sobre o pensamento filosófico moderno e a busca da verdade, bem como, a busca de sua verdade moral, e como se dá sua relação prática na vida profissional.   Você sabe qual é o seu propósito […]

O plano de aula é uma ferramenta essencial para o professor, possibilitando a organização antecipada das atividades que serão ministradas em sala de aula. Nele o professor descreve a temática e o conteúdo
21/08/2024
Integrare Academy

ATIVIDADE 1 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 53_2024   O plano de aula é uma ferramenta essencial para o professor, possibilitando a organização antecipada das atividades que serão ministradas em sala de aula. Nele o professor descreve a temática e o conteúdo que serão abordados, os objetivos de aprendizagem, os recursos didático-metodológicos e os instrumentos avaliativos […]

1 2 3 … 1.562 Próximo »
Sobre
Sobre NósTrabalhe ConoscoAcessibilidade
Suporte
Perguntas FrequentesAcessibilidadeFale Conosco
Jurídico
Termos de UsoPolíticas de PrivacidadePolíticas de Cookies
Social
Instagram
Youtube
© Integrare Academy. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Athomus Tecnologia da Informação
laptopyoutube-playinstagramdot-circle-owhatsapp